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http://localhost:8080/tede/handle/tede/361
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso da biologia forense como ferramenta investigativa para o ensino de genética |
Autor: | Cardoso, Thâmara Chaves |
Primeiro orientador: | Almeida, Pedro Marcos de |
Primeiro coorientador: | Martins, Francielle Alline |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Pedro Marcos de |
Segundo membro da banca: | Martins, Francielle Alline |
Terceiro membro da banca: | Alves, Wellington dos Santos |
Quarto membro da banca: | Freitas, Francilene Vieira da Silva |
Resumo: | As dificuldades em biologia molecular desafiam os professores a buscarem novas metodologias de ensino. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com práticas de biologia molecular como ferramenta problematizadora para o ensino da genética forense. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Protocolo CEP-UESPI 3.196.797). O público-alvo foi estudantes do 3° ano do Ensino Médio do município de Canto do Buriti (PI). A pesquisa de natureza qualiquantitativa e de caráter interventiva consistiu em um momento de pré- intervenção com questionário e interações discursivas a partir de situações-problematizadoras; seis momentos que visavam estimular o estudante a pesquisar e compartilhar vídeos pelo WhatsApp, investigar simulações de paternidade; montar uma cena de crime; realizar extração de DNA e simulações lúdicas (Reação de Polimerase em Cadeia e eletroforese), tornando-se, dessa forma, protagonista do processo investigativo. Após a SEI, o pós-questionário, ganho normalizado de aprendizagem (g) e questionário feedback foram avaliados e expressos em porcentagem. De forma geral, no pré-teste, os estudantes mostraram dificuldades na percepção e conhecimento das técnicas moleculares aplicadas na forense. Durante a SEI, as interações discursivas entre os estudantes evidenciaram posicionamento crítico e investigativo diante de problematizações e amadurecimento científico. Após cada etapa da SEI, questões realizadas pelos estudantes mostraram o desenvolvimento de habilidades e compreensão sobre a temática. O pós-teste foi satisfatório com acertos variando de 43 a 77% das questões. O g foi categorizado como médio e alto na maioria das questões e o feedback mostrou boa aceitação dos estudantes pelas metodologias utilizadas. Portanto, a SEI facilitou a compreensão da dinâmica da genética forense, minimizando o distanciamento entre a teoria e a prática, bem como despertou um maior interesse dos estudantes em relação ao estudo da Genética Molecular. |
Abstract: | Difficulties in molecular biology challenge teachers to seek new teaching methodologies. The present study aimed to develop an Investigative Teaching Sequence (SEI) with molecular biology practices as a problematic tool for teaching forensic genetics. The research was approved by the Research Ethics Committee (CEP-UESPI Protocol 3,196,797). The target audience was 3rd year high school students in the municipality of Canto do Buriti (PI). The research of a qualitative and quantitative nature and of an interventional character consisted of a pre-intervention moment with a questionnaire and discursive interactions based on problematizing situations; six moments that aimed to encourage the student to search and share videos through WhatsApp, to investigate fatherhood simulations; set up a crime scene; perform DNA extraction and playful simulations (Polymerase Chain Reaction and electrophoresis), thus becoming the protagonist of the investigative process. After SEI, the post-questionnaire, normalized learning gain (g) and feedback questionnaire were evaluated and expressed as a percentage. In general, in the pre-test, students showed difficulties in the perception and knowledge of molecular techniques applied in forensics. During SEI, discursive interactions between students showed a critical and investigative position in the face of problematization and scientific maturity. After each stage of SEI, questions asked by students showed the development of skills and understanding of the theme. The post-test was satisfactory, with hits ranging from 43 to 77% of the questions. The g was categorized as medium and high in most questions and the feedback showed good acceptance by the students for the methodologies used. Therefore, SEI facilitated the understanding of the dynamics of forensic genetics, minimizing the gap between theory and practice, as well as arousing a greater interest among students in relation to the study of Molecular Genetics. |
Palavras-chave: | Biologia Molecular Ensino Médio Modelos Lúdicos Prática Laboratorial |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | CARDOSO, Thâmara Chaves. Uso da biologia forense como ferramenta investigativa para o ensino de genética. 2020. 124 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/361 |
Data de defesa: | 6-Aug-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
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