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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Eduardo de Sousa-
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Carmem Bezerra-
dc.date.accessioned2025-12-15T15:10:38Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCARVALHO, Eduardo de Sousa. Avaliação da aprendizagem e a primeira infância: significados atribuídos pelos docentes que atuam na Educação Infantil. 2025. 35 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí , Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2945-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a avaliação na Educação Infantil, compreendida como um processo contínuo e sensível. A pesquisa parte da premissa de que avaliar é observar, escutar e interpretar, com intencionalidade, os percursos individuais e coletivos das crianças. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como as professoras da Educação Infantil concebem a avaliação da aprendizagem na primeira infância, buscando compreender suas práticas, e desafios enfrentados no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada com quatro professoras da Educação Infantil em uma instituição pública localizada no município de Ipiranga do Piauí. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, que permitiram identificar as dificuldades, suas concepções e os métodos que utilizam para acompanhar o desenvolvimento das crianças. A fundamentação teórica do trabalho baseou-se em autores que discutem a avaliação sob uma perspectiva crítica e humanizada. Entre eles, destacam-se Hoffmann (2015), Drumond (2018), Luckesi (1994, 2001, 2012), Luckesi (2008) e os documentos oficiais como RCNEI (1998). BCNCC (2017). Os resultados revelaram que, embora as professoras compreendam a avaliação como processo contínuo e voltado ao desenvolvimento, ainda enfrentam dificuldades relacionadas à sistematização dos registros, à formação e às exigências institucionais. Este estudo contribui para o debate sobre a avaliação na primeira infância e aponta para a necessidade de investimentos em formação, valorização profissional e políticas educacionais. Sugere-se, ainda, a realização de novas pesquisas que aprofundem a relação entre avaliação e planejamento pedagógico.por
dc.description.abstractThis study focuses on assessment in Early Childhood Education, understood as a continuous and sensitive process. The research is based on the premise that assessment involves observing, listening to, and intentionally interpreting the individual and collective paths of children. The general objective of the research was to investigate how early childhood education teachers conceive of learning assessment in early childhood, seeking to understand their practices and the challenges they face in their daily school life. This is a qualitative, exploratory research study conducted with four early childhood education teachers in a public institution located in the municipality of Ipiranga do Piauí. The instrument used for data collection was a questionnaire composed of open and closed questions, which allowed the identification of difficulties, their conceptions, and the methods they use to monitor children's development. The theoretical framework of the study was based on authors who discuss assessment from a critical and humanized perspective. Among them are Hoffmann (2015), Drumond (2018), Luckesi (1994, 2001, 2012), Luckesi (2008) and official documents such as RCNEI (1998) and BCNCC (2017). The results revealed that, although the teachers understand assessment as a continuous and development-oriented process, they still face difficulties related to the systematization of records, training, and institutional requirements. This study contributes to the debate on assessment in early childhood and points to the need for investment in training, professional development, and educational policies. Further research is suggested to deepen the relationship between assessment and pedagogical planning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Eduardo CARVALHO (eduardodesousac@aluno.uespi.br) on 2025-12-14T01:03:46Z No. of bitstreams: 2 artigo completo.pdf: 455699 bytes, checksum: 5cc03a713a15881a98de12530f10df41 (MD5) termo de autorização para publicação..pdf: 169585 bytes, checksum: ee93b9f81bdb7c466a1df0e968a36f04 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-15T15:10:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 artigo completo.pdf: 455699 bytes, checksum: 5cc03a713a15881a98de12530f10df41 (MD5) termo de autorização para publicação..pdf: 169585 bytes, checksum: ee93b9f81bdb7c466a1df0e968a36f04 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-15T15:10:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 artigo completo.pdf: 455699 bytes, checksum: 5cc03a713a15881a98de12530f10df41 (MD5) termo de autorização para publicação..pdf: 169585 bytes, checksum: ee93b9f81bdb7c466a1df0e968a36f04 (MD5) Previous issue date: 2025-11-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação da aprendizagem e a primeira infância: significados atribuídos pelos docentes que atuam na educação infantilpor
dc.title.alternativeAssessment of learning and early childhood: meanings attributed by teachers working in early childhood educationeng
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

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