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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo Junior, Francisco de Assis-
dc.contributor.advisor1Vieira, Fábio José-
dc.contributor.referee1Vieira, Fábio José-
dc.contributor.referee2Parente, Márcia Percília Moura-
dc.contributor.referee3Oliveira, Francisca Carla Silva de-
dc.date.accessioned2022-09-21T15:35:35Z-
dc.date.issued2021-02-12-
dc.identifier.citationMACEDO JUNIOR, Francisco de Assis. Utilização do aplicativo whatsapp como suporte pedagógico na disciplina de biologia. 2021. 124 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/353-
dc.description.resumoAtualmente, existe grande necessidade de se estudar formas de inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no contexto pedagógico. Nesse estudo, objetivou-se explorar metodologias de ensino alternativas, que pudessem contemplar os recursos tecnológicos de forma a impactar alunos do 1º ano de ensino médio de maneira positiva. Na realização da pesquisa foi adotada abordagem quali-quantitativa, através de questionários diagnósticos e análise de fóruns de discussão em grupos criados no WhatsApp, com os alunos da turma submetida à pesquisa. Dentro do trabalho, foram analisados aspectos da educação híbrida, principalmente, na modalidade sala de aula invertida, visto que a tecnologia utilizada foi abordada com base nesses fundamentos. Podemos afirmar, com os dados obtidos, que as tecnologias possuem viabilidade para serem inseridas como modalidades pedagógicas, devido a sua mobilidade, flexibilidade e presença na sociedade. Os alunos do período noturno, que antes tinham dificuldades de realizar atividades fora de sala de aula, encontravam tempos e oportunidades pontuais com a utilização da ferramenta para realizar pequenos fóruns de discussão no grupo de mensagem com base em vídeos com conteúdos de Biologia. O trabalho demonstrou, no que concerne à participação do professor como mediador, que tal mediação não foi aspecto fundamental, pois os alunos, mesmo em momentos em que o professor não participou, conseguiram desenvolver debates relevantes no grupo de WhatsApp sobre o tema de Biologia celular. O produto teve como base a utilização da tecnologia para o desenvolvimento de experimentos sobre osmose e a construção de modelos de células vegetais e animais com massa de modelar fora do ambiente da sala de aula.por
dc.description.abstractCurrently, there is a great need to study ways of inserting digital information and communication technologies (DICTs) in the pedagogical context. In this study, the objective was to explore alternative teaching methodologies that could contemplate technological resources in a way that positively impacted 1st year high school students. In conducting the research, a qualitative and quantitative approach was adopted, through diagnostic questionnaires and analysis of discussion forums in groups created on WhatsApp, with the class’s students submitted to the research. Within the work, aspects of hybrid education were analyzed, mainly in the inverted classroom modality since the technology used was approached based on these fundamentals. We can affirm, with the obtained data, that the technologies have viability to be inserted as pedagogical modalities, due to their mobility, flexibility, and presence in society. Evening students, who previously had difficulty performing activities outside the classroom, found specific times and opportunities with the use of the tool to hold small discussion forums in the message group based on videos with Biology content. The work demonstrated, with regard to the teacher’s participation as a mediator, that such mediation was not a fundamental aspect, because the students, even at times when the teacher did not participate, managed to develop relevant debates in the WhatsApp group on the subject of cell biology. The product was based on the use of technology for the development of experiments on osmosis and the construction of plant and animal cells models with modeling clay outside the classroom environment.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-09-21T15:35:35Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 2169320 bytes, checksum: e77aacdb0117dc1c04027a253801c598 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 446902 bytes, checksum: 15db39c399c75ef41ad291228ef8d89c (MD5) Termo de Publicação.pdf: 834949 bytes, checksum: e12d87a5991d0d211000181eee55a7e3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-21T15:35:35Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 2169320 bytes, checksum: e77aacdb0117dc1c04027a253801c598 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 446902 bytes, checksum: 15db39c399c75ef41ad291228ef8d89c (MD5) Termo de Publicação.pdf: 834949 bytes, checksum: e12d87a5991d0d211000181eee55a7e3 (MD5) Previous issue date: 2021-02-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Híbridopor
dc.subjectSala de Aula Invertidapor
dc.subjectTecnologias Digitais da Comunicação e Informaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleUtilização do aplicativo whatsapp como suporte pedagógico na disciplina de biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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