Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Anderson Miranda de-
dc.contributor.advisor1Garcia, Eloise Cristina de Souza Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Nunes, Francisco Romário-
dc.date.accessioned2025-12-12T14:20:26Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Anderson Miranda de. Sequência didática para percepção da luz e do som aplicadas para alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2025. 95 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2918-
dc.description.resumoNeste trabalho partimos do uso de uma sequência didática experimental para alunos de 9ª ano baseada em habilidades da BNCC: (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciam que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina e (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana. O objetivo do trabalho é propor uma Sequência Didática para alunos do ensino fundamental com habilidades relacionadas a luz e som, com o auxílio de experimentos, como forma de desenvolver a percepção do aluno através da experimentação. A Sequência Didática desenvolvida foi aplicada em 8 aulas com alunos da rede municipal na Unidade Escolar Chico Monção, situada na cidade de Cocal/PI, as experiências em sala de aula foram selecionadas de forma a tornar mais fácil o entendimento de fenômenos audiovisuais. O presente produto tem como base a Teoria de Aprendizagem de David Ausubel (1963), com o intuito de melhorar o aprendizado com aplicação de estratégias relevantes. Os alunos munidos de base teórica sobre o assunto têm a chance de observar, perceber e analisar o conhecimento teórico obtido com a situação prática. Desse modo, os discentes podem compreender e chegar a conclusões com o professor auxiliando-os em eventuais dúvidas e indagações de forma a aliar a teoria e prática aplicadas, tornando o conhecimento mais sedimentado na percepção do aluno. O laboratório é uma parte importante do ensino de ciências naturais, mas no nosso país as escolas são carentes de tal estrutura que necessita, também, de técnicos para auxiliar os professores então para remediar essa carência no tema proposto por esse trabalho, que foi pensado em experiências para facilitar o entendimento teórico experimental. A metodologia de como se desenvolve a dinâmica é inicialmente com o aluno acompanhando a montagem dos experimentos, com materiais de baixo custo e acessível mostrando que é possível aliar aula teórica com a construção e demonstração de experimentos em sala de aula, sendo uma forma de preencher déficit experiências práticas nas disciplinas de ciências naturais. A introdução dos experimentos tiveram resultados positivos na melhora do aprendizado, devido à soma dos conteúdos teóricos, material de apoio de prática e experimentos práticos que reforçaram o entendimento do conteúdo.por
dc.description.abstractIn this work, we started with the use of an experimental didactic sequence for 9th grade students based on BNCC skills: (EF09CI04) Plan and execute experiments that demonstrate that all colors of light can be formed by the composition of the three primary colors of light and that the color of an object is also related to the color of the light that illuminates it and (EF09CI05) Investigate the main mechanisms involved in the transmission and reception of image and sound that revolutionized human communication systems. Propose a Didactic Sequence for elementary school students with skills related to light and sound, with the help of experiments, as a way to develop the student's perception through experimentation. Worked in 8 classes with students from the municipal network at the Chico Monção School Unit, located in the city of Cocal/PI, the classroom experiments were selected in order to make it easier to understand audiovisual phenomena. This product is based on David Ausubel's Learning Theory (1963), with the aim of improving learning by applying relevant strategies. Students equipped with a theoretical basis on the subject have the chance to observe, perceive and analyze the theoretical knowledge obtained with the practical situation. In this way, students can understand and reach conclusions with the teacher helping them with any doubts and questions in order to combine theory and applied practice, making the knowledge more solid in the student's perception. The laboratory is an important part of teaching natural sciences, but in our country schools lack such a structure that they also need technicians to assist teachers, so to remedy this deficiency in the theme proposed by this work, which was designed in experiments to facilitate theoretical-experimental understanding. The methodology of how the dynamic is developed is initially with the student following the assembly of the experiments, with low-cost and accessible materials showing that it is possible to combine theoretical classes with the construction and demonstration of experiments in the classroom, being a way to fill the gap in practical experiences in natural science disciplines. The introduction of experiments had positive results in improving learning, due to the sum of theoretical content, practical support material and practical experiments that reinforced the understanding of the content.eng
dc.description.provenanceSubmitted by anderson azevedo (amafisico@gmail.com) on 2025-11-26T19:12:11Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 7931643 bytes, checksum: 48eb5170e759c65ec6493bbbe13d2f41 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 220703 bytes, checksum: b2da7f4b0d6b0406c426cd23f051a021 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-11-27T11:43:14Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by anderson azevedo (amafisico@gmail.com) on 2025-12-08T18:32:10Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 7931643 bytes, checksum: 48eb5170e759c65ec6493bbbe13d2f41 (MD5) autorizacao_de_deposito_assinado_assinado.pdf: 287874 bytes, checksum: 1a481b4934abc38c4ec585f23968b4a3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU COLOCAR O NOME DO TITULO NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-12-09T13:28:06Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by anderson azevedo (amafisico@gmail.com) on 2025-12-09T14:44:26Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 7931643 bytes, checksum: 48eb5170e759c65ec6493bbbe13d2f41 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 287874 bytes, checksum: 1a481b4934abc38c4ec585f23968b4a3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezado, O campo titulo no termo de autorização deve ser preenchido com o titulo do trabalho. on 2025-12-09T15:16:20Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by anderson azevedo (amafisico@gmail.com) on 2025-12-10T18:05:38Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 7931643 bytes, checksum: 48eb5170e759c65ec6493bbbe13d2f41 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_PUBLICACAO.pdf: 317899 bytes, checksum: 816cbd38f163845444da189b2e48f3c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezado, Corrija o campo Título do Termo de Autorização com o título do trabalho. on 2025-12-11T15:04:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by anderson azevedo (amafisico@gmail.com) on 2025-12-11T17:25:55Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 7931643 bytes, checksum: 48eb5170e759c65ec6493bbbe13d2f41 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_PUBLICACAO_assinado_assinado.pdf: 317899 bytes, checksum: 816cbd38f163845444da189b2e48f3c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-12T14:20:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 7931643 bytes, checksum: 48eb5170e759c65ec6493bbbe13d2f41 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_PUBLICACAO_assinado_assinado.pdf: 317899 bytes, checksum: 816cbd38f163845444da189b2e48f3c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-12T14:20:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 7931643 bytes, checksum: 48eb5170e759c65ec6493bbbe13d2f41 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_PUBLICACAO_assinado_assinado.pdf: 317899 bytes, checksum: 816cbd38f163845444da189b2e48f3c9 (MD5) Previous issue date: 2025-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLuzpor
dc.subjectSompor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleSequência didática para percepção da luz e do som aplicadas para alunos do 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf7,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.