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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da qualidade de vida dos profissionais de educação física da cidade de Picos
Autor: Sousa, Ane Karine de
Primeiro orientador: Vicente, Patrícia Ribeiro
Resumo: Introdução: Este estudo tematiza a análise da qualidade de vida dos profissionais de Educação Física na cidade de Picos. Visando o aprofundamento da pesquisa, questiona-se: Qual o nível de qualidade de vida de profissionais de Educação Física (EF) da rede pública e privada da cidade de Picos-PI? De que modo a formação acadêmica e a qualificação profissional se relaciona com os níveis de satisfação e bem estar desses profissionais? Objetivo: analisar a qualidade de vida dos profissionais de Educação Física na cidade de Picos. Método: A pesquisa foi realizada envolvendo a participação de 10 (dez) profissionais de Educação Física que atuam na área escolar e 10 (dez) que atuam em academias da cidade de Picos-PI. O presente estudo tem caráter descritivo e quantitativo. Foi utilizado o World Health Organization quality of life assessment instrument (WHOQOL-bref), da Organização Mundial da Saúde (OMS) que avalia a Qualidade de Vida (QV) e continha duas questões gerais (um referente a própria percepção de QV e outra a satisfação com a saúde) e mais 24 questões relativas aos quatro domínios avaliados (físico, psicológico, social e meio ambiente). Resultados e Discussão: A finalidade da pesquisa foi analisar o nível de qualidade de vida dos profissionais da EF na cidade de Picos-PI, a partir dos dados o resultado apresentado foi que a especificidade do trabalho de EF configura-se como uma rotina desgastante associando-se ao desenvolvimento de desordens da saúde fisica e mental. Consequentemente, pode resultar em afastamento da profissão, pois o desgaste físico, ambiente não saudável, condições de moradia, locomoção, transporte, satisfação com segurança, vida sexual, trabalho, carga horaria e jornada laboral são fatores que podem ter implicações sejam elas diretas ou indiretas, positivas ou não na atuação profissional.
Abstract: Introduction: This study focuses on the analysis of the quality of life of Physical Education professionals in the city of Picos. To deepen the research, the following questions are posed: What is the level of quality of life of Physical Education (PE) professionals in the public and private school systems of Picos-PI? How do academic training and professional qualifications relate to the levels of satisfaction and well-being of these professionals? Objective: To analyze the quality of life of Physical Education professionals in the city of Picos. Method: The research involved the participation of 10 (ten) Physical Education professionals working in schools and 10 (ten) working in gyms in the city of Picos-PI. This study is descriptive and quantitative in nature. The World Health Organization Quality of Life Assessment Instrument (WHOQOL-BREF), from the World Health Organization (WHO), was used to assess Quality of Life (QoL). It contained two general questions (one regarding self-perception of QoL and the other regarding satisfaction with health) and 24 questions relating to the four domains evaluated (physical, psychological, social, and environmental). Results and Discussion: The purpose of the research was to analyze the quality of life level of Physical Education professionals in the city of Picos-PI. Based on the data, the results showed that the specific nature of Physical Education work is a demanding routine associated with the development of physical and mental health disorders. Consequently, it can lead to leaving the profession, as physical strain, unhealthy environment, housing conditions, commuting, transportation, satisfaction with safety, sex life, work, workload, and working hours are factors that can have direct or indirect, positive or negative implications on professional performance.
Palavras-chave: Qualidade de Vida
Profissional de Educação Física
Saúde Física
Saúde do Trabalhador
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: SOUSA, Ane Karine de. Análise da qualidade de vida dos profissionais de educação física da cidade de Picos. 2025. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2976
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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