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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Francisca Victória Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7687282317201727por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Sandra Marina Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7317580724685203por
dc.contributor.referee1Bezerra, Sandra Marina Gonçalves-
dc.contributor.referee2Rocha, Elyrose Sousa Brito-
dc.contributor.referee3Jefferson Abraão Caetano, LIra-
dc.date.accessioned2025-12-03T11:42:51Z-
dc.date.available2027-12-01por
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Francisca Victória Vasconcelos. Efeito de intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre estomias intestinais de eliminação em pediatria. 2025. 63 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) – Universidade Estadual do Piauí. Teresina-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2790-
dc.description.resumoIntrodução: As estomias de eliminação consistem em urinária e intestinal, sendo essas responsáveis pela liberação de gases, fezes ou urina, necessitando assim do uso de um equipamento coletor que deve ser escolhido de acordo com as necessidades do paciente, como o tipo de estomia, tipo de abdômen, local da estomia, tamanho e o tipo de conteúdo liberado. Objetivo: Avaliar o efeito de intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre cuidados com estomias intestinais de eliminação em pediatria. Método: Estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado em um Hospital Infantil e Maternidade de alta complexidade de Teresina, Piauí com atendimento exclusivo do Sistema Único de Saúde. A amostra, selecionada por conveniência, foi composta por profissionais de enfermagem atuantes na referida instituição. A intervenção educativa consistiu em uma capacitação profissional sobre Estomias em Pediatria. O conteúdo programático abordou a definição de estomias, os tipos de estomias de eliminação, as principais complicações associadas, os tipos de equipamentos e adjuvantes disponíveis, e o corte adequado desses equipamentos. A intervenção educativa foi realizada com aula expositiva dialogada, oficina e discussão de casos. Todos os encontros da intervenção educativa foram presenciais. Após assinatura do TCLE, foram entregues os instrumentos de Pré-teste: Instrumento de Perfil Sociodemográfico e o Instrumento de conhecimento sobre estomias de eliminação intestinal em pediatria, ambos, respondidos sem qualquer tipo de consulta a base de dados. Ao responderem, foram entregues novamente para a pesquisadora, sendo dado início a intervenção, e ao final, sendo entregue novamente o Instrumento de conhecimento sobre estomias de eliminação intestinal em pediatria como pós-teste, respondido também sem consulta a base de dados e entregue ao finalizar para a pesquisadora. Os dados obtidos na pesquisa foram inseridos em dupla entrada em planilha do Microsoft Excel, sendo analisados a mudança de comportamento entre as respostas antes e após a intervenção educativa. O presente estudo foi encaminhado ao Comitê de Ética do Hospital Getúlio Vargas, com pareceres n° 7.310.687 em 2024 na primeira versão e 7.672.485 em 2025 na segunda versão. Resultados: Participaram da pesquisa de forma efetiva, 71 profissionais de enfermagem, sendo a maioria do sexo feminino (78,87%). Em relação a intervenção, a média de acertos no pré-teste foi de 55,86 pontos, com crescimento para 62,39 após a intervenção educativa, observando-se que a capacitação proporcionou um avanço positivo no conhecimento dos profissionais de enfermagem em relação as estomias pediátricas. Dentre os domínios que alcançaram um desempenho mais significativo, estão: “assistência de enfermagem no pré-operatório” e “utilização do equipamento coletor”, na qual foi evidenciado que os participantes passaram a ter um conhecimento mais uniforme em se tratando, especialmente, dos itens: profissional que pode realizar a demarcação, realização do recorte da bolsa e troca do equipamento coletor. No entanto, o domínio “conceitos e classificação” não obteve um bom desempenho no percentual de acertos do pós-teste, demonstrando assim uma falha no entendimento dos participantes a respeito dos aspectos conceituais. Conclusão: Os resultados evidenciaram melhora significativa na média de acertos do pós-teste em comparação ao pré-teste, indicando a efetividade da capacitação. A baixa adesão de alguns profissionais à capacitação completa foi uma das principais limitações do estudo, atribuída à rotina hospitalar intensa, escalas de plantão e afastamentos temporários.por
dc.description.abstractIntroduction: Elimination ostomies consist of urinary and intestinal ostomies, which are responsible for the release of gas, feces, or urine. Therefore, they require the use of a collection device that should be selected according to the patient's needs, such as the type of ostomy, type of abdomen, ostomy location, size, and type of contents released. Objective: To evaluate the effect of an educational intervention on nursing professionals' knowledge about care for elimination ostomies in pediatrics. Method: This quasi-experimental, before-and-after study was conducted at a high-complexity Children's Hospital and Maternity Unit in Teresina, Piauí, exclusively served by the Unified Health System. The sample, selected by convenience, consisted of nursing professionals working at the institution. The educational intervention