Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2912
Tipo do documento: Monografia
Título: Práticas profissionais dos professores: percepções de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em Piracuruca-PI
Autor: Santos, Maria Milena Marques dos
Primeiro orientador: Moura, Adriana Borges Ferro
Primeiro membro da banca: Melo, Francisca Maria Sousa
Segundo membro da banca: Batista, Patrícia de Oliveira
Resumo: Este estudo aborda as práticas profissionais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Piracuruca–PI, buscando compreender como as docentes significam e diferenciam as dimensões educativa, pedagógica e docente no cotidiano escolar. Partiu-se da hipótese de que esses conceitos ainda não são claramente distinguidos, sendo frequentemente utilizados como termos semelhantes. O objetivo geral consistiu em analisar as percepções das professoras acerca de suas práticas profissionais, e, como objetivos específicos, conceituar essas práticas, identificar como interpretam os três termos (prática educativa, pedagógica e docente) e demonstrar as relações estabelecidas entre eles. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com quatro professoras da rede pública municipal. A análise dos dados foi realizada com base na proposta de Bardin (1977), organizada em categorias que permitiram interpretar os sentidos atribuídos às práticas. O referencial teórico fundamentou-se principalmente em autores como Libâneo (2001), Freire (2011), Tardif (2014), Moura (2014), Franco (2016), Abreu (2020), e outros que contribuíram significativamente com a pesquisa. Os resultados evidenciaram que as professoras compreendem suas práticas como um movimento construído nas experiências, nas interações e no fazer cotidiano, percebendo as três dimensões de forma integrada, articuladas e sobrepostas, mas com pouca clareza conceitual. As falas também revelaram a importância atribuída à formação docente, ainda que, em alguns casos, as experiências de formação continuada sejam vistas como repetitivas ou distantes da realidade escolar. As considerações finais indicam que a hipótese foi parcialmente confirmada e reforçam a necessidade de ampliar espaços formativos que promovam estudo, reflexão e desenvolvimento profissional, articulando teoria e experiência.
Abstract: This study addresses the professional practices of teachers in the early years of elementary education in Piracuruca, PI, seeking to understand how the educators signify and differentiate the educational, pedagogical, and teaching dimensions in the school's daily life. It was hypothesized that these concepts are not yet clearly distinguished, often being used as similar terms. The general objective was to analyze the teachers perceptions regarding their professional practices, and as specific objectives, to conceptualize these practices, identify how they interpret the three terms (educational, pedagogical, and teaching practices), and demonstrate the relationships established between them. The research adopted a qualitative approach, using semi-structured interviews with four teachers from the municipal public school system. The data analysis was conducted based on Bardin's (1977) proposal, organized into categories that allowed for the interpretation of the meanings attributed to the practices. The theoretical framework was mainly based on authors such as Libâneo (2001), Freire (2011), Tardif (2014), Moura (2014), Franco (2016), Abreu (2020), and others who significantly contributed to the research. The results showed that the teachers understand their practices as a movement built on experiences, interactions, and daily activities, perceiving the three dimensions as integrated, articulated, and overlapping, but with little conceptual clarity. The statements also revealed the importance attributed to teacher training, although, in some cases, the experiences of continuous training are seen as repetitive or distant from the school reality. The final considerations indicate that the hypothesis was partially confirmed and reinforce the need to expand training spaces that promote study, reflection, and professional development, articulating theory and experience.
Palavras-chave: Prática Educativa
Prática Pedagógica
Prática Docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SANTOS, Maria Milena Marques dos. Práticas profissionais dos professores: percepções de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em Piracuruca-PI. 2025. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2912
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.