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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2790| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Efeito de intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre estomias em pediatria |
| Autor: | Sousa, Francisca Victória Vasconcelos ![]() |
| Primeiro orientador: | Bezerra, Sandra Marina Gonçalves |
| Primeiro membro da banca: | Bezerra, Sandra Marina Gonçalves |
| Segundo membro da banca: | Rocha, Elyrose Sousa Brito |
| Terceiro membro da banca: | Jefferson Abraão Caetano, LIra |
| Resumo: | Introdução: As estomias de eliminação consistem em urinária e intestinal, sendo essas responsáveis pela liberação de gases, fezes ou urina, necessitando assim do uso de um equipamento coletor que deve ser escolhido de acordo com as necessidades do paciente, como o tipo de estomia, tipo de abdômen, local da estomia, tamanho e o tipo de conteúdo liberado. Objetivo: Avaliar o efeito de intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre cuidados com estomias intestinais de eliminação em pediatria. Método: Estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado em um Hospital Infantil e Maternidade de alta complexidade de Teresina, Piauí com atendimento exclusivo do Sistema Único de Saúde. A amostra, selecionada por conveniência, foi composta por profissionais de enfermagem atuantes na referida instituição. A intervenção educativa consistiu em uma capacitação profissional sobre Estomias em Pediatria. O conteúdo programático abordou a definição de estomias, os tipos de estomias de eliminação, as principais complicações associadas, os tipos de equipamentos e adjuvantes disponíveis, e o corte adequado desses equipamentos. A intervenção educativa foi realizada com aula expositiva dialogada, oficina e discussão de casos. Todos os encontros da intervenção educativa foram presenciais. Após assinatura do TCLE, foram entregues os instrumentos de Pré-teste: Instrumento de Perfil Sociodemográfico e o Instrumento de conhecimento sobre estomias de eliminação intestinal em pediatria, ambos, respondidos sem qualquer tipo de consulta a base de dados. Ao responderem, foram entregues novamente para a pesquisadora, sendo dado início a intervenção, e ao final, sendo entregue novamente o Instrumento de conhecimento sobre estomias de eliminação intestinal em pediatria como pós-teste, respondido também sem consulta a base de dados e entregue ao finalizar para a pesquisadora. Os dados obtidos na pesquisa foram inseridos em dupla entrada em planilha do Microsoft Excel, sendo analisados a mudança de comportamento entre as respostas antes e após a intervenção educativa. O presente estudo foi encaminhado ao Comitê de Ética do Hospital Getúlio Vargas, com pareceres n° 7.310.687 em 2024 na primeira versão e 7.672.485 em 2025 na segunda versão. Resultados: Participaram da pesquisa de forma efetiva, 71 profissionais de enfermagem, sendo a maioria do sexo feminino (78,87%). Em relação a intervenção, a média de acertos no pré-teste foi de 55,86 pontos, com crescimento para 62,39 após a intervenção educativa, observando-se que a capacitação proporcionou um avanço positivo no conhecimento dos profissionais de enfermagem em relação as estomias pediátricas. Dentre os domínios que alcançaram um desempenho mais significativo, estão: “assistência de enfermagem no pré-operatório” e “utilização do equipamento coletor”, na qual foi evidenciado que os participantes passaram a ter um conhecimento mais uniforme em se tratando, especialmente, dos itens: profissional que pode realizar a demarcação, realização do recorte da bolsa e troca do equipamento coletor. No entanto, o domínio “conceitos e classificação” não obteve um bom desempenho no percentual de acertos do pós-teste, demonstrando assim uma falha no entendimento dos participantes a respeito dos aspectos conceituais. Conclusão: Os resultados evidenciaram melhora significativa na média de acertos do pós-teste em comparação ao pré-teste, indicando a efetividade da capacitação. A baixa adesão de alguns profissionais à capacitação completa foi uma das principais limitações do estudo, atribuída à rotina hospitalar intensa, escalas de plantão e afastamentos temporários. |
| Abstract: | Introduction: Elimination ostomies consist of urinary and intestinal ostomies, which are responsible for the release of gas, feces, or urine. Therefore, they require the use of a collection device that should be selected according to the patient's needs, such as the type of ostomy, type of abdomen, ostomy location, size, and type of contents released. Objective: To evaluate the effect of an educational intervention on nursing professionals' knowledge about care for elimination ostomies in pediatrics. Method: This quasi-experimental, before-and-after study was conducted at a high-complexity Children's Hospital and Maternity Unit in Teresina, Piauí, exclusively served by the Unified Health System. The sample, selected by convenience, consisted of nursing professionals working at the institution. The educational intervention consisted of professional training on pediatric ostomies. The program covered the definition of ostomies, the types of elimination ostomies, the main associated complications, the types of equipment and adjuvants available, and the appropriate cutting of these devices. The educational intervention consisted of a lecture-based discussion, a workshop, and case discussions. All educational intervention meetings were in-person. After signing the informed consent form, the pre-test instruments were distributed: a Sociodemographic Profile Instrument and a Knowledge Instrument on Pediatric Bowel Elimination Ostomies, both completed without any database consultation. After completing the questionnaires, they were returned to the researcher, initiating the intervention. At the end, the Knowledge Instrument on Pediatric Bowel Elimination Ostomies was returned as a post-test, also completed without database consultation and returned to the researcher upon completion. The data obtained in the survey were entered into a Microsoft Excel spreadsheet using double entry. Behavioral changes between responses before and after the educational intervention were analyzed. This study was submitted to the Ethics Committee of Getúlio Vargas Hospital, with opinions No. 7,310,687 in 2024 in the first version and 7,672,485 in 2025 in the second version. Results: Seventy-one nursing professionals participated effectively in the research, the majority of whom were female (78.87%). Regarding the intervention, the average score on the pre-test was 55.86, increasing to 62.39 after the educational intervention. This demonstrates that the training provided a positive improvement in nursing professionals' knowledge regarding pediatric ostomies. Among the domains that achieved the most significant performance were "preoperative nursing care" and "use of collection equipment," where participants developed a more uniform understanding of the following items: professional who can perform demarcation, perform pouch clipping, and change collection equipment. However, the "concepts and classification" domain did not perform well in the percentage of correct answers on the post-test, thus demonstrating a lack of understanding of the conceptual aspects. Conclusion: The results showed a significant improvement in the average score on the post-test compared to the pretest, indicating the effectiveness of the training. The low adherence of some professionals to the full training was one of the main limitations of the study, attributed to the intense hospital routine, on-call schedules, and temporary absences. |
| Palavras-chave: | Estomia Profissionais de Enfermagem Pediátrica Educação Continuada Tecnologia Educacional. |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Enfermagem |
| Citação: | SOUSA, Francisca Victória Vasconcelos. Efeito de intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre estomias intestinais de eliminação em pediatria. 2025. 63 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) – Universidade Estadual do Piauí. Teresina-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2790 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Enfermagem (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Monografia Completa | 2,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
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