| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2921Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Ana Paula Teixeira dos | - |
| dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=937061420BB811BF644F8A62851F5D9A# | por |
| dc.contributor.advisor1 | Miranda, José da Cruz Bispo de | - |
| dc.contributor.referee1 | Rocha, Roberto Alvares | - |
| dc.contributor.referee2 | Jesus, Ranielle Pessoa de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-12T15:38:17Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Paula Teixeira dos. Comerciárias em Teresina: gênero, raça, educação, trabalho e seus impactos na mobilidade social. 2025. 38 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2921 | - |
| dc.description.resumo | As perspectivas interseccionais entre gênero, raça e classe e suas implicações no trabalho e na educação configuram um dos campos mais relevantes para a compreensão das desigualdades sociais no Brasil contemporâneo. O país, cuja história é marcada pela escravização e pelo racismo estrutural, ainda carrega as marcas profundas de um sistema socioeconômico que coloca as mulheres negras em posição de vulnerabilidade e marginalização, especialmente no mercado de trabalho. A mobilidade social dessas mulheres, entendida como a possibilidade de ascender econômica e socialmente, depende diretamente das condições educacionais, que, embora possam representar um caminho de superação das desigualdades, não atuam isoladamente para garantir essa ascensão. Este estudo tem como foco a análise dessas condições em Teresina, capital do estado do Piauí, buscando compreender como os elementos educacionais, aliados às questões de gênero e raça, impactam a trajetória das mulheres negras comerciárias em sua busca por mobilidade social no período entre 2022 e 2024. O objetivo foi analisar de que forma esses fatores influenciaram a inserção e a ascensão profissional dessas trabalhadoras. A pesquisa adotou abordagem mista, combinando análise de dados do IBGE e questionário semiestruturado. Os resultados indicaram que, embora a escolarização seja importante, ela não garante a mobilidade social, pois persistem barreiras raciais e de gênero. Conclui-se que a ascensão das mulheres negras depende de políticas integradas, incluindo ações afirmativas, qualificação profissional e medidas de combate ao racismo e sexismo. | por |
| dc.description.abstract | Intersectional perspectives on gender, race, and class, and their implications in work and education, constitute one of the most relevant fields for understanding social inequalities in contemporary Brazil. The country, whose history is marked by slavery and structural racism, still bears the deep imprints of a socioeconomic system that places Black women in positions of vulnerability and marginalization, especially in the labor market. The social mobility of these women, understood as the possibility of ascending economically and socially, directly depends on educational conditions, which, although they can represent a path to overcoming inequalities, do not act in isolation to guarantee such advancement. This study focuses on the analysis of these conditions in Teresina, the capital of Piauí, aiming to understand how educational factors, combined with issues of gender and race, impact the trajectories of Black women workers in their pursuit of social mobility between 2022 and 2024. The objective was to analyze how these factors influenced the employment and professional advancement of these workers. The research adopted a mixed-methods approach, combining IBGE data analysis and a semi-structured questionnaire. The results indicated that, although schooling is important, it does not guarantee social mobility, as racial and gender barriers persist. It is concluded that the advancement of Black women depends on integrated policies, including affirmative actions, professional training, and measures to combat racism and sexism. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Paula Teixeira dos Santos (anapaulateixeiradossantos@aluno.uespi.br) on 2025-12-11T20:21:06Z No. of bitstreams: 2 inbound6399754228973291200.pdf: 572839 bytes, checksum: e88c42533c0d739009379d90f89ff248 (MD5) inbound7114360365708703741.pdf: 80638 bytes, checksum: 217064ee886469183c234a38fdc3a2e4 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: ESSA ASSINATURA DO AUTOR NÃO É ACEITA, ASSINE PELO GOV on 2025-12-12T14:09:12Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Paula Teixeira dos Santos (anapaulateixeiradossantos@aluno.uespi.br) on 2025-12-12T14:51:36Z No. of bitstreams: 2 inbound6399754228973291200.pdf: 572839 bytes, checksum: e88c42533c0d739009379d90f89ff248 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_Publicacao_%281%29_assinado.pdf: 109968 bytes, checksum: 6853223df8ec8a2a2c6d7c488e9b0b95 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-12T15:38:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 inbound6399754228973291200.pdf: 572839 bytes, checksum: e88c42533c0d739009379d90f89ff248 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_Publicacao_%281%29_assinado.pdf: 109968 bytes, checksum: 6853223df8ec8a2a2c6d7c488e9b0b95 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-12T15:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 inbound6399754228973291200.pdf: 572839 bytes, checksum: e88c42533c0d739009379d90f89ff248 (MD5) Termo_de_Autorizacao_para_Publicacao_%281%29_assinado.pdf: 109968 bytes, checksum: 6853223df8ec8a2a2c6d7c488e9b0b95 (MD5) Previous issue date: 2025-11-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
| dc.relation | Questionário aplicado via Google Forms | por |
| dc.relation.references | ALMEIDA, S. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2018. BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C.; A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. CARNEIRO, S. Mulheres em movimento. São Paulo: Selo Negro, 2003. CRENSHAW, K. Demarginalizing the intersection of race and sex. University of Chicago Legal Forum, 1989. DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Mulheres no mercado de trabalho: desafios e desigualdades constantes. Boletim Especial. São Paulo: DIEESE, 8 mar. 2024. Disponível em: https: www.dieese.org.br/boletimespecial/2024/mulheres2024.pdf .Acesso em: 8 out. 2025. FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global, 1978. GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, 1982. HOOKS, B. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. In: HOLANDA, H. B. (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019 [texto original de 1995]. IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Informalidade no mercado de trabalho. Disponível em: https: /agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/42043-em-2023-pobreza-no-pais-cai-ao-menor-nivel-desde-2012 . Acesso em: 21 out. 2025. IPEA. Relatório de desigualdades raciais e de gênero no Brasil. Brasília: IPEA, 2024. SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2019. Instituto Ayabás. Disponível em: https://institutoayabas.com.br/sobre/ GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p. SCOTT, J. W. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Gênero | por |
| dc.subject | Raça | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.subject | Mercado de Trabalho | por |
| dc.subject | Interseccionalidades | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | por |
| dc.title | Comerciárias em Teresina: gênero, raça, educação, trabalho e seus impactos na mobilidade social | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Ciências Sociais (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 559,41 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
