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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2692| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A relação entre procrastinação acadêmica e perfeccionismo em estudantes de licenciatura de Piripiri - Piauí |
| Autor: | Barbosa, Ana Maria Gomes ![]() |
| Primeiro orientador: | Nascimento Neto, Misael Carlos do |
| Primeiro coorientador: | Silva, Paulo Gregório Nascimento da |
| Resumo: | O presente estudo versa sobre a procrastinação acadêmica, considerada como o ato voluntário de adiar atividades acadêmicas, e sobre o perfeccionismo, tido como traço de personalidade cuja principal característica é o estabelecimento de metas e padrões de desempenho elevados para si. Assim, parte da seguinte questão-problema: de que maneira se relacionam o perfeccionismo e a procrastinação acadêmica em estudantes de licenciatura da cidade de Piripiri, Piauí, considerando as variáveis sociodemográficas sexo, idade e semestre? Logo, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as relações entre procrastinação acadêmica e perfeccionismo em estudantes de cursos de licenciatura de Piripiri (PI). Como objetivos específicos, foram estabelecidos: (a) identificar a correlação entre as vertentes do perfeccionismo e a procrastinação acadêmica; (b) verificar de que forma o perfeccionismo pode explicar a procrastinação acadêmica; e (c) examinar as associações entre variáveis sociodemográficas (sexo, idade e semestre) e os níveis de procrastinação acadêmica e perfeccionismo. Dessa forma, caracteriza-se como um estudo quantitativo correlacional-causal, transversal e ex post facto, com amostragem acidental não probabilística. Utilizaram-se como instrumentos a Escala de Procrastinação de Tuckman, a Escala de Quase Perfeição (versão curta) e o questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio do software estatístico SPSS, versão 23, mediante análises de correlação e regressão múltipla hierárquica. Participaram do estudo 234 estudantes, em sua maioria jovens adultos (Midade = 23,9 anos), do sexo feminino (71,8%), que cursavam as licenciaturas Pedagogia (45,7%), Letras Português (17,5%), Química (16,2%), Física (12%) e Letras Inglês (8,5%), principalmente nos blocos iniciais dos cursos (45,7%). Os resultados das análises indicaram que o perfeccionismo explicou a variância de comportamentos procrastinadores na amostra estudada, estando a vertente adaptativa positivamente correlacionada com a procrastinação acadêmica e a vertente desadaptativa negativamente correlacionada. Ainda, obteve-se que, quando consideradas as variáveis sociodemográficas (sexo, idade e semestre), o perfeccionismo explicou 36,5% da procrastinação. Portanto, concluiu-se que o perfeccionismo explica os comportamentos procrastinadores em estudantes de licenciatura, de modo que, quando estes possuem mais o traço adaptativo (padrões elevados), procrastinam menos, e quando possuem mais o traço desadaptativo (discrepância), procrastinam mais, sendo essa relação mais acentuada em alunos dos blocos finais dos cursos. Frente a isso, ressalta-se a relevância de promover intervenções educacionais que visem o bem-estar estudantil e a redução de comportamentos procrastinadores no público universitário. |
| Abstract: | The present study addresses academic procrastination, understood as the voluntary act of postponing academic activities, and perfectionism, regarded as a personality trait whose main characteristic is the setting of high goals and performance standards for oneself. Thus, it starts from the following problem question: how are perfectionism and academic procrastination related in undergraduate students in the city of Piripiri, Piauí, considering the sociodemographic variables of gender, age, and semester? Therefore, the general objective of this research is to analyze the relationships between academic procrastination and perfectionism in undergraduate students in Piripiri (PI). The specific objectives are: (a) to identify the correlation between aspects of perfectionism and academic procrastination; (b) to verify how perfectionism can explain academic procrastination; and (c) to examine the associations between sociodemographic variables (gender, age, and semester) and levels of academic procrastination and perfectionism. Accordingly, this is characterized as a quantitative, correlational-causal, cross-sectional, ex post facto study, with non-probabilistic accidental sampling. The instruments used were the Tuckman Procrastination Scale, the Almost Perfect Scale – Revised, and sociodemographic questionary. Data were analyzed using SPSS software, version 23, through correlation and hierarchical regression analyses. A total of 234 students participated in the study, mostly young adults (Mage = 23.9 years), predominantly female (71.8%), enrolled in undergraduate programs in Pedagogy (45.7%), Portuguese Language and Literature (17.5%), Chemistry (16.2%), Physics (12%), and English Language and Literature (8.5%), mainly in the early stages of their programs (45.7%). The results indicated that perfectionism explained the variance in procrastinatory behaviors in the sample, with the adaptive dimension being positively correlated with academic procrastination and the maladaptive dimension being negatively correlated. Furthermore, when sociodemographic variables (gender, age, and semester) were considered, perfectionism explained 36.5% of procrastination. Thus, it was concluded that perfectionism accounts for procrastinatory behaviors among undergraduate students, such that those with stronger adaptive traits (high standards) procrastinate less, while those with stronger maladaptive traits (discrepancy) procrastinate more, with this relationship being more pronounced among students in the later stages of their programs. In light of these findings, the importance of promoting educational interventions aimed at student well-being and reducing procrastinatory behaviors in the university context is emphasized. |
| Palavras-chave: | Procrastinação Acadêmica Perfeccionismo Universitários |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | BARBOSA, Ana Maria Gomes. A relação entre procrastinação acadêmica e perfeccionismo em estudantes de licenciatura de Piripiri - Piauí. 2025. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2692 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
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