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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação do campo: alfabetização científica e a pedagogia da alternância em uma escola família agrícola
Autor: Teixeira, Luciane Batista
Primeiro orientador: Figueirêdo, Luciano Silva
Primeiro membro da banca: Korndörfer, Carla Ledi
Segundo membro da banca: Silva, Patrícia da Cunha Gonzaga
Resumo: A Escola Família Agrícola – EFA- vem desde 2008, desenvolvendo uma educação formal no Ensino Médio Integrado atendendo filhos e filhas de agricultores dos 18 municípios do Território Serra da Capivara. Este trabalho buscou Investigar como se constitui o ensino de Ciências na educação do campo dentro do projeto Escola Família Agrícola através dos instrumentos da Pedagogia da Alternância. A escola agrícola localiza-se no município de São Lourenço do Piauí e funciona em regime de alternância, 15 dias na escola e 15 dias na comunidade onde vivem e se inspira nos princípios norteadores da Pedagogia da Alternância. No que compreende o caminho metodológico, fizemos uso da abordagem quali-quantitativa, contando ainda com o método documental e etnográfico. Foram consultados desde materiais produzidos pelos estudantes até documentos oficiais que contribuem para o norteamento do funcionamento da EFA. Na pesquisa de campo foi utilizado como instrumento para coleta de dados uma versão reduzida do Teste de Alfabetização Científica Básico-TACB a ser aplicado aos estudantes. Para os monitores, além do TACB, um formulário semiestruturado para traçar o seu perfil. A análise dos resultados revelou que dos 38 estudantes do 3º. Ano dos cursos Técnico de Nível Médio Integrado em Agropecuária e Zootecnia, foi evidenciado que apenas 11( 28,9%) puderam ser considerados alfabetizados cientificamente, enquanto 27 (71,1%) não atingiram a quantidade mínima de acertos nos três eixos. Dos instrumentos pedagógicos observados, merece atenção em especial o Projeto Profissional Jovem- PPJ, pois um dos maiores desafios enfrentados para o estudante é o início e a conclusão do projeto no último ano. As análises realizadas nesse trabalho indicaram que os resultados dos estudantes foram insatisfatórios em relação ao Teste de Alfabetização Científica Básico Simplificado – TACB-s.
Abstract: The Escola Agrícola Família - EFA- has been working since 2008, developing a formal education in Integrated High School serving sons and daughters of farmers in the 18 municipalities of the Serra da Capivara Territory. This work sought to investigate how science education is constituted in rural education within the Escola Família Agrícola project through the instruments of Pedagogy of Alternation. The agricultural school is located in the municipality of São Lourenço do Piauí and operates alternately, 15 days at school and 15 days in the community where they live and is inspired by the guiding principles of Pedagogy of Alternation. As far as the methodological path is concerned, we used the qualitative and quantitative approach, also counting on the documentary and ethnographic method. Consultations ranged from materials produced by students to official documents that contribute to guiding the functioning of the EFA. In the field research, a reduced version of the Basic Scientific Literacy Test-TACB was used as an instrument for data collection to be applied to students. For monitors, in addition to TACB, a semi-structured form to profile them. The analysis of the results revealed that of the 38 students of the 3rd. Year of the Integrated High School Technical Courses in Agriculture and Zootechnics, it was evidenced that only 11 (28.9%) could be considered scientifically literate, while 27 (71.1%) did not reach the minimum number of correct answers in the three axes. Among the pedagogical instruments observed, the Youth Professional Project - PPJ deserves special attention, as one of the greatest challenges faced by the student is the beginning and completion of the project in the last year. The analyzes carried out in this work indicated that the results of the students of the studied population were unsatisfactory in relation to the Simplified Basic Scientific Literacy Test - TACB-s.
Palavras-chave: Educação científica
Mensuração
Projeto profissional do jovem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: TEIXEIRA, Luciane Batista. Educação do campo: alfabetização científica e a pedagogia da alternância em uma escola família agrícola. 2020. 111 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/348
Data de defesa: 21-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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