consisted of professional training on pediatric ostomies. The program covered the definition of ostomies, the types of elimination ostomies, the main associated complications, the types of equipment and adjuvants available, and the appropriate cutting of these devices. The educational intervention consisted of a lecture-based discussion, a workshop, and case discussions. All educational intervention meetings were in-person. After signing the informed consent form, the pre-test instruments were distributed: a Sociodemographic Profile Instrument and a Knowledge Instrument on Pediatric Bowel Elimination Ostomies, both completed without any database consultation. After completing the questionnaires, they were returned to the researcher, initiating the intervention. At the end, the Knowledge Instrument on Pediatric Bowel Elimination Ostomies was returned as a post-test, also completed without database consultation and returned to the researcher upon completion. The data obtained in the survey were entered into a Microsoft Excel spreadsheet using double entry. Behavioral changes between responses before and after the educational intervention were analyzed. This study was submitted to the Ethics Committee of Getúlio Vargas Hospital, with opinions No. 7,310,687 in 2024 in the first version and 7,672,485 in 2025 in the second version. Results: Seventy-one nursing professionals participated effectively in the research, the majority of whom were female (78.87%). Regarding the intervention, the average score on the pre-test was 55.86, increasing to 62.39 after the educational intervention. This demonstrates that the training provided a positive improvement in nursing professionals' knowledge regarding pediatric ostomies. Among the domains that achieved the most significant performance were "preoperative nursing care" and "use of collection equipment," where participants developed a more uniform understanding of the following items: professional who can perform demarcation, perform pouch clipping, and change collection equipment. However, the "concepts and classification" domain did not perform well in the percentage of correct answers on the post-test, thus demonstrating a lack of understanding of the conceptual aspects. Conclusion: The results showed a significant improvement in the average score on the post-test compared to the pretest, indicating the effectiveness of the training. The low adherence of some professionals to the full training was one of the main limitations of the study, attributed to the intense hospital routine, on-call schedules, and temporary absences.por
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca Victória Vasconcelos Sousa (fvictoriavsousa@aluno.uespi.br) on 2025-12-01T19:35:10Z No. of bitstreams: 2 trabalho de conclusão de curso.pdf: 2736172 bytes, checksum: 69058987a4513a29f5831e22e5050be7 (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 323731 bytes, checksum: 17caaf4a4d2807c7bff747edb4a23f7f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Cynthia Nascimento (cynthiaosorio@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. -ASSINATURA DIGITAL DA ORIENTADORA ESTÁ INVÁLIDA NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO, ASSINAR NOVAMENTE Obs.: - as assinaturas digitais devem estar passíveis de validação; - imagens das assinaturas digitais (fotos, prints, colagens) não são lidas pelo validador; - se o documento for modificado (por scanner, por exemplo) após as assinaturas digitais terem sido feitas, há o risco delas não serem reconhecidas pelo validador ITI gov - evite assinar muito próximo à outra assinatura digital para não atrapalhar a leitura pelo validador PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARADEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DEAUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-12-02T11:55:54Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca Victória Vasconcelos Sousa (fvictoriavsousa@aluno.uespi.br) on 2025-12-03T02:37:49Z No. of bitstreams: 2 trabalho de conclusão de curso.pdf: 2736172 bytes, checksum: 69058987a4513a29f5831e22e5050be7 (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 406209 bytes, checksum: 1bc3fa9b8218304f84123b8dbf442992 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cynthia Nascimento (cynthiaosorio@uespi.br) on 2025-12-03T11:42:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 trabalho de conclusão de curso.pdf: 2736172 bytes, checksum: 69058987a4513a29f5831e22e5050be7 (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 406209 bytes, checksum: 1bc3fa9b8218304f84123b8dbf442992 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-03T11:42:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 trabalho de conclusão de curso.pdf: 2736172 bytes, checksum: 69058987a4513a29f5831e22e5050be7 (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 406209 bytes, checksum: 1bc3fa9b8218304f84123b8dbf442992 (MD5) Previous issue date: 2025-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEstomiapor
dc.subjectProfissionais de Enfermagem Pediátricapor
dc.subjectEducação Continuadapor
dc.subjectTecnologia Educacional.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titleEfeito de intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre estomias em pediatriapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Enfermagem (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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