Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/358
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem colaborativa: construção de modelo do sistema cardiovascular humano associado à robótica
Autor: Barbosa, Emanuel Carvalho
Primeiro orientador: Melo, Filipe Augusto Gonçalves de
Primeiro membro da banca: Melo, Filipe Augusto Gonçalves de
Segundo membro da banca: Lopes, Miguel José
Terceiro membro da banca: Alves, Wellington dos Santos
Resumo: As tecnologias educacionais trazem muitas possiblidades e devem ser utilizadas na contribuição do processo de ensino aprendizagem. A plataforma Arduíno é bastante eficiente no processo educacional e por ser flexível pode ser usada em ocasiões práticas ou projetos mais complexos em diversos níveis da educação. Na construção de modelos a partir da aprendizagem colaborativa são os alunos, mediados pelo professor, que realizam a produção desse recurso didático. O sistema cardiovascular apresenta um certo grau de abstração e grande quantidade de informações específicas, o que dificulta a assimilação do conhecimento, esse processo pode ser facilitado por metodologias alternativas. O presente trabalho objetivou a construção, de forma colaborativa, de um modelo didático do sistema cardiovascular do corpo humano associado à robótica, tendo a plataforma Arduíno como ferramenta. Essa construção foi realizada por alunos através de um projeto em uma escola estadual de Água Doce, Maranhão. Uma sequência de ensino investigativa (SEI) foi desenvolvida e os diálogos entre os estudantes ao longo do projeto foram registrados por gravações de áudios. Um questionário abordando conhecimentos básicos sobre o sistema cardiovascular foi aplicado antes e depois do projeto e seus dados utilizados para averiguar a evolução da aprendizagem por meio da equação de Hake. Os alunos desenvolveram as etapas do projeto de forma participativa e comprometida, sugerindo estratégias e materiais para construção do modelo, o qual teve a base feita de PVC expandido e o sistema cardiovascular simulado por mangueiras e bombas hidráulicas associadas a um relé e sensor ultrassônico. A SEI apresentou resultados positivos no desenvolvimento do aprendizado sobre o sistema cardiovascular, sendo um dos produtos dessa pesquisa, o outro foi o modelo didático junto com os códigos de programação para o Arduíno.
Abstract: Educational technologies bring many possibilities and should be used to contribute to the teaching-learning process. The Arduino platform is very efficient in the educational process and because it is flexible it can be used on practical occasions or more complex projects at different levels of education. In the construction of models based on collaborative learning, it is the students, mediated by the teacher, who perform the production of this didactic resource. The cardiovascular system presents a certain degree of abstraction and a large amount of specific information, the difficulty of assimilating knowledge, this process can be facilitated by alternative methodologies. The present work aimed to build, in a collaborative way, a didactic model of the cardiovascular system of the human body associated with robotics, using the Arduino platform as a tool. This construction was carried out by students through a project at a state school in Água Doce, Maranhão. An investigative teaching sequence (SEI) was developed and the dialogues between students throughout the project were recorded by audio recordings. A questionnaire covering basic knowledge about the cardiovascular system was applied before and after the project and its data used to ascertain the evolution of learning through the hake equation. The students developed the stages of the project in a participatory and committed way, suggesting and materials for the model, which had a base made of expanded PVC and the cardiovascular system simulated by hoses and hydraulic pumps associated with a construction relay and ultrasonic sensor. SEI has positive results in the development of learning about the cardiovascular system, being one of the products of this research, the other was the didactic model together with the programming codes for Arduino.
Palavras-chave: Fisiologia
Tecnologias Educacionais
Modelo Didático
Plataforma Arduíno
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: BARBOSA, Emanuel Carvalho. Aprendizagem colaborativa: construção de modelo do sistema cardiovascular humano associado à robótica. 2020. 77 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/358
Data de defesa: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo3,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf786,45 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.