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Tipo do documento: Monografia
Título: A indissociabilidade do cuidar e educar na prática pedagógica de professora e estagiárias de uma pré-escola da rede pública municipal de Teresina
Título(s) alternativo(s): The inseparability of caring and educating in the pedagogical practice of a teacher and interns at a public municipal preschool in Teresina
Autor: Silva, Alessandra Raquel de Azevedo
Mendes, Ana Maria Nunes
Primeiro orientador: Ribeiro, Valéria Madeira Martins
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Valéria Madeira Martins
Segundo membro da banca: Silva, Antonia Alves Pereira
Terceiro membro da banca: Machado, Maria do Socorro da Costa
Resumo: Neste trabalho delimitou-se como objeto de estudo a indissociabilidade do cuidar e educar na prática pedagógica de professora e estagiárias que atuam na Educação Infantil. Para tanto, o objetivo geral foi analisar a indissociabilidade da díade cuidar e educar nas práticas pedagógicas de professora e estagiárias da pré-escola da rede pública municipal de Teresina. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: conhecer as concepções de professora e estagiárias da pré-escola da rede pública municipal de Teresina sobre Educação Infantil, criança e infância; identificar o cuidar e educar nas práticas pedagógicas diárias da professora e estagiárias na pré-escola; relacionar as características que se acentuam nas práticas pedagógicas diárias da professora e estagiárias com as concepções manifestadas sobre o binômio cuidar e educar. O estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na zona norte da capital Teresina, Piauí, e contou com a participação de uma professora e duas estagiárias que forneceram dados, através de questionários. A pesquisa está fundamentada nos pensamentos e conceitos de autores como Alves e Paula (2011), Craidy e Kaercher (2001), Flôr e Durli (2012) e Staccioli (2013), bem como em documentos da área como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Constatou-se, pelas análises dos dados obtidos, a necessidade de repensar as políticas públicas do município que garantam a formação adequada dos profissionais que atuam na Educação Infantil, respeitando as exigências legais e as especificidades da primeira infância. O cuidado precisa ser reconhecido como dimensão pedagógica essencial e intencional, ao ser planejado e integrado nas práticas educativas. Assim, promover uma Educação Infantil de qualidade significa assegurar que o cuidar e o educar caminhem juntos, em favor do bem-estar, dos direitos e do desenvolvimento integral da criança.
Abstract: This study defined as its object of research the inseparability of care and education in the pedagogical practices of a teacher and interns working in Early Childhood Education. The general objective was to analyze the inseparability of the care–education dyad in the pedagogical practices of a teacher and interns in a public municipal preschool in Teresina. The specific objectives were: to identify the conceptions of the teacher and interns from the municipal public preschool network of Teresina regarding Early Childhood Education, children, and childhood; to identify care and education in the daily pedagogical practices of the teacher and interns in preschool; and to relate the characteristics emphasized in the daily pedagogical practices of the teacher and interns to the conceptions expressed about the care–education binomial. The qualitative study was conducted in a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), located in the northern zone of Teresina, Piauí, with the participation of one teacher and two interns who provided data through questionnaires. The research is grounded in the thoughts and concepts of authors such as Alves and Paula (2011), Craidy and Kaercher (2001), Flôr and Durli (2012), and Staccioli (2013), as well as in key documents in the field, such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), and the Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). The data analysis revealed the need to rethink the municipality’s public policies to ensure the adequate training of professionals working in Early Childhood Education, in compliance with legal requirements and the specificities of early childhood. Care must be recognized as an essential and intentional pedagogical dimension, planned and integrated into educational practices. Thus, promoting quality Early Childhood Education means ensuring that care and education go hand in hand, in favor of the well-being, rights, and holistic development of the child.
Palavras-chave: Cuidar
Educar
Educação Infanti
Prática Pedagógica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SILVA, Alessandra Raquel de Azevedo; MENDES, Ana Maria Nunes. A indissociabilidade do cuidar e educar na prática pedagógica de professora e estagiárias de uma pré-escola da rede pública municipal de Teresina. 2025. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2655
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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