Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Carlos Renan Campelo-
dc.contributor.advisor1Brito, Janete Batista de-
dc.contributor.referee1Santos, Hillysson Bruno Sampaio dos-
dc.contributor.referee2Macedo Filho, Antonio de-
dc.contributor.referee3Brito, Janete Batista de-
dc.date.accessioned2025-12-12T12:52:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationGOMES, Carlos Renan Campelo. Leis de Newton: uma proposta experimental de baixo custo para o ensino de física. 14 f. Artigo (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2911-
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito central desenvolver uma proposta metodológica para o ensino das Leis de Newton, utilizando experimentos de baixo custo facilmente aplicáveis em salas de aula de escolas públicas. A pesquisa busca superar limitações do ensino tradicional de Física, promovendo, assim, uma aprendizagem significativa, tendo como alicerce o interesse e o protagonismo do aluno. Trata-se de uma investigação aplicada, de natureza qualitativa, voltada à elaboração e análise do experimento “Balão-Foguete”, um recurso simples que ilustra de maneira eficaz esses princípios físicos. Para examinar o movimento, empregou-se o software Tracker, ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeos, que possibilitou a coleta de dados de tempo (t) e posição (x). Concluiu-se, portanto, que integrar práticas experimentais acessíveis e metodologias ativas ao uso de tecnologias como o software Tracker é uma estratégia viável e eficaz. Essa abordagem favorece uma compreensão conceitual sólida e estimula o pensamento investigativo, tornando a aprendizagem em Física mais dinâmica, crítica e contextualizadapor
dc.description.abstractThis work aims to develop a methodological proposal for teaching Newton’s Laws, using low cost experiments easily applicable in public school classrooms. The research seeks to overcome limitations of traditional physics teaching, thus promoting meaningful learning, based on student interest and protagonism. It is an applied, qualitative investigation focused on the elaboration and analysis of the ”Balloon-Rocket” experiment, a simple resource that effectively illustrates these physical principles. To examine the movement, the Tracker software, a free video analysis and modeling tool, was used, allowing the collection of time (t) and position (x) data. It was concluded, therefore, that integrating accessible experimental practices and active methodologies with the use of technologies such as the Tracker software is a viable and effective strategy. This approach fosters a solid conceptual understanding and stimulates investigative thinking, making physics learning more dynamic, critical, and contextualized.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Gomes (carlosgomes@aluno.uespi.br) on 2025-12-05T20:34:21Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO_TCC__CARLOSRENAN_ (13).pdf: 721741 bytes, checksum: 0ff7342ff1012ffe3d81254626ab99ba (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-12-09T12:47:02Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Gomes (carlosgomes@aluno.uespi.br) on 2025-12-10T04:30:50Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO_TCC__CARLOSRENAN_ (13).pdf: 721741 bytes, checksum: 0ff7342ff1012ffe3d81254626ab99ba (MD5) TERMODEAUTORIZAÇÃO.CARLOSRENAN[1] (1).pdf: 171359 bytes, checksum: f7f6e1e2cd645fd8c44e677d7dd26624 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-12-10T12:17:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Gomes (carlosgomes@aluno.uespi.br) on 2025-12-10T20:03:55Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO_TCC__CARLOSRENAN_ (13).pdf: 721741 bytes, checksum: 0ff7342ff1012ffe3d81254626ab99ba (MD5) TERMODEAUTORIZACAO.CARLOSRENAN%5B1%5D_%281%29_assinado_assinado.pdf: 185803 bytes, checksum: 28657c8442c479f8f5917f4f89d8e015 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezado, Preencha e assine o Termo de Autorização, disponível no link: https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/termo-de-autorizacao-repositorio-uespi.pdf. O documento deve ser assinado pelo autor e pela orientadora. O que você anexou não está mais em vigor. on 2025-12-11T14:57:29Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Gomes (carlosgomes@aluno.uespi.br) on 2025-12-12T05:55:35Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO_TCC__CARLOSRENAN_ (13).pdf: 721741 bytes, checksum: 0ff7342ff1012ffe3d81254626ab99ba (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_%281%29_assinado_%281%29_assinado.pdf: 238852 bytes, checksum: b9bbb4396b5ef8507474d5cecc996601 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-12T12:52:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO_TCC__CARLOSRENAN_ (13).pdf: 721741 bytes, checksum: 0ff7342ff1012ffe3d81254626ab99ba (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_%281%29_assinado_%281%29_assinado.pdf: 238852 bytes, checksum: b9bbb4396b5ef8507474d5cecc996601 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-12T12:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO_TCC__CARLOSRENAN_ (13).pdf: 721741 bytes, checksum: 0ff7342ff1012ffe3d81254626ab99ba (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_%281%29_assinado_%281%29_assinado.pdf: 238852 bytes, checksum: b9bbb4396b5ef8507474d5cecc996601 (MD5) Previous issue date: 2025-11-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeis de Newtonpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectExperimentos de Baixo Custopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleLeis de Newton: uma proposta experimental de baixo custo para o ensino de Físicapor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf704,83 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.