| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2988| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O uso de mapas mentais como recurso didático no ensino de cartografia para alunos do 6º ano nas escolas municipais Júlio Lopes Lima e Professora Ana Vitória de Carvalho Santos na cidade de Teresina, Piauí |
| Autor: | Pereira, Pedro Henrique Nunes Barros |
| Primeiro orientador: | Costa, Carlos Rerisson Rocha da |
| Resumo: | O tema de estudo desse trabalho está voltado ao uso de mapas mentais como recurso didático no ensino de cartografia para alunos do 6º ano nas escolas municipais Júlio Lopes lima e professora Ana Vitória de Carvalho Santos na cidade de Teresina, Piauí. O objetivo geral dessa pesquisa, foi analisar o uso de mapas mentais como um recurso didático no ensino de cartografia. Enquanto que os objetivos específicos estavam voltados a verificação da compreensão dos professores de geografia sobre o uso de mapas mentais nas escolas pesquisadas, a compreensão da importância do uso de mapas mentais para os estudantes do 6º ano das escolas pesquisadas e avaliar o desempenho dos alunos quanto ao uso de mapas mentais. A metodologia utilizada envolveu revisão bibliográfica de diversos autores da área da geografia e da educação, com destaque para autores como Ritcher (2011), Boligian e Doin (2011) e Oliveira (2011). Além disso, houve aplicação prática de atividades nas escolas pesquisadas, com a realização de uma aula expositiva e dialogada, seguida da elaboração de mapas mentais representando o percurso de casa até a escola pelos alunos. Foram aplicados questionários visando avaliar os desempenhos e coletar dados sobre a compreensão de alunos e professores. Os resultados demonstraram que os mapas mentais contribuem para o desenvolvimento do raciocínio espacial e para a compreensão dos elementos básicos da cartografia, como título, legenda, escala, orientação e fonte, que é a habilidade presente no currículo de Teresina, relacionada com a competência da BNCC de geografia que é a de desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas. Observou-se também que a utilização desse recurso desperta o interesse dos alunos e promove uma aprendizagem mais significativa, ao relacionar os conteúdos geográficos com suas vivências cotidianas. Conclui-se que o uso de mapas mentais é uma estratégia didática eficaz para o ensino-aprendizagem de cartografia, pois constitui uma metodologia ativa no ensino de cartografia, favorecendo a construção do conhecimento geográfico de forma crítica, participativa e contextualizada. |
| Abstract: | The subject of this study focuses on the use of mind maps as a teaching resource in cartography for sixth-grade students at the Júlio Lopes Lima and Professora Ana Vitória de Carvalho Santos municipal schools in the city of Teresina, Piauí. The overall objective of this research was to analyze the use of mind maps as a teaching resource in cartography. The specific objectives were to verify geography teachers' understanding of the use of mind maps in the schools surveyed, to understand the importance of using mind maps for 6th grade students in the schools surveyed, and to evaluate students' performance in using mind maps. The methodology used involved a literature review of various authors in the field of geography and education, with emphasis on authors such as Ritcher (2011), Boligian and Doin (2011), and Oliveira (2011). In addition, there was practical application of activities in the schools surveyed, with the implementation of an expository and dialogued class, followed by the elaboration of mind maps representing the route from home to school by the students. Questionnaires were applied to assess performance and collect data on the understanding of students and teachers. The results showed that mind maps contribute to the development of spatial reasoning and understanding of the basic elements of cartography, such as title, legend, scale, orientation, and source, which is a skill included in the Teresina curriculum, related to the BNCC competency in geography, which is to develop spatial thinking, using cartographic and iconographic languages. It was also observed that the use of this resource arouses students' interest and promotes more meaningful learning by relating geographical content to their everyday experiences. It is concluded that the use of mind maps is an effective teaching strategy for teaching and learning cartography, as it constitutes an active methodology in the teaching of cartography, favoring the construction of geographical knowledge in a critical, participatory, and contextualized way. |
| Palavras-chave: | Cartografia Escolar Recursos Didáticos Mapa Mental Ensino de Cartografia Ensino de Geografia |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
| Programa: | Licenciatura em Geografia |
| Citação: | PEREIRA, Pedro Henrique Nunes Barros. O uso de mapas mentais como recurso didático no ensino de cartografia para alunos do 6º ano nas escolas municipais Júlio Lopes Lima e Professora Ana Vitória de Carvalho Santos na cidade de Teresina, Piauí. 2025. 63 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2988 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Geografia (Clóvis Moura – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
