Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2929
Tipo do documento: Artigo
Título: Gestão de riscos corporativos e sustentabilidade organizacional: uma revisão da literatura sob a perspectiva da ISO 31000
Autor: Silva, Janilson Jose Pereira
Primeiro orientador: Pessoa, Márcio Vinícius Brito
Resumo: Este trabalho objetivou analisar a aplicação das diretrizes da ISO 31000 na gestão de riscos corporativos e como ela contribui para a promoção da sustentabilidade organizacional. Tema bem relevante no cenário atual, em que as incertezas e mudanças trazem desafios complexos para as organizações. A gestão de riscos surge aqui como uma ferramenta para ajudar as organizações a se manterem ativas nesses cenários incertos. Tendo isso em mente, se elaborou o problema de pesquisa: de que forma a aplicação das diretrizes da ISO 31000 na gestão de riscos corporativos contribui para a promoção da sustentabilidade organizacional? E a partir dessa questão, fez-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de informações foi feita em fontes secundárias, por meio de uma revisão bibliográfica. Ao final deste trabalho foi comprovado que a gestão de riscos contribui para a sustentabilidade organizacional, melhora a governança corporativa, a tomada de decisão e diminui as incertezas. Além disso, este trabalho apresenta vários conceitos importantes, como o conceito de gestão de riscos e o de sustentabilidade organizacional.
Abstract: This study aimed to analyze the application of ISO 31000 guidelines in corporate risk management and how it contributes to promoting organizational sustainability. This is a highly relevant topic in the current scenario, where uncertainties and changes bring complex challenges to organizations. Risk management emerges as a tool to help organizations remain active in these uncertain scenarios. With this in mind, the research problem was formulated: how does the application of ISO 31000 guidelines in corporate risk management contribute to promoting organizational sustainability? Based on this question, a qualitative research approach was used. Information was collected from secondary sources through a literature review. The study concluded that risk management contributes to organizational sustainability, improves corporate governance and decision-making, and reduces uncertainty. Furthermore, this work presents several important concepts, such as the concept of risk management and organizational sustainability.
Palavras-chave: Gestão de Riscos
Sustentabilidade Organizacional
ISO 31000
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Administração
Citação: SILVA, Janilson José Pereira da. Gestão de riscos corporativos e sustentabilidade organizacional: uma revisão da literatura sob a perspectiva da ISO 31000. 2025. 20 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2929
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf329,63 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.