Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2857
Tipo do documento: Monografia
Título: Impactos do racismo em trajetórias acadêmicas: uma análise reflexiva sobre o sofrimento psíquico de mulheres negras estudantes de Psicologia
Título(s) alternativo(s): Impacts of Racism on Academic Trajectories: A Reflective Analysis of the Psychosocial Suffering of Black Women Psychology Students
Impactos del Racismo en Trayectorias Académicas: Un Análisis Reflexivo sobre el Sufrimiento Psíquico de Mujeres Negras Estudiantes de Psicología
Autor: Assis, Yasmim Silva de 
Primeiro orientador: Silva, Iraneide Soares da
Primeiro membro da banca: Rego, Natasha Karenina de Sousa
Segundo membro da banca: Fernandes, Ana Gabriela Nunes
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as intersecções entre racismo genderizado e sofrimento psíquico na trajetória acadêmica de mulheres negras estudantes do curso de Psicologia. Partindo da compreensão de que o sofrimento psíquico não pode ser reduzido a uma perspectiva individual ou patologizante, o trabalho adota uma abordagem interseccional e amparada na decolonialidade para analisar como o racismo estrutural, aliado ao sexismo, produz efeitos subjetivos e simbólicos profundos em mulheres negras no contexto universitário. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, partindo também do método da cartografia, que permitiu a pesquisadora ser observadora sensível e localizar o discurso, contrapondo a suposta neutralidade e universalidade acadêmica, que não é outra coisa senão branca, masculina e socialmente privilegiada. O referencial teórico foi construído com base em obras de autoras e autores como Neusa Santos Souza, Grada Kilomba, Sueli Carneiro, Audre Lorde, Frantz Fanon, Carla Akotirene e Cida Bento, entre outras/os que refletem sobre subjetividade, sofrimento psíquico, racismo, gênero, interseccionalidade e epistemologias negras. A análise foi estruturada em três objetivos centrais: investigar os efeitos do racismo na trajetória acadêmica de mulheres negras estudantes do curso de Psicologia e sua relação com o sofrimento psíquico; compreender a construção da imagem da mulher negra no Brasil e os efeitos desses estereótipos no imaginário social brasileiro; e analisar as estratégias de enfrentamento ao racismo e a necropolítica utilizadas por mulheres negras na academia, bem como a responsabilidade das instituições. Como principais resultados, identificou-se que o sofrimento psíquico vivenciado por mulheres negras acadêmica, para além de indicadores clínicos, se expressa por meio de angústias existenciais, tentativas de assimilação à branquitude, silenciamento, sentimentos de inadequação e evasão universitária. Esses efeitos derivam de violências simbólicas e institucionais, como o epistemicídio, o racismo institucional, a representação compulsória e a exclusão das epistemologias negras dos currículos acadêmicos. Por outro lado, o trabalho também evidencia estratégias de resistência construídas por essas mulheres, como o aquilombamento, a organização da raiva enquanto potência política, a construção coletiva da dororidade e a disputa por um feminismo interseccional a partir de espaços protagonizados por mulheres negras. Conclui-se que há urgência em repensar a Psicologia desde uma perspectiva antirracista e decolonial, que reconheça as subjetividades negras como legítimas e combata os processos de patologização das respostas à opressão. É necessário que as instituições de ensino superior, o Conselho Federal de Psicologia e o Estado, por meio das políticas públicas, assumam sua responsabilidade na transformação estrutural da formação em Psicologia, promovendo mudanças curriculares, ações de permanência e acolhimento para mulheres negras e o reconhecimento das epistemologias negras como parte integrante da ciência psicológica. O trabalho propõe-se como uma contribuição para a construção de uma Psicologia comprometida com as mudanças estruturais, que reconheça o sofrimento psíquico como expressão das opressões e que esteja preparada para escutar, acolher e fortalecer mulheres negras em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Abstract: This study aims to investigate the intersections between gendered racism and psychological suffering in the academic trajectory of Black women students in Psychology. Starting from the understanding that psychological suffering cannot be reduced to an individual or pathologizing perspective, the research adopts an intersectional and decolonial approach to analyze how structural racism, combined with sexism, produces profound subjective and symbolic effects on Black women in the university context. The methodology used was qualitative, exploratory, and bibliographic research, also employing the method of cartography, which enabled the researcher to act as a sensitive observer and to locate discourse, challenging the supposed neutrality and universality of academia, which is, in fact, white, male, and socially privileged. The theoretical framework was built upon the works of authors such as Neusa Santos Souza, Grada Kilomba, Sueli Carneiro, Audre Lorde, Frantz Fanon, Carla Akotirene, and Cida Bento, among others who reflect on subjectivity, psychological suffering, racism, gender, intersectionality, and Black epistemologies. The analysis was structured around three main objectives: to investigate the effects of racism on the academic path of Black women students in Psychology and its relation to psychological suffering; to understand the construction of the image of the Black woman in Brazil and the effects of these stereotypes on the Brazilian social imaginary; and to analyze the strategies of resistance to racism and necropolitics employed by Black women in academia, as well as the institutional responsibilities involved. The main findings reveal that the psychological suffering experienced by Black women in academia is not limited to clinical indicators but manifests through existential anguish, attempts to assimilate into whiteness, silencing, feelings of inadequacy, and academic dropout. These effects stem from symbolic and institutional violence, such as epistemicide, institutional racism, compulsory representation, and the exclusion of Black epistemologies from academic curricula. On the other hand, the study also highlights resistance strategies developed by these women, such as aquilombamento (community-based resistance), the political organization of rage, the collective construction of dororidade (shared pain and solidarity), and the struggle for an intersectional feminism rooted in spaces led by Black women. The study concludes that there is an urgent need to rethink Psychology from an anti-racist and decolonial perspective, one that recognizes Black subjectivities as legitimate and resists the pathologization of responses to oppression. Higher education institutions, the Federal Council of Psychology, and the State, through public policies, must assume responsibility for the structural transformation of Psychology training, promoting curriculum reform, retention and support initiatives for Black women, and the recognition of Black epistemologies as integral to psychological science. This research aims to contribute to the construction of a Psychology committed to structural change, one that acknowledges psychological suffering as an expression of oppression and is prepared to listen to, support, and empower Black women in their academic and professional journeys.
Palavras-chave: Racismo Genderizado
Sofrimento Psíquico
Mulheres Negras
Interseccionalidade
Psicologia
Gendered Racism
Psychological Suffering
Black Women
Intersectionality
Psychology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Psicologia
Citação: ASSIS, Yasmim Silva de. Impactos do racismo em trajetórias acadêmicas: uma análise reflexiva sobre o sofrimento psíquico de mulheres negras estudantes de Psicologia. 2025. 54 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2857
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA 569,8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.