Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Raimundo Francisco Bezerra-
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Lúcia de-
dc.contributor.referee1Lima, Francisca Lúcia de-
dc.contributor.referee2Saleh, Emília Ordones Lemos-
dc.contributor.referee3Oliveira, Francisca Carla Silva de-
dc.contributor.referee4Araujo, Maria de Fátima Veras-
dc.date.accessioned2022-09-22T15:39:18Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Raimundo Francisco Bezerra. O ensino de biologia sob uma perspectiva astrobiológica investigativa. 2021. 111 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/360-
dc.description.resumoEsse trabalho buscou expor a “metadisciplina” Astrobiologia de modo que os conteúdos dialogassem entre si. Pensou-se o “mundo” como um todo; com isso, formas de pensá-lo tomaram “corpo”. Tencionou-se a construção de uma sequência didática interdisciplinar com uma abordagem investigativa sob uma perspectiva astrobiológica, em relação à origem da vida. Houve um alcance nos domínios teológico, filosófico e científico. Compreendeu-se um pouco da evolução do pensamento científico e da origem da natureza das ciências. O desenvolvimento ocorreu dentro de um momento conturbado: a ocorrência de uma pandemia: Covid-19. Pressupondo que o ser humano é curioso por natureza, especulou-se sobre a existência ou não de vida em outro espaço do cosmos que não fosse apenas o nosso planeta Terra. Explorou-se o protagonismo do educando na construção do conhecimento biológico. Pôde-se observar a influência da cultura prévia do educando no modo efetivo da construção do conhecimento científico.por
dc.description.abstractThis work sought to expose the "metadiscipline" of Astrobiology in such a way that the contents dialogued with each other. The "world" was thought of as a whole; thus, ways of thinking about it took "body". The intention was to build an interdisciplinary didactic sequence with an investigative approach from an astrobiological perspective, in relation to the origin of life. There was a reach in the theological, philosophical, and scientific domains. Some understanding of the evolution of scientific thought and the origin of the nature of the sciences was gained. The development occurred within a troubled time: the occurrence of a pandemic: Covid-19. Assuming that the human being is curious by nature, it was speculated about the existence or not of life in another space of the cosmos that was not only our planet Earth. The students' protagonism in the construction of biological knowledge was explored. It was possible to observe the influence of the learner's previous culture on the effective way of building scientific knowledge.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-09-22T15:39:18Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 2691316 bytes, checksum: ca75879450da98c433234a8246463dc6 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 347450 bytes, checksum: 408f81c35c9566be236671f3a42582d2 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 892327 bytes, checksum: 1dedfbb4b6d19ea1f19824129d9bc940 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-22T15:39:18Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 2691316 bytes, checksum: ca75879450da98c433234a8246463dc6 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 347450 bytes, checksum: 408f81c35c9566be236671f3a42582d2 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 892327 bytes, checksum: 1dedfbb4b6d19ea1f19824129d9bc940 (MD5) Previous issue date: 2021-01-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectAstrobiologiapor
dc.subjectOrigem da Vidapor
dc.subjectAprendizagem por Investigaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleO ensino de biologia sob uma perspectiva astrobiológica investigativapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ficha Catalográfica.pdf339,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf871,41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.