Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2642
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A vivência da matemática no contexto escolar e social na perspectiva dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem
Autor: Lima, Antônio Dungas Pereira
Luiz, Stefani Silva
Primeiro orientador: Barbosa, Juarez Silvestre
Resumo: A presente investigação evidencia que os jogos matemáticos são instrumentos capazes de beneficiar com diversidade a edificação do raciocínio lógico, das áreas afetivas e sociais do educando e abordar os benefícios dos jogos matemáticos na vida social do aluno. O estudo partiu da seguinte problemática: quais as ferramentas pedagógicas utilizadas no ensino de Matemática que contribuem para a formação social do aluno? O estudo tem como objetivo geral compreender a vivência da matemática no contexto escolar e social na pespectiva dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem e específicos identificar os jogos matemáticos como ferramenta capaz de alavancar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a relação dos jogos com o desenvolvimento do aprendizado. Evidenciar que os jogos são instrumentos capazes de beneficiar com diversidade a edificação do raciocínio lógico, das áreas afetivas e sociais do educando e abordar os benefícios dos jogos matemáticos na vida social do aluno. Para fundamentação da pesquisa, utilizamos um estudo bibliográfico. Através do estudo constatou-se que a Matemática é bastante relevante para os alunos, pois além de servir de base para as séries seguintes, ela promove um olhar crítico sobre os assuntos construídos e também aplicar em seu dia a dia o que está sendo ensinado em sala.
Abstract: The present research shows that mathematical games are instruments capable of benefiting with diversity the edification of logical reasoning, the affective and social areas of the learner and addressing the benefits of mathematical games in the student's social life. The study started from the following problem: what are the pedagogical tools used in the teaching of Mathematics that contribute to the social formation of the student? The general objective of this study is to understand the experience of mathematics in the school and social context from the perspective of mathematical games in the teaching-learning process and to identify mathematical games as a tool capable of leveraging the teaching-learning process, as well as the relationship of games with the development of learning. To show that games are instruments capable of benefiting with diversity the edification of logical reasoning, of the affective and social areas of the learner and to address the benefits of mathematical games in the social life of the student. To support the research, we used a bibliographic research. Through the study it was found that Mathematics is very relevant for students, because in addition to serving as a basis for the following grades, it promotes a critical look at the subjects built and also apply in their daily lives what is being taught in the classroom.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Jogos Matemáticos
Ensino-aprendizagem
Aluno
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: LIMA, Antônio Dungas Pereira; LUIZ, Stefani Silva. A vivência da matemática no contexto escolar e social na perspectiva dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2642
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf324,15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.