Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Vitória Rayane Ferreira-
dc.creatorCastro, Jaqueline Ferreira Sousa de-
dc.contributor.advisor1Uchôa, José de Jesus-
dc.date.accessioned2025-10-08T17:34:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCASTRO, Jaqueline Ferreira Sousa de; MAGALHÂES, Vitória Rayane Ferreira, A vivência da matemática no contexto escolar e social de alunos do ensino fundamental. 2024. 24 f.TCC ( Graduação em Licenciatura Plena em Matemática ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2634-
dc.description.resumoA matemática é de suma importância na formação de cidadãos críticos e está presente na vida de todos, no nosso dia a dia. Diante dessa realidade o estudo foi elaborado a partir da seguinte problemática: Como utilizar a resolução de problemas no ensino de Matemática de forma a dinamizar as aulas e engajar os alunos contribuindo para a aprendizagem de forma significativa? Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral apresentar a vivência da matemática no contexto escolar e social de alunos do ensino fundamental através da resolução de problemas. Tendo como objetivos específicos: Analisar o contexto histórico da Resolução de problemas no ensino da Matemática; Analisar a resolução de problemas como estratégia didática; correlacionar a resolução de problemas e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta pesquisa, a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica. Para isso, foram consultados livros, artigos científicos e outros materiais relevantes na área da educação, tendo como critérios o uso de termos como ensino da matemática, resolução de problemas, educação matemática e aprendizagem significativa nos seguintes bancos de dados: Google Acadêmico, Portal dos periódicos de Capes no período de 2014 a 2024, exceto pela obra de Polya que teve sua primeira publicação em 1945, onde foi necessária citá-la pois sua obra tem total relevância na temática. Através do estudo constatou-se que os conceitos e habilidades matemáticas são aprendidas no contexto da resolução dos problemas promove o desenvolvimento do pensamento matemático no contexto social e escolar.por
dc.description.abstractMathematics is of paramount importance in the formation of critical citizens and is present in everyone's lives, in our daily lives. In view of this reality, the study was elaborated based on the following problem: How to use problem solving in the teaching of Mathematics in order to streamline classes and engage students contributing to learning in a meaningful way? In this sense, this work aims to present the experience of mathematics in the school and social context of elementary school students through problem solving. Its specific objectives are: To analyze the historical context of problem solving in the teaching of Mathematics; Analyze problem solving as a didactic strategy; correlate problem solving and the National Common Curriculum Base (BNCC). In this research, the qualitative approach through bibliographic research. For this, books, scientific articles and other relevant materials in the area of education were consulted, having as criteria the use of terms such as mathematics teaching, problem solving, mathematics education and meaningful learning in the following databases: Google Scholar, Portal of Capes journals in the period from 2014 to 2024, except for Polya's work that had its first publication in 1945, where it was necessary to cite her because her work has total relevance in the theme. Through the study it was found that mathematical concepts and skills are learned in the context of problem solving and promotes the development of mathematical thinking in the social and school context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by marcia Teixeira (marcia.miranda.teixeira@aluno.uespi.br) on 2025-09-19T19:30:58Z No. of bitstreams: 2 TCC corrigido 23.06 (1).pdf: 485756 bytes, checksum: f1f6c93d3ddfccdaf0040242c06da312 (MD5) WhatsApp Image 2025-09-19 at 16.27.04 (1).pdf: 307481 bytes, checksum: fc2ce17d5ae4a33b9d77ae5ae7d32865 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-09-22T12:36:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by marcia Teixeira (marcia.miranda.teixeira@aluno.uespi.br) on 2025-10-08T17:33:40Z No. of bitstreams: 2 TCC corrigido 23.06 (1).pdf: 485756 bytes, checksum: f1f6c93d3ddfccdaf0040242c06da312 (MD5) WhatsApp Image 2025-09-19 at 16.27.04 (1).pdf: 307481 bytes, checksum: fc2ce17d5ae4a33b9d77ae5ae7d32865 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-08T17:34:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC corrigido 23.06 (1).pdf: 485756 bytes, checksum: f1f6c93d3ddfccdaf0040242c06da312 (MD5) WhatsApp Image 2025-09-19 at 16.27.04 (1).pdf: 307481 bytes, checksum: fc2ce17d5ae4a33b9d77ae5ae7d32865 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-08T17:34:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC corrigido 23.06 (1).pdf: 485756 bytes, checksum: f1f6c93d3ddfccdaf0040242c06da312 (MD5) WhatsApp Image 2025-09-19 at 16.27.04 (1).pdf: 307481 bytes, checksum: fc2ce17d5ae4a33b9d77ae5ae7d32865 (MD5) Previous issue date: 2024-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectProblemapor
dc.subjectAprendizagem.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA vivência da matemática no contexto escolar e social de alunos do ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf474,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.