| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2823Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Gabriel Batista Alves de | - |
| dc.creator | Almeida, Renata Mickaelly Lima | - |
| dc.contributor.advisor1 | Mendes, Lilane de Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T14:00:36Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Gabriel Batista Alves de; ALMEIDA, Renata Mickaelly Lima. Ensino de probabilidade através de situações do cotidiano e contextos escolares. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2823 | - |
| dc.description.resumo | O ensino da probabilidade é fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico e na tomada de decisões, tanto no contexto escolar quanto no cotidiano. Este trabalho propõe a análise e a aplicação de métodos de ensino que utilizam situações cotidianas e contextos escolares como ponto de partida para o aprendizado de conceitos probabilísticos. A probabilidade, usada na matemática para quantificar a incerteza, pode ser abordada de maneira mais significativa quando integrada à realidade dos alunos. A proposta utiliza situações do cotidiano como previsão do tempo, jogos de azar, análise de riscos em saúde, entre outras para tornar os conceitos mais próximos da vivência dos estudantes. Além disso, o trabalho sugere práticas pedagógicas que envolvem o uso de recursos como jogos educativos, atividades de investigação, materiais concretos e simulações, buscando não apenas o entendimento conceitual, mas também o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A pesquisa se baseia em metodologias ativas de aprendizagem e na teoria da aprendizagem significativa, com ênfase no protagonismo do aluno e na contextualização do conteúdo. Conclui-se que o ensino da probabilidade, quando ligado ao cotidiano dos estudantes, contribui para uma aprendizagem mais engajada e para a construção de um pensamento crítico e reflexivo. | por |
| dc.description.abstract | The teaching of probability is essential for developing logical reasoning and decision-making skills, both in school settings and in everyday life. This study proposes the analysis and application of teaching methods that use everyday situations and school contexts as starting points for learning probabilistic concepts. Probability, used in mathematics to quantify uncertainty, can be approached more meaningfully when integrated into students’ real-life experiences. The proposal employs real-world contexts such as weather forecasting, games of chance, and health risk analysis to make concepts more relatable to students’ lives. Furthermore, the study suggests pedagogical practices involving educational games, investigative activities, concrete materials, and simulations, aiming not only at conceptual understanding but also at the development of problem-solving skills. The research is based on active learning methodologies and the theory of meaningful learning, emphasizing student protagonism and content contextualization. It concludes that teaching probability through students’ everyday experiences promotes more engaged learning and fosters the development of critical and reflective thinking. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Sousa (gabrielbsousa@aluno.uespi.br) on 2025-12-02T18:23:36Z No. of bitstreams: 1 Ensino de Probabilidade Através de Situações do Cotidiano e Contexto Escolares - Texto Definitivo.pdf: 871377 bytes, checksum: 3748bfaf0fd8b5491b8beedcf9805b1d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-12-03T11:36:31Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Sousa (gabrielbsousa@aluno.uespi.br) on 2025-12-04T12:51:03Z No. of bitstreams: 2 Ensino de Probabilidade Através de Situações do Cotidiano e Contexto Escolares - Texto Definitivo.pdf: 871377 bytes, checksum: 3748bfaf0fd8b5491b8beedcf9805b1d (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_Gabriel_Batista_assinado_assinado.pdf: 235667 bytes, checksum: 204a90c02c59135f615b372a822fe5c4 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO DEVE TER AS DUAS ASSINATURA DO AUTOR, E SÓ TEM ASSINATURA DE UM AUTOR on 2025-12-04T13:04:22Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Sousa (gabrielbsousa@aluno.uespi.br) on 2025-12-04T13:22:03Z No. of bitstreams: 2 Ensino de Probabilidade Através de Situações do Cotidiano e Contexto Escolares - Texto Definitivo.pdf: 871377 bytes, checksum: 3748bfaf0fd8b5491b8beedcf9805b1d (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_Gabriel_Batista_assinado_assinado_assinado.pdf: 265354 bytes, checksum: c3ee3c245c2cd385d6a9577c6b562520 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-04T14:00:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ensino de Probabilidade Através de Situações do Cotidiano e Contexto Escolares - Texto Definitivo.pdf: 871377 bytes, checksum: 3748bfaf0fd8b5491b8beedcf9805b1d (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_Gabriel_Batista_assinado_assinado_assinado.pdf: 265354 bytes, checksum: c3ee3c245c2cd385d6a9577c6b562520 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-04T14:00:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ensino de Probabilidade Através de Situações do Cotidiano e Contexto Escolares - Texto Definitivo.pdf: 871377 bytes, checksum: 3748bfaf0fd8b5491b8beedcf9805b1d (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_Gabriel_Batista_assinado_assinado_assinado.pdf: 265354 bytes, checksum: c3ee3c245c2cd385d6a9577c6b562520 (MD5) Previous issue date: 2025-11-26 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Probabilidade | por |
| dc.subject | Contextualização | por |
| dc.subject | Aprendizagem Significativa | por |
| dc.subject | Cotidiano | por |
| dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | Ensino de probabilidade através de situações do cotidiano e contextos escolares | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 850,95 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
