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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2628| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A pandemia do COVID-19 e os impactos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano): contexto nordeste |
| Autor: | Marques, Camilla Ribeiro ![]() |
| Primeiro orientador: | Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa |
| Primeiro membro da banca: | Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa |
| Segundo membro da banca: | Pierote, Eliene Maria Viana de Figueiredo |
| Terceiro membro da banca: | Abreu, Jânio Jorge Vieira de |
| Resumo: | No ano de 2019, o vírus da Covid-19 proliferou-se pelo mundo, problema social e mundial, que não afetou somente o Brasil. Em 2020, o estado da saúde pública era preocupante, milhões de mortes aconteciam diariamente. Essa emergência sanitária ocasionou o “Lockdown”, com fechamento das escolas e outros estabelecimentos por período indeterminado, fato que agravou os problemas educacionais já existentes no Brasil. Investigou-se a seguinte problemática: impactos do período pandêmico no processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental (1º ao 5° ano). A partir dos estudos de revisão sistemática, definiu-se como objetivo geral: analisar os estudos produzidos (teses e dissertações) que tratam sobre Impactos da Pandemia Covid-19 no Ensino Fundamental — Nordeste. Autores diversos nortearam a pesquisa bibliográfica, entre eles: Brandão (1982), Vigotski (2008), Santos (2020), Araújo e Anjos (2022), entre outros. Como norteadores da Pesquisa por Revisão Sistemática, elencam-se: Alves (2020); Viana (2022); Moreira (2024); Oliveira (2024); França (2024); Farias (2023); Santos (2024); Sousa (2024) e Guimarães (2024). Em termos metodológicos, norteou-se em: Galvão e Pereira (2014); Bardin (2016); Roever (2017). Metodologicamente, inicialmente, realizou-se a pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa por revisão sistemática. Nessa, verificou-se por meio de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por produções que tratassem sobre o descritor “Impactos da Pandemia Covid-19 no Ensino Fundamental”. Organizaram-se os resultados em protocolo de pesquisa (tipo de produção, título, autor, instituição responsável, questão — problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia e achados da pesquisa). Consideraram-se como critérios de inclusão: as produções referentes ao período de 2020 a 2024; publicações em português; teses e dissertações que apresentam os impactos no ensino fundamental (1º ao 5º ano); produções realizadas na região Nordeste. Localizaram-se 324 produções. Após triagem minuciosa, restaram nove, sendo uma tese e oito dissertações que passaram por análise. Os impactos resultantes das pesquisas e relacionados com o tema investigado, ora incidem, mas por vezes também distanciam-se. As incidências nos revelam que: instituições educacionais sofreram desafios, bem como docentes, discentes e comunidade escolar em geral, utilização dos recursos tecnológicos com frequência, muitos sem preparação, bem como, a falta de acesso e restrições aos dispositivos, necessidade de acolhimento educacional e de estratégias para recuperação de aprendizagens; visibilidade à desigualdade no apoio familiar, vulnerabilidades pré-existentes; o enfrentamento ao isolamento e a falta de apoio institucional no ensino remoto viabilizou a autoformação e troca de experiências; dificuldades ao trabalho pedagógico; modelo de ensino remoto — isolamento social, pouca interação professor/aluno, falta de políticas públicas à inserção tecnológica; bem-estar psicológico de crianças, entre outros. Em caso reverso, houve avanços na educação; imersão na educação tecnológica, preocupação com a formação docente, considerada significativa; autoformação docente, percepção do aluno no seu contexto socioeducacional, entre outros. |
| Abstract: | In 2019, the Covid-19 virus spread throughout the world, a social and global problem that affected not only Brazil. In 2020, the public health situation was worrying, with millions of deaths occurring every day. This health emergency led to the lockdown with the closure of schools and other establishments for an indefinite period, a fact that exacerbated the existing educational issues in Brazil. The following issue was investigated: impacts of the pandemic on the teaching-learning process in elementary school (grades 1-5). Based on systematic review studies, the general objective was defined: to analyze the studies produced (theses and dissertations) that address the impacts of the Covid-19 pandemic on elementary schools in the Northeast region. Several authors guided the bibliographic research, including Brandão (1982), Vigotski (2008), Santos (2020), and Araújo and Anjos (2022), among others. As guides for the systematic review research, the following were listed: Alves (2020), Viana (2022), Moreira (2024), Oliveira (2024), França (2024), Farias (2023), Santos (2024), Sousa (2024), and Guimarães (2024). In methodological terms, the following are guided by Galvão and Pereira (2014), Bardin (2016), and Roever (2017). Methodologically, a bibliographical search was initially conducted, followed by a systematic review. This search included searching on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) for publications addressing the descriptor “Impacts of the Covid-19 Pandemic on Elementary Education.” The results were organized into a research protocol (type of publication, title, author, responsible institution, problem question, general objective, specific objectives, methodology, and research findings). The inclusion criteria were publications related to the period 2020 to 2024, publications in Portuguese, theses and dissertations presenting the impacts on elementary education (grades 1-5), and publications conducted in the Northeast region. A total of 324 publications were located. After thorough screening, nine remained: one thesis and eight dissertations, which underwent analysis. The impacts resulting from the research and related to the topic investigated sometimes overlap, but sometimes diverge. The incidents reveal that educational institutions, teachers, students, and the school community in general faced challenges. Frequent use of technological resources, many without preparation, as well as lack of access and restrictions on devices; the need for educational support and strategies for learning recovery; visibility of inequality in family support and pre-existing vulnerabilities; coping with isolation and the lack of institutional support in remote learning enabled self-development and the exchange of experiences; difficulties in pedagogical work; the remote teaching model—social isolation, little teacher/student interaction, lack of public policies for technological inclusion; children's psychological well-being, among others. Conversely, there were advances in education; immersion in technological education; concern for teacher training, considered significant; teacher self-development; and student perception of their socio-educational context, among others. |
| Palavras-chave: | Covid-19; ensino fundamental; impactos; Nordeste. |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | MARQUES, Camilla Ribeiro. A pandemia do COVID-19 e os impactos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano): contexto nordeste. 2025. 47 f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2628 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA) |
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