Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/3146
Tipo do documento: Monografia
Título: Literatura infantil e oralidade afro-brasileira como estratégia pedagógica na educação infantil a partir da obra "A rolinha e a raposa", de Elio Ferreira
Autor: Oliveira, Brenda Eshiley de Sousa
Primeiro orientador: Carmo Filho, Raimundo Silvino do
Primeiro membro da banca: Bezerra Filho, Feliciano José
Segundo membro da banca: Sousa, Valdirene Gomes de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar na educação infantil, possibilidades de leitura da obra “A rolinha e a raposa” como estratégia pedagógica para a formação da identidade cultural afro-brasileira junto a crianças para a valorização da cultura oral do povo negro do Piauí. A escolha do tema justifica-se pela importância de valorizar a cultura oral do povo negro e de promover uma educação voltada para o reconhecimento da diversidade étnico-racial, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos uma revisão bibliográfica e análise bibliográfica e a aplicação de um questionário com duas professoras da Educação Infantil de uma escola pública municipal no município de Demerval Lobão-Pi). A fundamentação teórica baseou-se em autores como Stuart Hall (2003), ao abordar a construção das identidades culturais; Amadou Hampâté Bâ (2010), ao destacar a relevância da oralidade como forma de transmissão de saberes; e na própria BNCC (2017), que orienta para a inclusão da história e cultura afro-brasileira nas práticas pedagógicas. As respostas das docentes indicaram que a obra é reconhecida como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da oralidade, o fortalecimento da identidade cultural e a promoção de valores como respeito, solidariedade e valorização das diferenças. As estratégias pedagógicas apontadas incluíram a contação de histórias, o uso de onomatopeias e rimas, a contextualização cultural da narrativa e o incentivo ao diálogo e à reflexão crítica. Conclui-se que a literatura infantil afro-brasileira, representada pela obra “A Rolinha e a Raposa”, oferece ricas possibilidades de trabalho em sala de aula, contribuindo para uma educação mais inclusiva e antirracista, capaz de fortalecer as identidades culturais das crianças desde os primeiros anos escolares.
Abstract: This Course Conclusion Work (CTC) aims to analyze in early childhood education, possibilities of reading the work “The Rollinha and the fox” as a pedagogical strategy for the formation of Afro-Brazilian cultural identity with children for the valorization of the oral culture of the black people of Piauí. The choice of the theme is justified by the importance of valuing the oral culture of the black people and promoting an education focused on the recognition of ethnic-racial diversity, according to guidelines of the Common National Base Curricular (BNCC). The research was developed through a qualitative approach, using as instruments a bibliographic review and bibliographic analysis and the application of a questionnaire with two teachers of Early Education of a municipal public school in the municipality of Demerval Lobão-Pi). The theoretical foundation was based on authors such as Stuart Hall (2003), when addressing the construction of cultural identities; Amadou Hampâté Bâ (2010), by highlighting the relevance of oral education as a form of knowledge transmission; and in BNCC (2017), which guides for the inclusion of Afro-Brazilian history and culture in the pedagogical practices.
Palavras-chave: Educação Infantil
Identidade Cultural
Oralidade
Literatura Infantil
Diversidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Brenda Eshiley de Sousa. Literatura infantil e oralidade afro-brasileira como estratégia pedagógica na educação infantil a partir da obra "A rolinha e a raposa", de Elio Ferreira. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/3146
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf26,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.