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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2870| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Quando a viola fala: aspectos da vida social dos capoeiristas representados nas músicas de álbuns de capoeira da década de 1980 |
| Autor: | Oliviera, Francisco Mateus Machado de |
| Primeiro orientador: | Bezerra, Danilo Alves |
| Resumo: | Essa pesquisa aborda as representações da vida social dos capoeiristas da Primeira República (1889–1930) por meio da análise de cantigas presentes em dois álbuns de capoeira: Mestre Suassuna e Dirceu – Capoeira Cordão de Ouro, Vol. 3 (1983) e Mestre Waldemar, Mestre Canjiquinha – Capoeira, Volume 1 (1986). Parte-se do princípio de que essas músicas constituem fontes históricas pertinentes e capazes de revelar memórias coletivas, práticas cotidianas e formas de resistência dos grupos subalternizados, especialmente dos negros marginalizados no pós-abolição. A partir das obras dos mestres Suassuna, Waldemar e Canjiquinha, busca-se compreender como as letras expressam situações vividas, especificidades e visões de mundo que remontam ao contexto republicano pós-abolição, evidenciando a permanência das tensões raciais e sociais no imaginário capoeirista. A metodologia combina análise qualitativa e histórica das letras, além de contextualização das gravações, tratando as cantigas como arquivos sonoros da experiência popular. Os resultados demonstram como as músicas funcionam como pontes entre passado e presente, preservando saberes ancestrais e denunciando aspectos sociais e relações de poder. |
| Abstract: | This research addresses the representations of the social life of capoeira practitioners during the First Republic (1889–1930) through the analysis of songs present in two capoeira albums: Mestre Suassuna e Dirceu – Capoeira Cordão de Ouro, Vol. 3 (1983) and Mestre Waldemar, Mestre Canjiquinha – Capoeira, Volume 1 (1986). It starts from the principle that these songs constitute pertinent historical sources capable of revealing collective memories, daily practices, and forms of resistance of subalternized groups, especially marginalized Black people in the post-abolition period. Based on the works of masters Suassuna, Waldemar, and Canjiquinha, this study seeks to understand how the lyrics express lived experiences, specificities, and worldviews that date back to the post-abolition republican context, highlighting the persistence of racial and social tensions in the capoeira imaginary. The methodology combines qualitative and historical analysis of the lyrics, as well as contextualization of the recordings, treating the songs as sonic archives of popular experience. The results demonstrate how the songs function as bridges between past and present, preserving ancestral knowledge and denouncing social aspects and power relations. |
| Palavras-chave: | Capoeira Cantigas História Social Resistência Cultural Pós-Abolição |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | OLIVEIRA, Francisco Mateus Machado de. Quando a viola fala: aspectos da vida social dos capoeiristas representados nas músicas de álbuns de capoeira da década de 1980. 2025. 35 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2870 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
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