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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2699| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A representação antirracista e inclusiva presente na literatura infantil: uma análise do livro "Amoras" |
| Autor: | Sousa, Erica Miranda de |
| Primeiro orientador: | Silva, Luciano Ferreira da |
| Primeiro membro da banca: | Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues |
| Segundo membro da banca: | Vieira, Wagner José Nunes |
| Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a obra Amoras, escrita por Emicida, sob a perspectiva da literatura antirracista. A pesquisa visa compreender a importância da obra no contexto da representatividade negra na literatura infantil e sua contribuição para a construção de cidadãos conscientes e críticos em relação ao racismo e à intolerância religiosa. O estudo foi desenvolvido por meio de uma análise detalhada da obra, com o objetivo de identificar os elementos que a situam como um manifesto antirracista. A obra foi discutida à luz da literatura infantil, com ênfase em sua abordagem inclusiva, que valoriza a identidade afro-brasileira e desconstrói estereótipos raciais. O trabalho também explorou a relação da obra com figuras históricas e referências culturais que enriquecem o entendimento da ancestralidade e da resistência. A análise foi fundamentada nos seguintes autores: Eliane Cavalleiro (2006), Oliveira (2008), Melo e Gonçalves (2017), Chimamanda Adichie (2019), e Lima (2017), entre outros. Os resultados confirmam que Amoras é uma obra essencial para o desenvolvimento de uma literatura inclusiva e transformadora, capaz de estimular a reflexão e o respeito à diversidade racial desde a infância. |
| Abstract: | This study aims to analyze the book Amoras, written by Emicida, from the perspective of antiracist literature. The research seeks to understand the importance of the work in the context of Black representativity in children’s literature and its contribution to the development of conscious and critical citizens regarding racism and religious intolerance. The study was conducted through a detailed analysis of the work, aiming to identify the elements that position it as na antiracist manifesto. The book was discussed in light of children’s literature, with na emphasis on its inclusive approach that values Afro-Brazilian identity and deconstructs racial stereotypes. The research also explored the work’s connection with historical figures and cultural references that enhance the understanding of ancestry and resistance. The analysis was grounded in the following authors: Eliane Cavalleiro (2006), Oliveira (2008), Melo and Gonçalves (2017), Chimamanda Adichie (2019), and Lima (2017), among others. The results confirm that Amoras is na essential work for the development of inclusive and transformative literature, capable of stimulating reflection and respect for racial diversity from childhood. |
| Palavras-chave: | Literatura Infantil Antirracismo Representatividade |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | SOUSA, Erica Miranda de. A representação antirracista e inclusiva presente na literatura infantil: uma análise do livro "Amoras". 2025. 31 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2699 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Monografia Completa.pdf | 430,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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