Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisnayra Maria de Jeus da.-
dc.contributor.advisor1Damasceno, Francisco William Mendes-
dc.date.accessioned2025-11-10T11:27:49Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Francisnayra Maria de Jesus da. Pedagogia tradicional vs pedagogia crítica: uma análise crítica das tendências tradicionais e progressistas e sua relação com a manutenção do sistema econômico capitalista. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025 .por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2687-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma análise crítica entre a pedagogia tradicional e a pedagogia crítica, evidenciando como ambas se relacionam com a manutenção ou superação do sistema econômico capitalista. Partindo da compreensão de que a educação não é neutra, mas atravessada por interesses ideológicos, o estudo investiga como a pedagogia tradicional atua historicamente como instrumento de reprodução das estruturas sociais desiguais, contribuindo para a formação de sujeitos conformados com a lógica do capital. Em contrapartida, a pedagogia crítica apresenta um caminho de resistência, capaz de fomentar a consciência política, a emancipação dos indivíduos e a transformação social, porém, provavelmente, somente em outro modelo econômico onde os aparelhos ideológicos do Estado não interfiram na educação, e nem em qualquer outra estrutura social. Através de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores como Paulo Freire, Althusser, Saviani, Mészáros e Libâneo, a pesquisa revela que o modelo tradicional de ensino fortalece a alienação e o pensamento único, enquanto a pedagogia crítica abre espaço para o diálogo, a reflexão e a construção de práticas educativas libertadoras. Conclui-se que, para romper com as amarras ideológicas do sistema capitalista, é urgente adotar uma educação voltada à autonomia, ao pensamento crítico e à justiça social, que reconheça os sujeitos como protagonistas da sua própria história.por
dc.description.abstractThis study proposes a critical analysis of traditional pedagogy and critical pedagogy, highlighting how both relate to the maintenance or transformation of the capitalist economic system. Based on the understanding that education is not neutral but influenced by ideological interests, the research investigates how traditional pedagogy has historically functioned as a tool for reproducing unequal social structures, shaping individuals to conform to the logic of capital. In contrast, critical pedagogy is presented as a path of resistance, capable of fostering political awareness, individual emancipation, and social transformation. Through a qualitative and bibliographic approach, grounded in authors such as Paulo Freire, Althusser, Saviani, Mészáros, and Libâneo, the study reveals that the traditional model of education reinforces alienation and ideological domination, while critical pedagogy opens space for dialogue, reflection, and the construction of liberating educational practices. It concludes that, in order to break the ideological chains of the current system, it is urgent to adopt an education focused on autonomy, critical thinking, and social justice, recognizing individuals as protagonists of their own history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisnayra Silva (francisnayrasilva@aluno.uespi.br) on 2025-08-17T02:43:04Z No. of bitstreams: 3 TCC-Francisnayra Maria de Jesus da Silva (2).pdf: 1302687 bytes, checksum: 2ae8ddfd9f22dc9ce340e4b207c4b8d0 (MD5) Termo de Quitação - Francisnayra (1).pdf: 158211 bytes, checksum: 370c080867b220c2d9cfc96e8a90f589 (MD5) _'Termo_de_Autorizao_para_Publicao_de_Teses_e_Dissertaes_Eletrnicas_no_Repo' com você.pdf: 211913 bytes, checksum: 6ba4197aecbe92abe9bf6d51eca9cd6b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DEVE SER ASSINADO PELO AUTOR E ORIENTADOR. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-18T11:53:20Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisnayra Silva (francisnayrasilva@aluno.uespi.br) on 2025-10-19T22:47:06Z No. of bitstreams: 3 Termo de Quitação - Francisnayra (1).pdf: 158211 bytes, checksum: 370c080867b220c2d9cfc96e8a90f589 (MD5) TCC-Francisnayra Maria de Jesus da Silva (3).pdf: 1310490 bytes, checksum: 186a6f5a4722e2d354ac406d6ab154a9 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 228095 bytes, checksum: c21bd036761b78adc042f8286144c8e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: O NOME DO TITULO DO TRABALHO É UM, E NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO É OUTRO. POR FAVOR CORRIGIR O TITULO. on 2025-10-20T11:38:12Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisnayra Silva (francisnayrasilva@aluno.uespi.br) on 2025-11-07T23:45:51Z No. of bitstreams: 3 Termo de Quitação - Francisnayra (1).pdf: 158211 bytes, checksum: 370c080867b220c2d9cfc96e8a90f589 (MD5) TCC-Francisnayra Maria de Jesus da Silva (3).pdf: 1310490 bytes, checksum: 186a6f5a4722e2d354ac406d6ab154a9 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 228095 bytes, checksum: c21bd036761b78adc042f8286144c8e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-11-10T11:27:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de Quitação - Francisnayra (1).pdf: 158211 bytes, checksum: 370c080867b220c2d9cfc96e8a90f589 (MD5) TCC-Francisnayra Maria de Jesus da Silva (3).pdf: 1310490 bytes, checksum: 186a6f5a4722e2d354ac406d6ab154a9 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 228095 bytes, checksum: c21bd036761b78adc042f8286144c8e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-10T11:27:49Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de Quitação - Francisnayra (1).pdf: 158211 bytes, checksum: 370c080867b220c2d9cfc96e8a90f589 (MD5) TCC-Francisnayra Maria de Jesus da Silva (3).pdf: 1310490 bytes, checksum: 186a6f5a4722e2d354ac406d6ab154a9 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 228095 bytes, checksum: c21bd036761b78adc042f8286144c8e4 (MD5) Previous issue date: 2025-06-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia Tradicionalpor
dc.subjectPedagogia Críticapor
dc.subjectSistema Capitalistapor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePedagogia tradicional vs pedagogia crítica: uma análise crítica das tendências tradicionais e progressistas e sua relação com a manutenção do sistema econômico capitalistapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.