Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2739
Tipo do documento: Monografia
Título: Fraudes contábeis e a formação acadêmica: percepção dos estudantes de contabilidade da Universidade Estadual do Piauí - UESPI do campus poeta Torquato Neto sobre a responsabilidade legal do profissional contábil
Título(s) alternativo(s): Accounting fraud and academic training: perceptions of accounting students at the State University of Piauí - UESPI, poet Torquato Neto campus, regarding the legal responsibility of accounting professionals
Autor: Silva Júnior, Manoel Rodrigues da 
Primeiro orientador: Rocha, Amanda Raquel da Silva
Primeiro membro da banca: Rocha, Amanda Raquel da Silva
Segundo membro da banca: Ribeiro, Larissa Sepúlveda de Andrade
Terceiro membro da banca: Barros, Daniella Batista Galvão de
Resumo: O aumento das práticas de fraudes contábeis fez com que o mercado intensificasse a exigência por profissionais éticos, responsáveis e comprometidos com os princípios fundamentais que norteiam a profissão contábil. Diante disso, o presente trabalho investigou o nível de conhecimento dos graduandos em relação à responsabilidade legal do profissional contábil em casos de fraudes. A pesquisa teve como ponto de partida o questionamento: qual o nível de conhecimento dos estudantes de graduação em ciências contábeis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do campus Poeta Torquato Neto, em relação à responsabilidade legal do profissional contábil em caso de fraudes? O objetivo geral é demonstrar o nível de conhecimento dos estudantes de graduação em ciências contábeis da UESPI do Campus Poeta Torquato Neto sobre a responsabilidade legal em relação a fraudes contábeis. Os objetivos específicos são: mapear o perfil dos estudantes de graduação em ciências contábeis da UESPI do Campus Poeta Torquato Neto, identificar a percepção dos estudantes sobre a aplicação do código civil e penal em relação à responsabilidade do profissional contábil em caso de fraudes e analisar o nível de conhecimento dos estudantes sobre a responsabilidade legal do profissional contábil. A pesquisa possuiu abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada, com fins descritivos, e foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, com perguntas em escala likert. Os resultados indicaram que os estudantes apresentam elevado nível de conhecimento sobre a responsabilidade legal do contador, reconhecendo a necessidade da ética profissional no combate às fraudes contábeis. Assim, foi identificado um alto nível de conhecimento dos graduandos em relação à responsabilidade legal do profissional contábil em casos de fraudes.
Abstract: The rise in accounting fraud practices has led the market to intensify its demand for ethical, responsible professionals committed to the fundamental principles that guide the accounting profession. Therefore, this study investigated the level of knowledge among undergraduate accounting students regarding the legal responsibility of accounting professionals in cases of fraud. The research began with the question: what is the level of knowledge of undergraduate accounting students at the State University of Piauí (UESPI), Poeta Torquato Neto campus, regarding the legal responsibility of accounting professionals in cases of fraud? The overall objective is to demonstrate the level of knowledge of undergraduate accounting students at UESPI, Poeta Torquato Neto campus, about legal responsibility in relation to accounting fraud. The specific objectives are: to map the profile of undergraduate accounting students at UESPI's Torquato Neto Campus, to identify students' perceptions of the application of the civil and penal codes in relation to the responsibility of accounting professionals in cases of fraud, and to analyze the students' level of knowledge about the legal responsibility of accounting professionals. The research employed a mixed-methods approach (qualitative and quantitative), with descriptive purposes, and was developed through bibliographic research and a case study. Data were collected using a structured questionnaire with Likert scale questions. The results indicated that students have a high level of knowledge about the legal responsibility of accountants, recognizing the need for professional ethics in combating accounting fraud. Thus, a high level of knowledge was identified among undergraduates regarding the legal responsibility of accounting professionals in cases of fraud.
Palavras-chave: Fraudes Contábeis
Responsabilidade Legal
Ética Profissional
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Ciências Contábeis
Citação: SILVA JÚNIOR, Manoel Rodrigues da. Fraudes contábeis e a formação acadêmica: percepção dos estudantes de contabilidade da Universidade Estadual do Piauí - UESPI do campus poeta Torquato Neto sobre a responsabilidade legal do profissional contábil. 2025. 75 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2739
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.