Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Sebastião Rosa da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0146419160491961por
dc.contributor.advisor1Tourinho, Mary Angélica Costa-
dc.contributor.referee1Tourinho, Mary Angélica Costa-
dc.contributor.referee2Bezerra, Danilo Alves-
dc.contributor.referee3Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.date.accessioned2025-11-05T14:45:21Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Sebastião Rosa da. Caminhando e lendo o centro histórico de Piracuruca: ensino de história e educação patrimonial. 2025. 161 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2683-
dc.description.resumoO debate sobre patrimônio cultural no Brasil tem avançado de forma substancial nesse primeiro quarto do século XXI. Do ponto de vista político, a subida ao Planalto do presidente Lula em 2003 e a nomeação para Ministério da Cultura de Gilberto Gil trouxe grande relevância para o tema educação patrimonial. O tema dessa pesquisa é o Centro Histórico e Paisagístico de Piracuruca, sendo que a ideia recai sobre como o Centro Histórico pode ser utilizado como ferramenta no Ensino de História a partir dos subsídios teóricos da Educação Patrimonial. Foram analisados trabalhos que tratam sobre conceitos como: patrimônio, Educação Patrimonial e Ensino de História, que permitiram analisar o espaço considerado como Centro Histórico de Piracuruca, além de orientar a produção de material pedagógico que venha auxiliar o professor da educação básica (6 ͦ ao 9 ͦ ano do ensino fundamental) na preparação, execução e avaliação de uma aula-passeio pelo Centro Histórico de Piracuruca. Tendo com área de concentração o Ensino de História e a Linha de Pesquisa os Saberes Históricos em diferentes espaços de memória, a relação do tema com a sala de aula resultam de que pensam sobre como professores/as da educação básica podem elaborar uma aula passeio pelo Centro Histórico de uma cidade, de modo mais específico na cidade de Piracuruca; os materiais ou recursos que permitem a elaboração da aula; quais fontes estão disponíveis para pesquisa? Qual bibliografia básica para leitura? E se o professor precisar montar um projeto escrito, qual passo inicial? O que será proposto no Produto Educacional é um roteiro que abarca apenas parte do centro histórico e que possa se adequado de acordo com o interesse do professor. Além do roteiro de aula-passeio, a composição do Produto Educacional vai trazer subsídios que serão produzidos para ajudar o professor tanto na preparação, quanto no desenvolvimento da aula.por
dc.description.abstractThe debate on cultural heritage in Brazil has advanced substantially in the quarter of the 21st century. From a political point of view, President Lula’s rise to power in 2003 and the appointment of Gilberto Gil as Minister of Culture brought great relevance to the topic of heritage education. The theme of this research is the Historic and Scenic Center of Piracuruca, and the idea is to undestand how the Historic Center can be used as a tool in the Teaching of History based on the theorical framework of Heritage Education. Studies that deal with concepts such as heritage, Heritage Education and History Teaching were analyzed, which allwed us to analyzed the space considered as the Historic Center of Piracuruca, in addition to guiding the production of pedagogical material that can assist basic education teacher (6th to 9th grade elementary school) in the preparation, execution and evaluation of a field trip through the Historic Center of Piracuruca. With the area concentration being History Teaching the Line of Research being Historical Knowledge in different spaces of memory, the relationship between the theme and the classroom results from thinking about how elementary school teachers can prepare a field trip through the Historic Center of city, more specifically in the city of Piracuruca; the materials or resources that allow the preparation os the class; what sources are available for research? What basic bibliography for Reading? And if the theacher needs to put together a written project, what is the first step? What will be proposed in the Education Product is script that only part of the historic center and that can be adapted according to the theacher’s interests. In addition to the field trip script, the composition of the Education Product will bring subsidies that will be produced to help the teacher both in the preparation and in the development of the class.por
dc.description.provenanceSubmitted by Sebatião Rosa (sebastiao_rosa_da_silva_f@aluno.uespi.br) on 2025-11-03T11:17:11Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 12721295 bytes, checksum: 628bce3b0b2b5c0ab590208b8357cd34 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 220379 bytes, checksum: 4676895c7cbd2a9c8a75f7b316fdb179 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Atenção: 1- Na sua dissertação tem 2 assinaturas físicas (pagina 95 e 97), elas devem ser RETIRADAS ou ocultadas do trabalho. 2- Se V.sa. desejar que seu Produto Educacional fique disponível para pequisa faça uma submissão apenas do produto educacional (enviando o trabalho e o termo de autorização) 3- O Termo de Autorização enviado está errado. Este é o link do termo correto: https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf O termo deve ser totalmente preenchido e assinado pelo autor e orientador. on 2025-11-04T11:11:25Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sebatião Rosa (sebastiao_rosa_da_silva_f@aluno.uespi.br) on 2025-11-05T01:28:46Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 12132365 bytes, checksum: e80dbdac678a33f5b1018bff949c0f5a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 222039 bytes, checksum: d475a8de9b9df05a6387929c2280d257 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-11-05T14:45:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 12132365 bytes, checksum: e80dbdac678a33f5b1018bff949c0f5a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 222039 bytes, checksum: d475a8de9b9df05a6387929c2280d257 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-05T14:45:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 12132365 bytes, checksum: e80dbdac678a33f5b1018bff949c0f5a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 222039 bytes, checksum: d475a8de9b9df05a6387929c2280d257 (MD5) Previous issue date: 2025-05-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectAula-Passeiopor
dc.subjectEducação Patrimonialpor
dc.subjectPiracuruca-PIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleCaminhando e lendo o centro histórico de Piracuruca: ensino de história e educação patrimonialpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissetação Completa.pdf11,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.