Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Áquila Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020223570505936por
dc.contributor.advisor1Santos, Anderson Felipe Leite dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7334656458261888por
dc.contributor.referee1Oliveira, Jucélia Maria Rocha-
dc.contributor.referee2Messias, Mariane Batista-
dc.date.accessioned2025-12-04T14:55:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Áquila Soares de. A geografia do cotidiano e a construção do raciocínio geográfico: um estudo numa escola municipal da zona rural de Floriano-PI . 2025. 40 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2826-
dc.description.resumoMuitas escolas rurais no Brasil enfrentam o desafio de articular os conteúdos curriculares à realidade dos estudantes. No ensino de Geografia, essa dificuldade pode comprometer o desenvolvimento do raciocínio geográfico, fundamental para a compreensão das relações espaciais e socioambientais do mundo atual. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar de que maneira o cotidiano dos discentes do 9º ano da zona rural de Floriano- PI contribui para a construção do raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, com dados quantitativos e qualitativos, a partir de um estudo de caso, que utilizou um questionário estruturado com quatro questões abertas e seis fechadas, aplicado a nove estudantes do referido município. O estudo busca compreender como o espaço vivido influencia o processo de aprendizagem e como o ensino pode se tornar mais significativo ao dialogar com a realidade dos educandos. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes demonstra interesse pela disciplina, especialmente quando os conteúdos se relacionam às vivências no campo, como agricultura, meio ambiente e clima. Verificou-se, contudo, que a contextualização dos conteúdos ainda é limitada, devido à falta de recursos didáticos e à ausência de metodologias mais participativas. Conclui-se que o cotidiano constitui uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, pois permite ao discente entender as relações entre sociedade e natureza e reconhecer-se como sujeito ativo na transformação do espaço.por
dc.description.abstractMany rural schools in Brazil face the challenge of aligning curricular content with the reality of their students. In the teaching of Geography, this difficulty can compromise the development of geographic reasoning, which is essential for understanding the spatial and socio- environmental relationships of the contemporary world. This Undergraduate Thesis aims to analyze how the daily life of 9th-grade students in the rural area of Floriano-PI contributes to the construction of geographic reasoning in Geography education. It is a mixed-methods study, combining quantitative and qualitative data, based on a case study, which employed a structured questionnaire with four open-ended and six closed-ended questions, applied to nine students from the municipality. The study seeks to understand how the lived space influences the learning process and how teaching can become more meaningful when it engages with the students’ reality. The results showed that most students demonstrate interest in the subject, especially when the content relates to rural experiences such as agriculture, environment, and climate. However, it was found that the contextualization of content is still limited due to the lack of teaching resources and the absence of more participatory methodologies. It is concluded that daily life constitutes an essential tool for developing geographic reasoning, as it allows students to understand the relationships between society and nature and to recognize themselves as active agents in the transformation of space.por
dc.description.provenanceSubmitted by Áquila Soares de Oliveira (aquilasdeoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-12-02T13:55:24Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 593463 bytes, checksum: 42711282b8c37e39e5c010b1a941ee86 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_28129_assinado_assinado.pdf: 95226 bytes, checksum: 61201bcb31b63015cad38870aad88759 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezada, Faltou a assinatura do orientador no Termo de autorização. on 2025-12-02T15:05:53Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Áquila Soares de Oliveira (aquilasdeoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-12-02T17:53:21Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 593463 bytes, checksum: 42711282b8c37e39e5c010b1a941ee86 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_28129_assinado_assinado.pdf: 171160 bytes, checksum: 905b353ae8126275242fc5348bd355f0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU COLOCAR O NOME DO TITULO NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-12-03T11:43:44Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Áquila Soares de Oliveira (aquilasdeoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-12-03T15:44:33Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 593463 bytes, checksum: 42711282b8c37e39e5c010b1a941ee86 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_28129_assinado_assinado.pdf: 147934 bytes, checksum: 0e0f22f8a9895cc8fcf1af87381360cb (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU ASSINATURA DO AUTOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-12-04T11:11:23Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Áquila Soares de Oliveira (aquilasdeoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-12-04T13:15:13Z No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 593463 bytes, checksum: 42711282b8c37e39e5c010b1a941ee86 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_28129_assinado_assinado.pdf: 147934 bytes, checksum: 0e0f22f8a9895cc8fcf1af87381360cb (MD5) Termo_de_Autorizacao.pdf: 55065 bytes, checksum: ee36dea64dce8653ee330a5635ef210c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU ASSINATURA DO ORIENTADOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-12-04T13:32:09Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Áquila Soares de Oliveira (aquilasdeoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-12-04T13:38:01Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 593463 bytes, checksum: 42711282b8c37e39e5c010b1a941ee86 (MD5) Termo_de_Autorizacao.pdf: 55065 bytes, checksum: ee36dea64dce8653ee330a5635ef210c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-04T14:55:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 593463 bytes, checksum: 42711282b8c37e39e5c010b1a941ee86 (MD5) Termo_de_Autorizacao.pdf: 55065 bytes, checksum: ee36dea64dce8653ee330a5635ef210c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-04T14:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 593463 bytes, checksum: 42711282b8c37e39e5c010b1a941ee86 (MD5) Termo_de_Autorizacao.pdf: 55065 bytes, checksum: ee36dea64dce8653ee330a5635ef210c (MD5) Previous issue date: 2025-11-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação no Campopor
dc.subjectRaciocínio Geográficopor
dc.subjectEspaço Vividopor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA geografia do cotidiano e a construção do raciocínio geográfico: um estudo numa escola municipal da zona rural de Floriano-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Geografia (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf579,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.