| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2674| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | "E vi que é mais bonito que no jornal": elaboração de recurso educacional e roteiro didático para história local no ensino fundamental a partir do periódico "O Bembém" (Parnaíba-PI) |
| Autor: | Silva, Karliane Maria Saraiva da |
| Primeiro orientador: | Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos |
| Resumo: | O presente trabalho versará sobre o uso da fonte histórica na sala de aula, tendo como foco o jornal O Bembém, periódico de circulação local na cidade de Parnaíba, estado do Piauí, lançado em 2008. Tendo em vista como o contexto histórico em que o jornal surgiu, que compreende o tombamento do centro histórico de Parnaíba pelo IPHAN, o protagonismo dos cursos de graduação em História na cidade e as primeiras publicações oriundas desses cursos, valorizamos o potencial do jornal O Bembém no ensino de História Local, buscando conhecer os fundamentos acerca do uso de fontes da imprensa como recurso didático-pedagógico na Educação Básica, especificamente no ensino de História, percebendo os caminhos de aplicabilidade de recortes desse jornal em sala de aula. A perspectiva teórico-metodológica que orienta este trabalho está em relacionar o Currículo do Piauí para o Ensino Fundamental, publicado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI); o livro didático, Parnaíba: cidade da gente, adotado pela Prefeitura Municipal na rede escolar; as fontes históricas que servirão de base para o desenvolvimento de nossa proposta; e a elaboração de um recurso educacional e roteiro didático para trabalhar História Local na Educação Básica, com foco no Ensino Fundamental II, em turmas de 9º ano. Desse modo, por meio de uma investigação bibliográfica qualitativa, em diálogo com autores locais e teóricos que são fundamentais sobre a temática, a presente dissertação pretende estimular que discentes conheçam e abordem sobre a história da cidade a partir de outra perspectiva, como aluno/pesquisador. |
| Abstract: | The present study will address the use of historical sources in the classroom, focusing on the newspaper O Bembém, a local periodical circulated in the city of Parnaíba, in the state of Piauí, first published in 2008. Considering the historical context in which the newspaper emerged—marked by the listing of Parnaíba’s historic center as a heritage site by IPHAN, the prominence of undergraduate History programs in the city, and the first publications stemming from these courses—we emphasize the potential of O Bembém newspaper for teaching Local History. This study seeks to explore the theoretical foundations regarding the use of press sources as didactic-pedagogical resources in Basic Education, specifically in History teaching, while identifying possible ways to apply excerpts from this newspaper in the classroom. The theoretical and methodological perspective guiding this study seeks to establish a relationship between the Curriculum of Piauí for Elementary Education, published by the State Department of Education of Piauí (SEDUC-PI); the textbook Parnaíba: cidade da gente, adopted by the Municipal Government for use in public schools; the historical sources that will serve as the basis for the development of our proposal; and the creation of an educational resource and didactic plan aimed at teaching Local History in Basic Education, with a focus on Lower Secondary Education (Elementary School II), particularly for 9th-grade classes. Thus, through a qualitative bibliographic investigation, in dialogue with local authors and theorists who are essential to the topic, this dissertation aims to encourage students to learn about and discuss the history of the city from a different perspective—that of the student as a researcher. |
| Palavras-chave: | Ensino de História História Local Jornal O Bembém |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
| Citação: | SILVA, Karliane Maria Saraiva da. “E vi que é mais bonito que no jornal”: elaboração de recurso educacional e roteiro didático para história local no ensino fundamental a partir do periódico "O Bembém" (Parnaíba-PI). 2025. 102 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2674 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
