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dc.creatorAbreu, André Luis Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5927934042262672por
dc.contributor.advisor1Rocha, Amanda Raquel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681406424829703por
dc.contributor.referee1Rocha, Amanda Raquel da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681406424829703por
dc.contributor.referee2Vilarindo, Aline Galvão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3159604693554411por
dc.contributor.referee3Barros, Daniella Batista Galvão de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2621630076738616por
dc.date.accessioned2025-11-27T13:07:18Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationABREU, André Luis Silva de. Investimento público e desenvolvimento da educação fundamental: relação analisada nas capitais do Nordeste entre 2017 e 2023. 2025. 61 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2723-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a relação entre o investimento público na educação fundamental e o desempenho educacional das capitais da região Nordeste do Brasil, no período de 2017 a 2023. O objetivo principal foi verificar se há correlação entre os recursos financeiros aplicados pelos municípios e os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pesquisa adotou abordagem quantitativa, com aplicação de regressão linear múltipla, utilizando dados financeiros extraídos do SICONFI e indicadores educacionais do portal QEdu. Foram consideradas variáveis financeiras e estruturais, como investimento per capita, percentual liquidado com educação fundamental e número de escolas. Os resultados indicaram ausência de correlação estatística significativa entre os investimentos analisados e o desempenho no IDEB, sugerindo que fatores qualitativos, como gestão escolar e formação docente, exercem maior influência sobre os resultados educacionais. Conclui-se que o volume de recursos, isoladamente, não garante melhoria nos indicadores de qualidade da educação, sendo necessário articular os investimentos a práticas de gestão eficientes e políticas públicas orientadas por evidências.por
dc.description.abstractThis study analyzes the relationship between public investment in elementary education and educational performance in the capitals of Brazil’s Northeast region from 2017 to 2023. The main objective was to verify whether there is a correlation between the financial resources applied by municipalities and the results obtained in the Basic Education Development Index (IDEB). The research adopted a quantitative approach, applying multiple linear regression analysis, using financial data extracted from SICONFI and educational indicators from the QEdu portal. Financial and structural variables were considered, such as per capita investment, the percentage of expenditure on elementary education, and the number of schools. The results indicated no statistically significant correlation between the analyzed investments and IDEB performance, suggesting that qualitative factors, such as school management and teacher training, exert greater influence on educational outcomes. It is concluded that the volume of resources alone does not ensure improvements in education quality indicators, highlighting the need to link investments to efficient management practices and evidence-based public policies.por
dc.description.provenanceSubmitted by André Luis Silva de Abreu (andrelsilvadeabreu@aluno.uespi.br) on 2025-11-26T21:59:19Z No. of bitstreams: 2 Monografia_Completa_André_Luis_Silva_de_Abreu.pdf: 628165 bytes, checksum: ccba848472bbc70027403a657e4793a9 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_assinado_%281%29_assinado.pdf: 77573 bytes, checksum: 4182a8f6ad87f7eae7ea9087a5c582d0 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências Contábeispor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInvestimento Públicopor
dc.subjectEducação Fundamentalpor
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)por
dc.subjectContabilidade Públicapor
dc.subjectDesempenho Educacionalpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICASpor
dc.titleInvestimento público e desenvolvimento da educação fundamental: relação analisada nas capitais do Nordeste entre 2017 e 2023por
dc.typeMonografiapor
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