Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2624
Tipo do documento: Artigo
Título: Luxo falsificado e estratégias de distinção: TikTok como nova vitrine de consumo de roupas e acessórios de luxo falsificados
Autor: Vieira, Alayde Lima
Primeiro orientador: Silva, Clódson dos Santos
Primeiro membro da banca: Silva, Lourdes
Segundo membro da banca: Cursino, Karina
Resumo: O artigo analisa como influenciadores digitais no TikTok contribuem para a naturalização do consumo de roupas e acessórios de luxo falsificados. A principal questão investigada é de que forma essas práticas estão relacionadas aos mecanismos de distinção social ligados ao consumo. O estudo é estruturado através de uma pesquisa bibliográfica, documental, analisando perfis de influenciadores digitais. Para fundamentação teórica a pesquisa tem foco em Bourdieu, para conceituar habitus e distinção e o consumo de signos, conforme proposto por Baudrillard. A pesquisa também aborda temas contemporâneos como o consumo e redes sociais, além de demonstrar as contradições no fenômeno da pirataria, que ameaça diluir a exclusividade de algumas marcas e produz perdas econômicas (R$ 84 bilhões ao ano). No entanto, a prática é regada por argumentos do consumo inacessível, produzido por desigualdades. Portanto, a pesquisa fornece ao leitor uma reflexão atual sobre a dinâmica da falsificação, distinção social, valor dos signos como totens e essa atual configuração com o fenômeno das redes sociais.
Abstract: This study analyzes how digital influencers on TikTok contribute to the normalization of consumption of counterfeit luxury fashion and accessories. The main research question examines how these practices relate to mechanisms of social distinction within consumer culture. The study rests on bibliographic and documentary research and includes an analysis of digital influencers’ profiles. The theoretical framework is grounded in Bourdieu’s concepts of habitus and social distinction and Baudrillard’s theory of the consumption of signs. The research also explores contemporary issues of consumer behavior and social media while highlighting the contradictions inherent in the counterfeiting phenomenon. Although counterfeiting threatens the exclusivity of certain brands and generates substantial economic losses (BRL 84 billion per year), it is simultaneously justified by arguments rooted in the inaccessibility of luxury goods produced by structural inequalities. The study provides a critical reflection on the dynamics of counterfeiting, social distinction, the value of signs as totems and the reconfiguration of these dynamics through social media platforms.
Palavras-chave: Falsificação
Distinção Social
Consumo
Redes Sociais
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Sociais
Citação: VIEIRA, Alayde Lima. Luxo falsificado e estratégias de distinção: TikTok como nova vitrine de consumo de roupas e acessórios de luxo falsificados. 2025. 30 f. Artigo (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2624
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Sociais (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf3,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.