Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2978
Tipo do documento: Artigo
Título: Psicofármacos sob a perspectiva da química: eficácia terapêutica, riscos e potencial didático
Título(s) alternativo(s): Psychotropic drugs from a chemical perspective: therapeutic efficacy, risks, and didactic potential
Autor: Oliveira, Maria Amanda Macêdo
Primeiro orientador: Carvalho, Edinilton Muniz
Primeiro membro da banca: Paz, Gizeuda de Lavor da
Segundo membro da banca: Mamede, Rosa Virginia Soares
Resumo: Este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre a química dos medicamentos psicotrópicos e seus efeitos na saúde humana, com ênfase em antidepressivos e ansiolíticos. Explora sua relevância clínica, farmacológica e social no contexto da crescente prevalência de depressão e ansiedade no Brasil e no mundo, condições que comprometem a qualidade de vida e representam grandes desafios para a saúde pública. O objetivo foi examinar as principais classes de medicamentos psicotrópicos utilizados no tratamento desses transtornos, destacando suas características químicas, mecanismos de ação e impactos fisiológicos. Também são discutidos os benefícios terapêuticos, os potenciais efeitos adversos e a necessidade do uso racional de medicamentos, particularmente no contexto da crescente medicalização. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica de publicações científicas indexadas no Google Scholar, SciELO, periódicos da CAPES e no periódico Química Nova. Foram selecionados artigos publicados em português e em inglês entre 2019 e 2025, com base em critérios de inclusão e exclusão predefinidos, e analisados qualitativamente. Os resultados indicam que, embora os medicamentos psicotrópicos sejam eficazes no manejo de transtornos mentais, seu uso requer cautela devido aos efeitos colaterais e ao risco de dependência. Além disso, a incorporação do conhecimento químico dessas substâncias no ensino de química por meio de uma abordagem interdisciplinar mostra-se promissora para conectar os conceitos científicos à realidade cotidiana dos estudantes. Este trabalho apresenta propostas didáticas para abordar temas como ligações químicas, grupos funcionais orgânicos e mecanismos de ação das benzodiazepinas, entre outros, utilizando os medicamentos psicotrópicos como um marco contextualizante. Conclui-se que o uso racional de medicamentos, combinado com monitoramento clínico adequado e práticas pedagógicas contextualizadas, promove tanto a promoção da saúde quanto uma aprendizagem significativa, crítica e integrada.
Abstract: This study presents a literature review on the chemistry of psychotropic drugs and their effects on human health, with emphasis on antidepressants and anxiolytics. It explores their clinical, pharmacological, and social relevance in the context of the increasing prevalence of depression and anxiety in Brazil and worldwide, conditions that impair quality of life and represent major challenges to public health. The objective was to examine the main classes of psychotropic medications used in the treatment of these disorders, highlighting their chemical features, mechanisms of action, and physiological impacts. Therapeutic benefits, potential adverse effects, and the need for rational drug use are also discussed, particularly within the framework of growing medicalization. The methodology consisted of a bibliographic review of scientific publications indexed in Google Scholar, SciELO, CAPES journals, and the journal Química Nova. Articles published in Portuguese and English between 2019 and 2025 were selected based on predefined inclusion and exclusion criteria and analyzed qualitatively. The results indicate that although psychotropic drugs are effective in the management of mental disorders, their use requires caution due to side effects and the risk of dependence. Furthermore, incorporating chemical knowledge of these substances into chemistry education through an interdisciplinary approach proves promising for connecting scientific concepts to students’ everyday realities. This work presents didactic proposals for addressing topics such as chemical bonding, organic functional groups, and the mechanisms of action of benzodiazepines, among others, using psychotropic drugs as a contextualizing framework. It is concluded that rational drug use, combined with appropriate clinical monitoring and contextualized pedagogical practices, supports both health promotion and meaningful, critical, and integrated learning.
Palavras-chave: Drogas Psicotrópicas
Antidepressivos
Ansiolíticos
Educação Química
Saúde Mental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Química
Citação: OLIVEIRA, Maria Amanda Macêdo. Psicofármacos sob a perspectiva da química: eficácia terapêutica, riscos e potencial didático. 2025. 28 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2978
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf839,11 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.