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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2616| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | No recinto dos saberes: percursos históricos do Ginásio Municipal de Piracuruca (1957-1975) |
| Título(s) alternativo(s): | In The Enclousure of Knouledge:historical pathsof the Municipal Gymnasium of Piracuruca (1957-1975) |
| Autor: | Cardoso, Paulo Tiago Fonteneles ![]() |
| Primeiro orientador: | Fontineles Filho, Pedro Pio |
| Primeiro membro da banca: | Fontineles Filho, Pedro Pio |
| Segundo membro da banca: | Fontineles, Cláudia Cristina da Silva |
| Terceiro membro da banca: | Sousa Neto, Marcelo de |
| Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal compreender a História e a Memória da instituição de ensino Ginásio Municipal de Piracuruca-PI, como local de formação da população estudantil do município e regiões circunvizinhas; além disso, analisar a instituição como espaço da memória escolar da cidade. O interesse pela pesquisa sobre a referida instituição de ensino tem como base a relevância que o Ginásio Municipal teve para a cidade a partir da segunda metade dos anos de 1950, visto que Piracuruca, naquela época, era uma das poucas cidades piauienses em que havia instituições com oferta de ensino de curso secundário. A instalação do Ginásio Municipal de Piracuruca, em 1957, proporcionou a formação de inúmeros sujeitos que posteriormente viriam a fazer parte dos quadros intelectuais e políticos da cidade e do Estado. O recorte temporal da pesquisa se dá entre os anos de 1957 e 1975, respectivamente o ano da fundação e da extinção do Ginásio Municipal, passando esse a ser mantido pelo Governo do Estado do Piauí, a partir de 1976. Nesse ano, a escola é nomeada como Unidade Escolar Presidente Castelo Branco, em homenagem ao primeiro presidente do regime militar. Atualmente, a escola se chama CETI Inês Maria de Sousa Rocha, ex-aluna do Ginásio. Metodologicamente, a pesquisa está centrada em fontes que remetem à cultura escolar. Nesse sentido, as fontes utilizadas para a pesquisa contemplam a documentação produzida pela escola e/ou nela arquivadas, tais como ata de fundação, diário oficial, regimentos internos, livros e fichas de matrículas, documentos avulsos (tidos como não oficiais, mas que retratam o cotidiano escolar), fotografias de professores, alunos, funcionários, eventos (em sua maioria cívicos). O arcabouço teórico-historiográfico está alicerçado nas discussões propostas por Jureni Bitencourt (1989) e Maria do Carmo Brito (2002), para pensarmos a história local de Piracuruca; Jacques Le Goff (2012), para as discussões referentes à memória; e Márcio Cano (2012), Flavio Berutti e Adhemar Marques (2009), para pensarmos as relações de história e ensino. Diante do exposto, a presente pesquisa possui relevância acadêmico-científica, visto que está imersa no campo da História, Memória e Educação Escolar, contribuindo para novos estudos na e da historiografia piauiense. Possui, também, relevância social, pois incide sobre a construção da consciência histórica, sobretudo no tocante à valorização da memória das instituições escolares, na formação da cidadania. |
| Abstract: | The present study aims to comprehend the History and Memory of the educational institution Ginásio Municipal de Piracuruca-PI, as a place of formation for the student population of the municipality and surrounding regions. Additionally, it seeks to analyze the institution as a space for the city’s school memory. The interest in researching this particular educational institution is based on the significance that the Ginásio Municipal held for the city from the second half of the 1950s onward, as Piracuruca, at that time, was one of the few cities in Piauí with institutions offering secondary education. The establishment of the Ginásio Municipal de Piracuruca in 1957 facilitated the education of numerous individuals who later became part of the intellectual and political circles of the city and the State. The temporal scope of this research spans from 1957, the year of the institution's founding, to 1975, the year it was disbanded and subsequently maintained by the Government of the State of Piauí from 1976. In that year, the school was renamed Unidade Escolar Presidente Castelo Branco, in honor of the first president of the military regime. Currently, the school is known as CETI Inês Maria de Sousa Rocha, a former student of the Ginásio. Methodologically, the research will focus on sources related to school culture. The sources used for the study will include documents produced by the school and/or archived within it, such as the foundation minutes, official gazette, internal regulations, enrollment books and records, loose documents (considered unofficial but reflecting daily school life), photographs of teachers, students, staff, and events (mostly civic). The theoretical-historiographical framework is based on the discussions proposed by Jureni Bitencourt (1989) and Maria do Carmo Brito (2002) to think about the local history of Piracuruca, Jacques Le Goff (2012) for discussions regarding memory; Márcio Cano (2012), Flavio Berutti and Adhemar Marques (2009), to think about the relationships between history and teaching. In light of the above, this research holds academic and scientific relevance as it delves into the fields of History, Memory, and School Education, contributing to new studies in Piauí historiography. It also has social relevance, as it addresses the construction of historical consciousness, particularly regarding the value of the memory of educational institutions in the formation of citizenship. |
| Palavras-chave: | História Memória Institucional Ginásio Municipal de Piracuruca Instituição Escolar Patrimônio |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
| Citação: | CARDOSO, Paulo Tiago Fonteneles. No recinto dos saberes: percursos históricos do ginásio municipal de Piracuruca (1957-1975). 2025. 215 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2616 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
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