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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRêgo, Rita de Cássia Moura-
dc.contributor.advisor1Luz, Thaizi Helena Barbosa e Silva-
dc.contributor.referee1Silva, Fabrícia Gomes da-
dc.contributor.referee2Silva, Joselma Gomes Santos-
dc.date.accessioned2025-12-16T12:20:38Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRÊGO, Rita de Cássio Moura. A importância da ludicidade no processo de alfabetização nos anos iniciais. 2025. 31 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2949-
dc.description.resumoO presente artigo discorre em torno da importância da ludicidade no processo de alfabetização nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa parte do princípio de que o aprendizado deve ser significativo, prazeroso e criativo, valorizando o brincar, os jogos e as práticas lúdicas como instrumentos que tornam a sala de aula um espaço dinâmico, de interação e protagonismo infantil. Fundamentado metodologicamente, através pesquisa qualitativa de campo, realizada em duas escolas da zona rural de Picos (PI), com dois professores atuantes nos 2º e 3º anos do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita por meio de questionários, buscando compreender as experiências docentes e as estratégias utilizadas para integrar jogos, brincadeiras e atividades lúdicas ao processo de alfabetização em autores como Vygotsky (2007) e Piaget (1971), o estudo demonstra que o lúdico não é mero entretenimento, mas um recurso pedagógico capaz de estimular a curiosidade, o raciocínio, a socialização e o equilíbrio emocional, onde se objetivou em analisar a importância da ludicidade no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Com isso se observou que a integração entre alfabetização e letramento, quando mediada por práticas lúdicas, e como estimulam a compreensão crítica da realidade e fortalece o vínculo entre o estudante e o conhecimento. Assim, conclui-se que a ludicidade deve ser vista não como um complemento, mas como princípio estruturante da prática pedagógica, contribuindo para uma educação mais humana, significativa e inclusiva, capaz de formar sujeitos criativos, críticos e socialmente participativos.por
dc.description.abstractThis article discusses the importance of playfulness in the literacy process in the early years of elementary education. The research is based on the principle that learning should be meaningful, enjoyable, and creative, valuing play, games, and playful activities as tools that make the classroom a dynamic space for interaction and children's active participation. Methodologically grounded through qualitative field research conducted in two schools in the rural area of Picos (PI), with two teachers working in the 2nd and 3rd grades of elementary school. Data collection was carried out through questionnaires, aiming to understand the teaching experiences and strategies used to integrate games, play, and playful activities into the literacy process. Drawing on authors such as Vygotsky (2007) and Piaget (1971), the study shows that playfulness is not mere entertainment, but a pedagogical resource capable of stimulating curiosity, reasoning, socialization, and emotional balance, where the aim was to analyze the importance of playfulness in the cognitive, social, and emotional development of children. It was observed that the integration of literacy and reading and writing practices, when mediated by playful activities, stimulates critical understanding of reality and strengthens the bond between the student and knowledge. Thus, it is concluded that playfulness should be seen not as a complement, but as a structuring principle of pedagogical practice, contributing to a more human, meaningful, and inclusive education, capable of forming creative, critical, and socially engaged individuals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rita Rêgo (ritadecmr@aluno.uespi.br) on 2025-12-15T18:09:31Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO_COMPLETO ok.pdf: 376366 bytes, checksum: 2caa2ba73728d4c56e90489f8113ed8e (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-assinado de forma manual (1).pdf: 46189 bytes, checksum: 8e249e593217c9fbc201e89471bf983c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-16T12:20:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO_COMPLETO ok.pdf: 376366 bytes, checksum: 2caa2ba73728d4c56e90489f8113ed8e (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-assinado de forma manual (1).pdf: 46189 bytes, checksum: 8e249e593217c9fbc201e89471bf983c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-16T12:20:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO_COMPLETO ok.pdf: 376366 bytes, checksum: 2caa2ba73728d4c56e90489f8113ed8e (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-assinado de forma manual (1).pdf: 46189 bytes, checksum: 8e249e593217c9fbc201e89471bf983c (MD5) Previous issue date: 2025-12-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas Lúdicaspor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectCriançaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA importância da ludicidade no processo de alfabetização nos anos iniciaispor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

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