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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso da biologia forense como ferramenta investigativa para o ensino de genética
Autor: Cardoso, Thâmara Chaves
Primeiro orientador: Almeida, Pedro Marcos de
Primeiro coorientador: Martins, Francielle Alline
Primeiro membro da banca: Almeida, Pedro Marcos de
Segundo membro da banca: Martins, Francielle Alline
Terceiro membro da banca: Alves, Wellington dos Santos
Quarto membro da banca: Freitas, Francilene Vieira da Silva
Resumo: As dificuldades em biologia molecular desafiam os professores a buscarem novas metodologias de ensino. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com práticas de biologia molecular como ferramenta problematizadora para o ensino da genética forense. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Protocolo CEP-UESPI 3.196.797). O público-alvo foi estudantes do 3° ano do Ensino Médio do município de Canto do Buriti (PI). A pesquisa de natureza qualiquantitativa e de caráter interventiva consistiu em um momento de pré- intervenção com questionário e interações discursivas a partir de situações-problematizadoras; seis momentos que visavam estimular o estudante a pesquisar e compartilhar vídeos pelo WhatsApp, investigar simulações de paternidade; montar uma cena de crime; realizar extração de DNA e simulações lúdicas (Reação de Polimerase em Cadeia e eletroforese), tornando-se, dessa forma, protagonista do processo investigativo. Após a SEI, o pós-questionário, ganho normalizado de aprendizagem (g) e questionário feedback foram avaliados e expressos em porcentagem. De forma geral, no pré-teste, os estudantes mostraram dificuldades na percepção e conhecimento das técnicas moleculares aplicadas na forense. Durante a SEI, as interações discursivas entre os estudantes evidenciaram posicionamento crítico e investigativo diante de problematizações e amadurecimento científico. Após cada etapa da SEI, questões realizadas pelos estudantes mostraram o desenvolvimento de habilidades e compreensão sobre a temática. O pós-teste foi satisfatório com acertos variando de 43 a 77% das questões. O g foi categorizado como médio e alto na maioria das questões e o feedback mostrou boa aceitação dos estudantes pelas metodologias utilizadas. Portanto, a SEI facilitou a compreensão da dinâmica da genética forense, minimizando o distanciamento entre a teoria e a prática, bem como despertou um maior interesse dos estudantes em relação ao estudo da Genética Molecular.
Abstract: Difficulties in molecular biology challenge teachers to seek new teaching methodologies. The present study aimed to develop an Investigative Teaching Sequence (SEI) with molecular biology practices as a problematic tool for teaching forensic genetics. The research was approved by the Research Ethics Committee (CEP-UESPI Protocol 3,196,797). The target audience was 3rd year high school students in the municipality of Canto do Buriti (PI). The research of a qualitative and quantitative nature and of an interventional character consisted of a pre-intervention moment with a questionnaire and discursive interactions based on problematizing situations; six moments that aimed to encourage the student to search and share videos through WhatsApp, to investigate fatherhood simulations; set up a crime scene; perform DNA extraction and playful simulations (Polymerase Chain Reaction and electrophoresis), thus becoming the protagonist of the investigative process. After SEI, the post-questionnaire, normalized learning gain (g) and feedback questionnaire were evaluated and expressed as a percentage. In general, in the pre-test, students showed difficulties in the perception and knowledge of molecular techniques applied in forensics. During SEI, discursive interactions between students showed a critical and investigative position in the face of problematization and scientific maturity. After each stage of SEI, questions asked by students showed the development of skills and understanding of the theme. The post-test was satisfactory, with hits ranging from 43 to 77% of the questions. The g was categorized as medium and high in most questions and the feedback showed good acceptance by the students for the methodologies used. Therefore, SEI facilitated the understanding of the dynamics of forensic genetics, minimizing the gap between theory and practice, as well as arousing a greater interest among students in relation to the study of Molecular Genetics.
Palavras-chave: Biologia Molecular
Ensino Médio
Modelos Lúdicos
Prática Laboratorial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: CARDOSO, Thâmara Chaves. Uso da biologia forense como ferramenta investigativa para o ensino de genética. 2020. 124 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/361
Data de defesa: 6-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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