| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2959Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Moura, Gustavo Ponciano | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9242854717745443 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Sá, José Luiz Silva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8170739079028304 | por |
| dc.contributor.advisor2 | França, Aline Aparecida Carvalho | - |
| dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2686904771955300 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-12-16T15:49:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MOURA, Gustavo Ponciano. Trilhas da química: uma forma lúdica para identificação de funções orgânicas. 2025. 13 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2959 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho propõe apresentar os desdobramentos decorrentes do planejamento e implementação de um jogo didático focado na identificação de funções orgânicas. O experimento foi conduzido em turmas de Química do segundo ano do ensino médio, no período matutino de uma escola pública, localizada em Teresina-PI. Participaram do estudo um total de 26 estudantes distribuídos nas três turmas de química. Para a coleta de dados, empregamos dois questionários contendo perguntas tanto objetivas quanto subjetivas. O desenvolvimento do trabalho compreendeu cinco aulas, sendo a primeira destinada a um diagnóstico, por meio de uma revisão do conteúdo de funções orgânicas, levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. As duas aulas seguintes foram dedicadas à aplicação do jogo em todas as turmas, enquanto as duas subsequentes foram reservadas para a aplicação e discussão dos questionários. Os resultados primordiais destacam que os estudantes se sentiram mais capacitados para abordar questões envolvendo funções orgânicas após a participação no jogo. Este não apenas potencializou a interação entre os alunos, mas também incentivou a revisão dos conteúdos, despertando um renovado interesse pela disciplina de Química. | por |
| dc.description.abstract | This study presents the results of the planning and implementation of a didactic game named "Chemistry Trails", designed to reinforce the identification of organic functions. The research was conducted with [XX] high school sophomores (2nd year) from a public state school located in Teresina, Piauí, Brazil. The methodology followed a quali-quantitative approach, involving a diagnostic questionnaire, a review class, the game application, and a final evaluation. The results indicate that the game had a positive impact on student learning, significantly increasing their confidence and motivation regarding Organic Chemistry. In addition, the activity fostered interaction among students and created a more dynamic and engaging learning environment, demonstrating the effectiveness of gamification in the educational process. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-16T15:49:06Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 509093 bytes, checksum: 14422f8dca56757ad480e7da70c97604 (MD5) Termo Gustavo.pdf: 258450 bytes, checksum: 9ab7d446d1bfaebdbcd976ae52b65be3 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-16T15:49:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 509093 bytes, checksum: 14422f8dca56757ad480e7da70c97604 (MD5) Termo Gustavo.pdf: 258450 bytes, checksum: 9ab7d446d1bfaebdbcd976ae52b65be3 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-16T15:49:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 509093 bytes, checksum: 14422f8dca56757ad480e7da70c97604 (MD5) Termo Gustavo.pdf: 258450 bytes, checksum: 9ab7d446d1bfaebdbcd976ae52b65be3 (MD5) Previous issue date: 2025-12-13 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Química | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino de Química | por |
| dc.subject | Funções Orgânicas | por |
| dc.subject | Metodologias Ativas | por |
| dc.subject | Jogo Didático | por |
| dc.subject | Gamificação | por |
| dc.subject | Ensino Médio | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
| dc.title | Trilhas da química: uma forma lúdica para identificação de funções orgânicas | por |
| dc.title.alternative | Chemistry Trails: A fun way to identify organic functions | eng |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Química (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 497,16 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
