Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Ivonilde Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9388248813121217por
dc.contributor.advisor1Ramos, Norma Suely Campos-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Silvana Silva da-
dc.contributor.referee2Carvalho, Anna Glyds Alves Melo-
dc.date.accessioned2025-12-16T14:52:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Ivonilde Santos. A relação entre fluência e compreensão leitora no ensino fundamental. 2025. 66 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2956-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva analisar a relação de interdependência entre o desenvolvimento da fluência e a aquisição da compreensão leitora no contexto do Ensino Fundamental. O estudo é motivado pela crise de proficiência leitora no Brasil, evidenciada pelo aumento alarmante de pré-leitores e analfabetos funcionais nos dados de avaliações externas (SAEB/CAEd). Ancorado em uma pesquisa bibliográfica que explora a Concepção da Leitura e o Modelo de Dupla Rota, este trabalho argumenta que a fluência é a condição facilitadora para a compreensão. A fluência é definida pelos seus componentes de Precisão, Velocidade e Prosódia (Vieira, 2019). O domínio desses componentes leva à automatização da decodificação por meio do uso eficiente da Rota Lexical, o que é crucial para liberar a capacidade cognitiva do leitor. Com a decodificação automatizada, o leitor consegue direcionar sua atenção e seus recursos mentais para a mobilização de estratégias de alto nível – como inferir, monitorar a coerência e sintetizar o texto –, conforme as diretrizes de Isabel Solé (1998). O estudo conclui que a ausência do desenvolvimento pleno da fluência atua como um obstáculo cognitivo que impede a aplicação eficaz das estratégias, travando o acesso ao significado pleno e crítico do texto. Portanto, o investimento no ensino explícito da fluência e de suas estratégias é um desafio didático urgente e fundamental para garantir a proficiência leitora. Palavras-chave: Fluência Leitora; Compreensão Textual; Rotas de Leitura; Estratégias de Leitura; Educação Básica.por
dc.description.abstractThe present course completion paper (TCC) aims to analyze the interdependent relationship between the development of fluency and the acquisition of reading comprehension in the context of Basic Education. The study is motivated by the reading proficiency crisis in Brazil, evidenced by the alarming increase in pre-readers and functional illiterates in external assessment data (SAEB/CAEd).Anchored in bibliographic research that explores the Conception of Reading and the Dual-Route Model, this work argues that fluency is the facilitating condition for comprehension. Fluency is defined by its components: Accuracy, Speed, and Prosody (Vieira, 2019). The mastery of these components leads to the automatization of decoding through the efficient use of the Lexical Route, which is crucial for liberating the reader's cognitive capacity. With automated decoding, the reader can direct their attention and mental resources toward mobilizing high-level strategies—such as inferring, monitoring coherence, and synthesizing the text—in accordance with Isabel Solé (1998) guidelines. The study concludes that the absence of the full development of fluency acts as a cognitive obstacle that prevents the effective application of strategies, blocking access to the full and critical meaning of the text. Therefore, investment in the explicit teaching of fluency and its strategies is an urgent and fundamental didactic challenge for ensuring reading proficiency. Keywords: Reading Fluency; Text Comprehension; Reading Routes; Reading Strategies; Basic Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Santos silva (mariaivonildessilva@aluno.uespi.br) on 2025-12-15T22:54:03Z No. of bitstreams: 3 monografia fluência ivonilde.pdf: 30207469 bytes, checksum: a427b36f71fb8e723b6cc720c897474a (MD5) termode autorização de obra do tcc.pdf: 877537 bytes, checksum: c513e4423aa2f240ae4ff2858d9da3e7 (MD5) ATA TCC Ivonilde.pdf: 190110 bytes, checksum: ba008f5329b0305a16e290088db819a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU ASSINATURA DO ORIENTADOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-12-16T12:59:50Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Santos silva (mariaivonildessilva@aluno.uespi.br) on 2025-12-16T14:18:18Z No. of bitstreams: 3 monografia fluência ivonilde.pdf: 30207469 bytes, checksum: a427b36f71fb8e723b6cc720c897474a (MD5) ATA TCC Ivonilde.pdf: 190110 bytes, checksum: ba008f5329b0305a16e290088db819a2 (MD5) termoassinadoivonildenorma.pdf: 671352 bytes, checksum: 65355a866e5b1432d51db9d2ff7987db (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-16T14:52:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 monografia fluência ivonilde.pdf: 30207469 bytes, checksum: a427b36f71fb8e723b6cc720c897474a (MD5) ATA TCC Ivonilde.pdf: 190110 bytes, checksum: ba008f5329b0305a16e290088db819a2 (MD5) termoassinadoivonildenorma.pdf: 671352 bytes, checksum: 65355a866e5b1432d51db9d2ff7987db (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-16T14:52:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 monografia fluência ivonilde.pdf: 30207469 bytes, checksum: a427b36f71fb8e723b6cc720c897474a (MD5) ATA TCC Ivonilde.pdf: 190110 bytes, checksum: ba008f5329b0305a16e290088db819a2 (MD5) termoassinadoivonildenorma.pdf: 671352 bytes, checksum: 65355a866e5b1432d51db9d2ff7987db (MD5) Previous issue date: 2025-12-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFluência Leitorapor
dc.subjectCompreensão Textualpor
dc.subjectRotas de Leiturapor
dc.subjectEstratégias de Leiturapor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA relação entre fluência e compreensão leitora no ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf29,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.