| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2943| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | “They don’t control us”: ideologia nas cartas de Clancy em Trench (2018), à luz dos estudos culturais |
| Autor: | Silva, Franciel Araujo |
| Primeiro orientador: | Silva, Ruan Nunes |
| Primeiro membro da banca: | Cunha, Renata Cristina da |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro |
| Resumo: | As obras literárias, além de serem formas de entretenimento, podem agir também como espelhos “deformantes”, traduzindo e incorporando pensamentos e ideologias do contexto social e cultural nos quais se insere. Twenty One Pilots é uma banda estadunidense que por meio das suas produções audiovisuais contam histórias, que situadas em um contexto histórico, carregam valores do seu tempo. Em sua narrativa Trench (2018) a banda narra a história do personagem Clancy, que oferece uma perspectiva interna da cidade de Dema, registrando seu processo de conscientização ideológica. Clancy, enquanto narrador e personagem, representa o indivíduo que começa a questionar o sistema opressor em que vive. Ao longo das cartas, ele relata seu despertar crítico, seu contato com os Banditos e sua tentativa de fuga, expondo fissuras e contradições na estrutura ideológica dominante. Diante do exposto, esse trabalho visa responder a seguinte pergunta: De que formas o Clancy questiona e reforça a ideologia dominante nas cartas de Trench (2018) a partir dos Estudos Culturais? A fim de responder esta questão, foi formulado como objetivo geral investigar de que formas Clancy questiona e reforça a ideologia dominante nas cartas de Trench (2018) a partir dos Estudos Culturais. Para alcançar esse objetivo geral, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir os pressupostos teóricos dos Estudos Culturais com ênfase no conceito de ideologia (ii) identificar de que formas Clancy questiona a ideologia dominante; (iii) Identificar de que formas Clancy reforça a ideologia dominante. Em relação ao percurso metodológico, esta pesquisa possui abordagem qualitativa e cunho exploratório e interpretativista. Com relação ao tipo, descrevemos como uma pesquisa bibliográfica. Este trabalho está embasado nos estudos de Marilena Chauí (2025) e Raymond Willians (1983; 2011), entre outros. |
| Abstract: | Literary works, beyond serving as entertainment, can also play as "distorting" mirrors, translating and incorporating thoughts and ideologies from the social and cultural context in which they are embedded. Twenty One Pilots is an American band that, through its audiovisual productions, tells stories that, situated in a historical context, convey the values of their time. In their narrative Trench (2018), the band tells the story of the character Clancy, who offers an internal perspective of the city of Dema, documenting his process of ideological awareness. Clancy, as both narrator and character, represents an individual who begins to question the oppressive system in which he lives. Throughout the letters, he recounts his critical awakening, his contact with the Banditos, and his attempt to escape, exposing fractures and contradictions in the dominant ideological structure. Given this context, this research aims to answer the following question: In what ways does Clancy question and reinforce the dominant ideology in the Trench (2018) letters through the lens of Cultural Studies? In order to address this question, the general objective is to investigate how Clancy questions and reinforces the dominant ideology in the Trench (2018) letters through Cultural Studies. To achieve this goal, the following specific objectives were established: (i) to discuss the theoretical assumptions of Cultural Studies with an emphasis on the concept of ideology; (ii) to identify how Clancy questions the dominant ideology; and (iii) to identify how Clancy reinforces the dominant ideology. Regarding the methodological approach, this is a qualitative study with an exploratory and interpretive character. As for the type of research, it is described as bibliographic. This work is grounded, among others, on the studies of Marilena Chauí (2025) and Raymond Williams (1983; 2011). |
| Palavras-chave: | Estudos Culturais Ideologia Twenty One Pilots |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | Silva, Franciel Araujo. “They don’t control us”: ideologia nas cartas de Clancy em Trench (2018), à luz dos estudos culturais. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2943 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
