???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/345
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Practical laboratory of nature teaching (PLANT): o uso de materiais de baixo custo para o ensino de botânica |
Autor: | Silva, Maria Milany Pinheiro da |
Primeiro orientador: | Araújo, Josiane Silva |
Primeiro coorientador: | Santos Filho, Francisco Soares |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Maura Rejane de Araújo |
Segundo membro da banca: | Silva, Genilson Alves dos Reis e |
Resumo: | Na atualidade verifica-se nítido desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelos conteúdos de Botânica. Tendo consciência desta situação, de certo modo desfavorável ao estudo dos vegetais é que nos propomos a elaborar um conjunto de atividades (aulas práticas investigativas), com materiais de baixo custo para facilitar o processo de ensino e aprendizagem nesta área do conhecimento, construindo nos educandos um novo olhar sobre os vegetais. A metodologia utilizada no presente trabalho foi a pesquisa ação. Na primeira etapa, foram aplicados questionários em duas das cinco salas de 2ª série de uma escola de ensino médio da rede estadual, com o intuito de diagnosticar o nível de conhecimento. Em seguida, o Kit (PLANT) foi utilizado com os estudantes, em uma das turmas selecionadas, mantendo a outra turma que fez o questionário diagnóstico sem receber a aplicação do PLANT, servindo esta como grupo controle da pesquisa. Logo após, foi aplicado um instrumental avaliativo (questionário com vinte questões objetivas) tanto na turma que utilizou o Kit, como no grupo controle. Posteriormente, os resultados foram tabulados, comparados e discutidos. Após a análise dos dados pode-se perceber que a turma que recebeu aplicação do PLANT apresentou um melhor desempenho em quatorze das vinte questões propostas. Foram comparadas ainda as notas obtidas por cada estudante no teste aplicado após execução do KIT, nos dois grupos (experimental e controle). O grupo controle apresentou uma média de acertos de 7,84 enquanto grupo experimental apresentou média 9,84. Com estes resultados pode-se perceber que a turma que recebeu aplicação do KIT-PLANT apresentou um melhor desempenho; o que nos leva a acreditar que as atividades facilitaram e estimularam a busca pelo conhecimento, subsidiaram a compreensão dos conceitos contribuindo desse modo para uma aprendizagem significativa. |
Abstract: | Currently, there is a clear lack of interest among high school students in the contents of Botany. Being aware of this situation, in a way unfavorable to the study of plants, we propose to develop a set of activities (practical investigative classes), with low-cost materials to facilitate the teaching and learning process in this area of knowledge, building in the students a new look at plants. The methodology used in the present work was action research. In the first stage, questionnaires were applied in two of the five 2nd grade classrooms at a state high school, aiming to diagnose the level of knowledge. Then, the Kit (PLANT) was used with the students, in one of the selected classes, maintaining the other class that did the diagnostic questionnaire without receiving the application of the PLANT, serving this as the control group of the research. Soon after, an evaluative instrument (questionnaire with twenty objective questions) was applied both in the group that used the Kit and in the control group. Subsequently, the results were tabulated, compared and discussed. After analyzing the data, it can be seen that the class that received the application of PLANT performed better in fourteen of the twenty questions proposed. The grades obtained by each student in the test applied after the KIT was performed were compared in both groups (experimental and control). The control group had an average of correct answers of 7.84 while the experimental group had an average of 9.84. With these results it can be seen that the group that received application of KIT-PLANT presented a better performance; which leads us to believe that the activities facilitated and stimulated the search for knowledge, subsidized the understanding of the concepts, thus contributing to a meaningful learning. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Ensino de botânica Aulas práticas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | SILVA, Maria Milany Pinheiro da. Practical laboratory of nature teaching (PLANT): o uso de materiais de baixo custo para o ensino de botânica. 2020. 153 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/345 |
Data de defesa: | 27-Jul-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 5,48 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.