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dc.creatorSousa, Jamynny Vitória Rodrigues de Carvalho-
dc.creator.Lattes0096836662522966por
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Carmem Bezerra-
dc.contributor.advisor1Lattes0976388342671992por
dc.contributor.referee1Lima, Maria Carmem Bezerra-
dc.contributor.referee1Lattes0976388342671992por
dc.contributor.referee2Luz, Thaizi Helena Barbosa e Silva-
dc.contributor.referee2Lattes3393825749363524por
dc.contributor.referee3Oliveira, Jefferson Antônio de-
dc.contributor.referee3Lattes5340406400152972por
dc.date.accessioned2025-12-18T13:04:52Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Jamynny Vitória Rodrigues de Carvalho. Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e a formação continuada: percepções de docentes em Oeiras-PI. 2025. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2972-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o tema de formação continuada e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaca-se o processo de elaboração da BNCC, seu contexto histórico e político, o debate sobre a implementação da BNCC e debates sobre as formações oferecidas, desafios, estratégias e influências causadas no ambiente e dos agentes educacionais. Teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores da Educação Infantil da rede municipal de Oeiras, no Piauí, acerca desse processo formativo com foco no documento. A argumentação foi construída a partir da análise crítica dos questionários, fundamentados por autores como Nogueira e Borges (2023), Gasperi, Martins e Emmel (2022), Aguiar (2018), Barbosa (2019), Bachtchen e Lira (2024) e Santos (2022) e em documentos da legislação educacional vigente referente à Educação Infantil. Busca analisar o olhar desses profissionais sobre as ações de formação continuada relacionadas à BNCC, no município de Oeiras-PI. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com um questionário com 6 questões abertas como instrumento de coleta de dados. Diante de tais respostas, constatou-se que a operacionalização da BNCC ainda é um processo complexo, marcado por tensões, desafios e a dificuldade de articular os campos de experiências às realidades locais. O distanciamento entre as orientações normativas e as condições reais de trabalho gera frustração e limita o alcance das propostas do documento. Além disso, revelou o esforço da Secretaria em promover momentos de estudo e reflexão sobre a BNCC, evidenciando comprometimento com a atuação docente. Contudo, tais ações ainda ocorrem de forma pontual, com ênfase na transmissão de informações e pouca continuidade, o que fragiliza o impacto na prática pedagógica. Por fim, verificou-se que a formação continuada tem potencial para aprimorar o trabalho docente quando é contínua, participativa e alinhada às necessidades reais das escolas. Conclui-se que a efetiva implementação da BNCC depende de políticas que assegurem tempo, recursos e acompanhamento pedagógico, além de valorizar o professor como protagonista na construção coletiva de saberes e na promoção de práticas críticas e significativas. Ou seja, entende-se que há iniciativas, no entanto, não são consistentes e encontram-se distantes da realidade escolar, destacando as lacunas na implementação prática das orientações da BNCC. Assim, ressalta-se que fortalecer esse tipo de formação é essencial para consolidar a BNCC na Educação Infantil, exigindo políticas públicas que garantam tempo, continuidade, insumos e valorização docente. Palavras-chaves: BNCC; Educação Infantil; formação continuada; percepções docentes.por
dc.description.abstractThis research addresses the topic of continuing education and the Brazilian National Common Curriculum Base (BNCC). It highlights the process of developing the BNCC, its historical and political context, the debate on its implementation, and discussions about the training offered, challenges, strategies, and influences on the educational environment and agents. Its general objective was to analyze the perceptions of early childhood education teachers in the municipal network of Oeiras, Piauí, regarding this training process, focusing on the document. The argument was constructed from a critical analysis of the questionnaires, based on authors such as Nogueira and Borges (2023), Gasperi, Martins and Emmel (2022), Aguiar (2018), Barbosa(2019), Bachtchen and Lira (2024), and Santos (2022), and on current educational legislation related to early childhood education. It seeks to analyze these professionals' perspectives on continuing education actions related to the BNCC in the municipality of Oeiras-PI. A qualitative approach was used, employing a questionnaire with six open-ended questions as a data collection instrument. Based on the responses, it was found that the operationalization of the BNCC (National Common Core Curriculum) is still a complex process, marked by tensions, challenges, and the difficulty of articulating the fields of experience with local realities. The gap between normative guidelines and real working conditions generates frustration and limits the reach of the document's proposals. Furthermore, the study revealed the Secretariat's effort to promote study and reflection on the BNCC, demonstrating a commitment to teaching practice. However, these actions still occur sporadically, with an emphasis on information transmission and little continuity, which weakens the impact on pedagogical practice. Finally, it was found that continuing education has the potential to improve teaching work when it is continuous, participatory, and aligned with the real needs of schools. It is concluded that the effective implementation of the BNCC depends on policies that ensure time, resources, and pedagogical support, as well as valuing the teacher as a protagonist in the collective construction of knowledge and in the promotion of