| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2640Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rêgo, Vitória Barros de Loiola | - |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Juarez Silvestre | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T11:24:57Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | RÊGO, Vitória Barros de Loiola. O olhar dos professores de matemática sobre a prova escrita. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2640 | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos uma visão geral de aprendizagem e avaliação escrita. Esse processo de aprendizagem potencializa as especificidades positivas dos envolvidos, o aluno passa a ser o detentor do saber, estando mais motivado e comprometido. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar os tipos de sistemas avaliativos utilizados em sala de aula pelos professores de Matemática. Já como objetivos específicos estudar a relação entre o professor e a sua metodologia e analisar as diferentes propostas sobre um sistema avaliativo diferenciado do tradicional. Na fundamentação teórica, apresenta a discussão sobre a prova escrita como avaliação de aprendizagem e a pespectiva dos professores sobre o tema. Quanto à metodologia aplicada tratou-se de uma revisão bibliográfica, este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Segundo Gil (2010), a pesquisa bibliográfica possibilita um amplo alcance de informações, além de permitir a utilização de dados dispersos em inúmeras publicações, auxiliando também na construção, ou na melhor definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo proposto. Diante de tudo o que foi exposto, evidencia-se que a avaliação escrita de matemática é assunto de discussão entre alunos, professores e equipe pedagógica, ocasionando divergência entre as opiniões e assim, servindo como instrumento de busca para melhorias no ensino de tal disciplina. | por |
| dc.description.abstract | In this paper we present an overview of learning and written assessment. This learning process enhances the positive specificities of those involved, the student becomes the holder of knowledge, waiting for more motivated and committed. Thus, the general objective of this research was to investigate the types of evaluation systems used in the classroom by Mathematics teachers. Already as specific objectives to study the relationship between the teacher and its methodology and to analyze the different proposals on an evaluation system differentiated from the traditional one. In the theoretical basis, it presents the discussion about the written test as a learning assessment and the perspective of teachers on the subject. As for the methodology applied, it was a bibliographical review, this study is a bibliographical research with a qualitative approach. According to Gil (2010), a bibliographical research provides a wide range of information, in addition to allowing the use of data dispersed in numerous publications, also helping in the construction, or in the best definition of the conceptual framework that involves the proposed object of study. In view of all that has been exposed, it is evident that the written assessment of mathematics is a subject of discussion among students, teachers and the pedagogical team, causing divergence between opinions and thus serving as a search tool for improvements in the teaching of this discipline. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-10-09T18:39:42Z No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização.pdf: 1199092 bytes, checksum: ca8bb1e0cb3d2890d533a34b0af76098 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso Competo.pdf: 544207 bytes, checksum: 676ac21696fe05011e0bf6366a659441 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-10T11:24:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização.pdf: 1199092 bytes, checksum: ca8bb1e0cb3d2890d533a34b0af76098 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso Competo.pdf: 544207 bytes, checksum: 676ac21696fe05011e0bf6366a659441 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-10T11:24:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização.pdf: 1199092 bytes, checksum: ca8bb1e0cb3d2890d533a34b0af76098 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso Competo.pdf: 544207 bytes, checksum: 676ac21696fe05011e0bf6366a659441 (MD5) Previous issue date: 2023-10-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | por |
| dc.subject | Ensino de Matemática | por |
| dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | O olhar dos professores de matemática sobre a prova escrita | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso Competo.pdf | 531,45 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
