Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/371
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de biologia: o uso de paródias na aprendizagem de microbiologia
Autor: Silva, Eptácio Neco da
Primeiro orientador: Lima, Francisca Lúcia de
Primeiro membro da banca: Lima, Francisca Lúcia
Segundo membro da banca: Saleh, Emília Ordones Lemos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Francisca Carla da Silva
Resumo: A terminologia própria utilizada pelos professores na área de Microbiologia no Ensino Médio pode causar desinteresse por parte dos discentes, bem como dificuldade de aprendizado e apropriação dos termos técnicos. O presente estudo foi realizado com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI – Campus São Raimundo Nonato, e este consistiu em analisar a eficácia do uso de paródias na aprendizagem de Microbiologia, com uso de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI). Para cada série foi contextualizado um tema da Microbiologia e apresentada uma paródia pelo professor/pesquisador, que fez a proposição de construção de paródias musicais pelos alunos de forma colaborativa, com as quais pudessem demonstrar o desenvolvimento da alfabetização científica. Foi desenvolvida uma SEI com aplicação de um questionário pré-teste antes da utilização de paródias, e um questionário pós-teste aplicado após o uso de paródias, a fim fazer uma estimativa da aprendizagem a partir de um índice normalizado a partir da equação de Hake. Para avaliar a eficácia da metodologia aplicada, um questionário avaliativo do projeto foi aplicado ao final, além de ser feita uma análise qualitativa da letra de algumas paródias produzidas pelos discentes. Também foi realizado um concurso de paródia como forma de divulgação das paródias produzidas. Observou-se um índice relevante de aprendizado na aplicação da SEI com uso de paródias, podendo ser aplicada como Abordagem no Ensino de Microbiologia no Ensino Médio, bem como outros conteúdos de Biologia. Como proposta de produto apresentou-se uma SEI e um livro de paródias construídas pelos estudantes e pelo professor pesquisador.
Abstract: The terminology used by teachers in the area of Microbiology in High School can cause disinterest on the part of students, as well as difficulty in learning and appropriation of technical terms. The present study was carried out with students from the 1st and 2nd year of high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí - IFPI - Campus São Raimundo Nonato, and this consisted of analyzing the effectiveness of the use of parodies in the learning of Microbiology, using an Investigative Teaching Sequence (SEI). For each series, a Microbiology theme was contextualized and a parody was presented by the teacher/researcher, who proposed the construction of musical parodies by the students in a collaborative way, where they could demonstrate the development of scientific literacy. An SEI was developed with the application of a pre-test questionnaire before the use of parodies, and a post-test questionnaire applied after the use of parodies, in order to measure the normalized learning index, from the Hake's equation. To evaluate the effectiveness of the applied methodology, a project evaluation questionnaire was applied at the end, in addition to a qualitative analysis of the lyrics of some parodies produced by the students. A parody contest was also held as a way of publicizing the parodies produced. A relevant learning rate was observed in the application of SEI with the use of parodies, which can be applied as an Approach in the Teaching of Microbiology in High School, as well as other Biology contents. As a product proposal, an SEI and a book of parodies built by the students and the researcher teacher.
Palavras-chave: Biologia
Investigação
Música
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: SILVA, Eptácio Neco da. Ensino de biologia: o uso de paródias na aprendizagem de microbiologia. 2022. 150 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/371
Data de defesa: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf3,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf765,67 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.