critical and meaningful practices. In other words, it is understood that there are initiatives, however, they are not consistent and are far removed from the reality of schools, highlighting the gaps in the practical implementation of the BNCC guidelines. Thus, it is emphasized that strengthening this type of training is essential to consolidate the BNCC in Early Childhood Education, requiring public policies that guarantee time, continuity, resources, and teacher appreciation. Keywords: BNCC; Early Childhood Education; continuing education; teacher perceptions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jamynny Sousa (jamynnyvitoriarodriguesdecs@aluno.uespi.br) on 2025-12-16T21:30:22Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA (1).pdf: 705181 bytes, checksum: ef7b83a4cc235b8cd1df00169b7f9171 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 847406 bytes, checksum: 376eb9c80b4a7e0ff135c01b1519fae8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-18T13:04:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA (1).pdf: 705181 bytes, checksum: ef7b83a4cc235b8cd1df00169b7f9171 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 847406 bytes, checksum: 376eb9c80b4a7e0ff135c01b1519fae8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T13:04:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA (1).pdf: 705181 bytes, checksum: ef7b83a4cc235b8cd1df00169b7f9171 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 847406 bytes, checksum: 376eb9c80b4a7e0ff135c01b1519fae8 (MD5) Previous issue date: 2025-11-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.relation.referencesACOSTA, Javier Marrero. O currículo interpretado: o que as escolas, professores e professoras ensinam? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. AGUIAR, Márcia Ângela da S. Política educacional e a base nacional comum curricular: o processo de formulação em questão. Currículo sem Fronteiras. v. 18, n. 3, p. 722-738, set./dez. 2018. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org ISSN 1645-1384 (online) Acesso em: 09 nov. 2024. BACHTCHEN, Danieli; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Formação continuada na Educação Infantil a partir da BNCC: percepções docentes. Revista Linhas. Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 227-256, jan./abr. 2024. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24139. Acesso em: 13 nov. 2024. BARBOSA, Ivone Garcia. SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins. SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. 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Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 29 out. 2020. Disponível em: https://www.abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-cne-cp-001- 2020-10-27.pdf. Acesso em: 22 set. 2025. BRASIL. Parecer CNE/CP no 22, de 7 de novembro de 2019. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 12 nov. 2019. Disponível em:https://www.puc- rio.br/ensinopesq/ccg/licenciaturas/download/legislacao/Parecer%20CNE%20CP%20n%C2% BA%2022.2019.pdf. Acesso em: 22 set. 2025 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/constituicao- supremo/artigo.asp?abrirBase=CF&abrirArtigo=210#:~:text=Da%20Educa%C3%A7%C3% A3o-,Art.,e%20art%C3%ADsticos%2C%20nacionais%20e%20regionais. Acesso em: 09 nov. 2024. 46 BRASIL. Portaria no 1.570, de 20 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a aprovação da Base Nacional Comum Curricular por meio do Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fdocman%2Fd ezembro-2017-pdf%2F78631-pcp015-17- pdf%2Ffile&psig=AOvVaw2igWCJfJ1dKqVzpppBDWqn&ust=1731809610097000&source =images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CAYQrpoMahcKEwj45ZbZ49- JAxUAAAAAHQAAAAAQBA Acesso em: 09 nov. 2024. BRASIL. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 09 nov. 2024. CRUZ, Andreia Gomes da; MOURA, Aline de Carvalho; BARBOSA, Jade Lourenço. BNC- Formação e BNCC: como os documentos normativos influenciam na formação inicial do professor? e-Curriculum. São Paulo, v. 22, 2024. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 38762024000100111&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 nov. 2024. CRUZ, Andreia Gomes da; MOURA, Aline de Carvalho; NASCIMENTO, Luciane da Silva. A BNC- Formação e BNC- Formação Continuada: um debate sobre a formação humana utilitarista na e para a educação. Currículo sem Fronteiras, v. 22, e2192, 2022. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol22articles/2192-cruz-moura-nascimento.pdf . Acesso em: 12 nov. 2024. GASPERI, Angélica Maria de; MARTINS, Ana Caroline Lubenov; EMMEL, Rúbia. A relação entre a BNCC e a formação de professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém-PA, v.18, n. 40, 2022. p. 259 - 273. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12882. Acesso em: 12 nov. 2024. HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995. Acesso em: 12 nov. 2024. Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística (IBGE). Cidades e estados. 2024. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pi/oeiras.html Acesso em: 02 dez.2025 NOGUEIRA, Adrinelly Lemes; BORGES, Maria Célia. A BNCC da educação infantil: implicações na formação continuada de professores. Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 26, p. 1-21, e-20389.016, 2022. Disponível em https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 10 nov. 2024. SANTOS, Marlene Oliveira dos. Formação de professores da educação infantil e BNCC: narrativas em disputa. Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES, v. 26, n. 52 2022.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectPercepções Docentespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBase Nacional Comum Curricular da educação infantil e a formação continuada: percepções de docentes em Oeiras-PIpor
dc.typeMonografiapor
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