Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Gustavo Ponciano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242854717745443por
dc.contributor.advisor1Sá, José Luiz Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170739079028304por
dc.contributor.advisor2França, Aline Aparecida Carvalho-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2686904771955300por
dc.date.accessioned2025-12-16T15:49:23Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOURA, Gustavo Ponciano. Trilhas da química: uma forma lúdica para identificação de funções orgânicas. 2025. 13 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2959-
dc.description.resumoEste trabalho propõe apresentar os desdobramentos decorrentes do planejamento e implementação de um jogo didático focado na identificação de funções orgânicas. O experimento foi conduzido em turmas de Química do segundo ano do ensino médio, no período matutino de uma escola pública, localizada em Teresina-PI. Participaram do estudo um total de 26 estudantes distribuídos nas três turmas de química. Para a coleta de dados, empregamos dois questionários contendo perguntas tanto objetivas quanto subjetivas. O desenvolvimento do trabalho compreendeu cinco aulas, sendo a primeira destinada a um diagnóstico, por meio de uma revisão do conteúdo de funções orgânicas, levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. As duas aulas seguintes foram dedicadas à aplicação do jogo em todas as turmas, enquanto as duas subsequentes foram reservadas para a aplicação e discussão dos questionários. Os resultados primordiais destacam que os estudantes se sentiram mais capacitados para abordar questões envolvendo funções orgânicas após a participação no jogo. Este não apenas potencializou a interação entre os alunos, mas também incentivou a revisão dos conteúdos, despertando um renovado interesse pela disciplina de Química.por
dc.description.abstractThis study presents the results of the planning and implementation of a didactic game named "Chemistry Trails", designed to reinforce the identification of organic functions. The research was conducted with [XX] high school sophomores (2nd year) from a public state school located in Teresina, Piauí, Brazil. The methodology followed a quali-quantitative approach, involving a diagnostic questionnaire, a review class, the game application, and a final evaluation. The results indicate that the game had a positive impact on student learning, significantly increasing their confidence and motivation regarding Organic Chemistry. In addition, the activity fostered interaction among students and created a more dynamic and engaging learning environment, demonstrating the effectiveness of gamification in the educational process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-16T15:49:06Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 509093 bytes, checksum: 14422f8dca56757ad480e7da70c97604 (MD5) Termo Gustavo.pdf: 258450 bytes, checksum: 9ab7d446d1bfaebdbcd976ae52b65be3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-16T15:49:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 509093 bytes, checksum: 14422f8dca56757ad480e7da70c97604 (MD5) Termo Gustavo.pdf: 258450 bytes, checksum: 9ab7d446d1bfaebdbcd976ae52b65be3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-16T15:49:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 509093 bytes, checksum: 14422f8dca56757ad480e7da70c97604 (MD5) Termo Gustavo.pdf: 258450 bytes, checksum: 9ab7d446d1bfaebdbcd976ae52b65be3 (MD5) Previous issue date: 2025-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectFunções Orgânicaspor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectJogo Didáticopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleTrilhas da química: uma forma lúdica para identificação de funções orgânicaspor
dc.title.alternativeChemistry Trails: A fun way to identify organic functionseng
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Química (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf497,16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.