Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2903
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de intervenção pedagógica para o ensino de língua inglesa: aplicação da BNCC em um projeto paradidático
Autor: Ferreira, Alex Silva
Primeiro orientador: Campelo, Maria Luand Bezerra
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica voltada ao ensino de língua inglesa, fundamentada na aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no uso da literatura como recurso paradidático. O projeto foi desenvolvido a partir da obra Nature’s End (1986), de Whitley Strieber e James Kunetka, e busca promover o ato da leitura crítica e da escrita reflexiva dos estudantes que cursam o ensino médio, tanto em escolas públicas quanto particulares. O referencial teórico apoia-se nas contribuições de autores como Canagarajah (1999), Corchs (2006), Mota (2010) e Almeida Filho (2013). Autores estes que defendem uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de línguas, valorizando o papel ativo do aluno como sujeito crítico e participativo. A metodologia adotada é de caráter qualitativo e documental, conforme cita Minayo (2007) e Mario Cardano (2017), fundamentada na análise da BNCC e na adaptação pedagógica de trechos selecionados da obra literária, distribuídos em quatro planos de aula que integram os eixos de leitura, escrita e oralidade previstos para o ensino de língua inglesa. O estudo buscou demonstrar que o uso da literatura distópica como instrumento didático pode ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem que contribui para o desenvolvimento linguístico e crítico dos alunos, possibilitando a reflexão sobre problemáticas contemporâneas e a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.
Abstract: This Undergraduate Thesis aims to present a proposal for a pedagogical intervention focused on English language teaching, grounded in the application of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the use of literature as a supplementary didactic resource. The project was developed based on the novel Nature’s End (1986), by Whitley Strieber and James Kunetka, and seeks to promote the action of critical reading and reflective writing among high school students from both public and private schools. The theoretical framework draws on the contributions of authors such as Canagarajah (1999), Corchs (2006), Mota (2010), and Almeida Filho (2013), who advocate for a communicative and intercultural approach to language teaching, emphasizing the learner’s active role as a critical and participatory subject. The adopted methodology is qualitative and documentary in nature, as stated by Minayo (2007) and Mario Cardano (2017), and is based on the analysis of the BNCC and the pedagogical adaptation of selected excerpts from the literary work, distributed across four lesson plans that integrate the reading, writing, and speaking axes established for English language teaching. The study aimed to demonstrate that the use of dystopian literature as a teaching tool can effectively foster linguistic and critical development, encouraging reflection on contemporary issues and contributing to the formation of more conscious and engaged citizens.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Projeto Pedagógico
Ensino de Língua Inglesa
Literatura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: FERREIRA, Alex Silva. Proposta de intervenção pedagógica para o ensino de língua inglesa: aplicação da BNCC em um projeto paradidático. 2025. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Inglês ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2903
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf860,16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.