Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Rosa Bruna Alves-
dc.contributor.advisor1Luz, Thaizi Helena Barbosa e Silva-
dc.date.accessioned2025-12-22T12:26:15Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOURA, Rosa Bruna Alves. Brincando e aprendendo: o lúdico como opção metodológica na Educação Infantil.. 2025. 25 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2993-
dc.description.resumoO estudo investiga o lúdico como metodologia na Educação Infantil, a partir de uma pesquisa qualitativa realizada em uma pré-escola de Picos-PI, com entrevistas a duas professoras. Os resultados mostram que as atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento integral das crianças e aumentam o interesse pela aprendizagem, apesar de desafios como falta de recursos e dificuldades de atenção. Conclui-se que o lúdico, quando planejado, é essencial para uma aprendizagem significativa.por
dc.description.abstractThe study investigates playfulness as a methodological approach in Early Childhood Education, based on a qualitative research conducted in a preschool in Picos-PI, with interviews with two teachers. The results show that playful activities promote children’s integral development and increase interest in learning, despite challenges such as lack of resources and attention difficulties. It is concluded that playfulness, when intentionally planned, is essential for meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Bruna Alves Moura (rbalvesdem@aluno.uespi.br) on 2025-12-20T22:20:43Z No. of bitstreams: 2 TCC final completo rb..pdf: 332317 bytes, checksum: 9ccd1e1710014a924c1256a073389bbc (MD5) Autorização!.pdf: 170687 bytes, checksum: a3d2af456c1ba193a5c2c86f9442529e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-22T12:26:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC final completo rb..pdf: 332317 bytes, checksum: 9ccd1e1710014a924c1256a073389bbc (MD5) Autorização!.pdf: 170687 bytes, checksum: a3d2af456c1ba193a5c2c86f9442529e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-22T12:26:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC final completo rb..pdf: 332317 bytes, checksum: 9ccd1e1710014a924c1256a073389bbc (MD5) Autorização!.pdf: 170687 bytes, checksum: a3d2af456c1ba193a5c2c86f9442529e (MD5) Previous issue date: 2025-12-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectJogospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectBrincadeiras-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBrincando e aprendendo: o lúdico como opção metodológica na educação infantilpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf324,53 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.