Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmâncio, Sâmia Maria de Brito-
dc.contributor.advisor1Medeiros, Lucineide Barros-
dc.date.accessioned2025-10-28T11:51:25Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationAMÂNCIO, Sâmia Maria de Brito. Estratégias pedagógicas e desafio de contextualização do ensino na escola situada no meio rural. 2025. 65 f . Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2665-
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo analisar, no contexto de uma escola situada no meio rural, como professores lidam com os desafios da contextualização do processo de ensino-aprendizagem, considerando as estratégias pedagógicas que utilizam, os marcos legais normativos e as orientações da política de Educação do Campo. O estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, e teve como procedimentos metodológicos a realização de entrevistas com docentes e a observação em uma escola pública da rede municipal de Teresina-PI, localizada na localidade Cerâmica Cil. A análise dos dados foi embasada nas contribuições teóricas de Caldart (2004), Martins (2004), Arroyo, Caldart e Molina (2004), Reis (2009), Medeiros e Aguiar (2018), além das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002; 2008), dentre outros. Os resultados indicam que, embora os professores utilizem diferentes estratégias metodológicas, como rodas de leitura, jogos, cartazes e o uso de recursos audiovisuais, ainda enfrentam desafios quanto à efetiva contextualização do ensino na realidade dos estudantes do campo. Afirmam adaptar suas práticas de forma empírica, com base no nível de leitura dos alunos. Constatou-se, assim, que há um distanciamento entre os princípios da política de Educação do Campo e as práticas pedagógicas efetivamente desenvolvidas nas salas de aula rurais envolvidas na pesquisa, em relação à contextualização do ensino.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze, within the context of a school located in a rural area, how teachers deal with the challenges of contextualizing the teaching-learning process, considering the pedagogical strategies they employ, the normative legal frameworks, and the guidelines of Rural Education policy. The study is based on a qualitative approach, with an exploratory character, and adopted as methodological procedures the conduction of interviews with teachers and observations in a public school of the municipal network of Teresina-PI, located in the Cerâmica Cil neighborhood. Data analysis was grounded in the theoretical contributions of Caldart (2004), Martins (2004), Arroyo, Caldart, and Molina (2008), Reis (2009), Medeiros and Aguiar (2018), as well as the Operational Guidelines for Basic Education in Rural Schools (2002; 2008), among others. The results indicate that, although teachers adopt different methodological strategies, such as reading circles, games, posters, and the use of audiovisual resources, they still face challenges in effectively contextualizing teaching to the reality of rural students. Many teachers report adapting their practices empirically, based on student's reading levels. It was found, therefore, that there is a gap between the principles of Rural Education policy and the pedagogical practices effectively developed in rural classrooms concerning the contextualization of teaching.por
dc.description.provenanceSubmitted by Sâmia Amâncio (samia_m_de_brito_a@aluno.uespi.br) on 2025-10-26T17:36:00Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 701259 bytes, checksum: d076a807389a4a4ab74a1f0289d548ba (MD5) Termo_de_Autorizacao_para publicação.pdf: 528533 bytes, checksum: 47f37fb326d4a0422141ba975c6aab6a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-28T11:51:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 701259 bytes, checksum: d076a807389a4a4ab74a1f0289d548ba (MD5) Termo_de_Autorizacao_para publicação.pdf: 528533 bytes, checksum: 47f37fb326d4a0422141ba975c6aab6a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-28T11:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 701259 bytes, checksum: d076a807389a4a4ab74a1f0289d548ba (MD5) Termo_de_Autorizacao_para publicação.pdf: 528533 bytes, checksum: 47f37fb326d4a0422141ba975c6aab6a (MD5) Previous issue date: 2025-07-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectContextualização de Ensinopor
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstratégias pedagógicas e desafio de contextualização do ensino na escola situada no meio ruralpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf684,82 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.