| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2666Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ana Jéssica Monteiro da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Elilian, Basílio | - |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Cláudio José Araujo | - |
| dc.contributor.referee2 | Araujo, Marilene de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2017 | - |
| dc.date.issued | 2017 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Ana Jéssica Monteiro da. O trabalho do pedagogo para além da escola: múltiplos caminhos que se abrem, práticas educativas de esperança. 2017. 39 f. TCC ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina,2017 | por |
| dc.identifier.uri | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2666 | - |
| dc.description.resumo | As analises sobre o curso de Pedagogia nos mostra, que a formação docente ofertada pelo curso dar ao profissional um legue de opções para a atuação do mesmo na sociedade, transpasse os ambientes Institucionais, adentrando-o nos espaços não institucionais, como nas empresas e hospitais, isto porque os processos educativos que perpetuam pela humanidade abrangem as esferas da educação formal, informal e não-formal. Assim surgiram para elaboração desta pesquisa os seguintes problemas: como ocorre o trabalho do Pedagogo no ambiente hospitalar? Se o Pedagogo da área hospitalar desenvolve alguma prática pedagógica? E se desenvolvem, quais são elas? Está Monográfica tem como objetivo geral: Investigar às práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente hospitalar trabalhadas com as crianças com câncer, em um Hospital localizado em Teresina- Piauí, e como objetivos específicos: verificar a função do pedagogo no ambiente não- escolar(hospitalar); identificar quais as práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente hospitalar; analisar a metodologia do trabalho pedagógico desenvolvidas pelo pedagogo em espaços não escolar. O trabalho tem como apontes teóricos os autores: Abreu (2010), Bernheim (2008), Caiado (2003), Chizzott (1991), Ribeiro (2010), Silva (2000), Libâneo (2009), Matos e Mugiatti (2014), Wolf (2000) dentre outros. Está pesquisa é de caráter Qualitativa, com visita á campo. Tendo como instrumento para coletar os dados um questionário, e como sujeito pesquisado uma (01) Pedagoga, atuante da Pedagogia Hospitalar. O resultado nos indica que o profissional da Pedagogia Hospitalar assume uma responsabilidade de um sujeito humanizado que por intermédio de suas práticas pedagógicas auxiliam no processo de reintegração das crianças e jovens hospitalizados no contexto social. Palavras Chaves: Pedagogo. Práticas pedagógicas. Ambiente Hospitalar. | por |
| dc.description.abstract | The analysis about the Pedagogy course shows us, that teacher training offered by the course give a professional will to the same society, crosses the Institutional environments, entering it in non-institutional spaces, as in companies and hospitals, this is because the educational processes that perpetuate the humanity, covering the areas of formal education, non-formal and informal. Thus arose for the preparation of this research the following problems: how is the work of the Teacher in the hospital environment? If the Pedagogue of the hospital area develops some pedagogical practice? And develop, what are they?. Is Mon. aims General: Investigate at pedagogical practices developed in hospitals worked with kids with cancer, in a Hospital located in Teresina-Piauí, and as specific objectives: check the function of the teacher in the school environment (hospitals); Identify which pedagogical practices developed within the hospital environment; Analyze the methodology of pedagogical work developed by the educator in school spaces. The work has as theoretical point authors: Abreu (2010), Bernheim (2008), Caiado (2003), Chizzott (1991), Ribeiro (2010), Silva (2000), Libâneo (2009), Manam and Mugiatti (2014), Wolf (2000) among others. 'S research is Qualitative in character, with visits to the field. Having as a means to collect the data a questionnaire, and as subject a (01) pedagogue, active pedagogy. The result indicates that the Hospital Pedagogy professional assumes a responsibility to a guy that through humanized their pedagogical practices assist in the process of reintegration of hospitalized children and young people in the social context. Key Words: Educator. Pedagogical practices. Hospital Environment. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Silva (jessicaana2093@gmail.com) on 2025-10-14T00:16:34Z No. of bitstreams: 1 TCC Ana Jéssica 28.03.2017 corrigido.pdf: 492859 bytes, checksum: 5c7bdd50b189381c8436b2dad2ac89e0 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br), reason: PREZADOS (A),INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO, E DEVE SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃOCONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-10-14T11:40:36Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Silva (jessicaana2093@gmail.com) on 2025-10-24T19:29:23Z No. of bitstreams: 2 assinado.pdf: 243110 bytes, checksum: ea70893ff7426c1f457decf80e8dcb90 (MD5) TCC Ana Jéssica 28.03.2017 corrigido.pdf: 492859 bytes, checksum: 5c7bdd50b189381c8436b2dad2ac89e0 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-10-28T11:54:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 assinado.pdf: 243110 bytes, checksum: ea70893ff7426c1f457decf80e8dcb90 (MD5) TCC Ana Jéssica 28.03.2017 corrigido.pdf: 492859 bytes, checksum: 5c7bdd50b189381c8436b2dad2ac89e0 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-28T11:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 assinado.pdf: 243110 bytes, checksum: ea70893ff7426c1f457decf80e8dcb90 (MD5) TCC Ana Jéssica 28.03.2017 corrigido.pdf: 492859 bytes, checksum: 5c7bdd50b189381c8436b2dad2ac89e0 (MD5) Previous issue date: 2017-03-28 | eng |
| dc.description.sponsorship | Fundação Universidade Estadual do Piauí- FUESPI | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino Campus Clovis Moura | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.relation.references | Chizzotti, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais/ AntonioChizzotti. – São Paulo: Cortez, 1991 Libâneo, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, pra quê? / José Carlos Libâneo. 11. Ed.—São Paulo, Cortez, 2009. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Pedagogo. Práticas pedagógicas. Ambiente hospitalar | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | O trabalho do pedagogo para além da escola: múltiplos caminhos que se abrem, práticas educativas de esperança. | por |
| dc.title.alternative | O TRABALHO DO PEDAGOGO PARA ALEM DA ESCOLA: MÚLTIPLOS CAMINHOS QUE SE ABREM, PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ESPERANÇA | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 481,31 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
