Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Stephanya Giselle Fernandes-
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria de Fátima Veras-
dc.contributor.referee1Araújo, Maria de Fátima Veras-
dc.contributor.referee2Alves, Wellington Santos-
dc.contributor.referee3Conceição, Gonçalo Mendes da-
dc.date.accessioned2023-08-08T13:55:16Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Stephanya Giselle Fernandes. Sequência didática investigativa aplicada ao conceito e caracterização dos ecossistemas. 2022. 104 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/409-
dc.description.resumoO ensino investigativo é um grande aliado do professor. O aluno deixa de ser apenas o receptor de conhecimento pré-definido para ser o centro, ou seja, o protagonista de todo o processo de ensino, fazendo-o questionar como um cientista. Nessa pesquisa, buscou-se aplicar uma Sequência Didática Investigativa usando TICs no ensino de ecologia, especificamente no conceito e caracterização dos ecossistemas. O estudo foi conduzido no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), I.P. Matões. A metodologia desta pesquisa foi organizada da seguinte forma: seleção de sites com potencialidades para o ensino de ecologia; configuração da pesquisa (reconhecimento do local da pesquisa, escolha da turma participante e instrumentos para coleta de dados); estruturação da sequência didática; coleta e análise de dados; confecção do produto. Participaram do questionário prévio 31 alunos. Na análise das três questões subjetivas, as respostas foram categorizadas em: com contexto (resposta correta); pouco contexto (resposta parcialmente correta) e sem contexto (resposta incorreta). Os dados construídos a partir da sequência didática foram bem específicos acerca do conteúdo de ecologia, assim, houve uma necessidade de um suporte teórico por estabelecer uma relação entre o que foi ensinado e o que foi aplicado com o objetivo de uma compreensão sólida no final da Sequência Didática Investigativa (SDI). Os dados coletados evidenciaram que a proposta executada permitiu aos estudantes ressignificar seu conhecimento sobre o ambiente onde vivem. Através da SDI, foi possível explorar momentos pedagógicos que promoveram um estímulo para o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos estudantes.por
dc.description.abstractInvestigative teaching is a great ally of the teacher. The student is no longer just the receiver of pre-defined knowledge to be the center, that is, the protagonist of the entire teaching process, making him question like a scientist. In this research, we sought to apply an Investigative Didactic Sequence using ICTs in ecology teaching, specifically in the concept and characterization of ecosystems. The study was conducted at the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA), I.P. Bushes. The methodology of this research was organized as follows: selection of sites with potential for teaching ecology; research configuration (recognition of the research site, choice of the participating group and instruments for data collection); structuring the didactic sequence; data collection and analysis; product making. Thirty-one students participated in the preliminary questionnaire. In the analysis of the three subjective questions, the answers were categorized into: with context (correct answer); little context (partially correct answer) and no context (incorrect answer). The data constructed from the didactic sequence were very specific about the ecology content, thus, there was a need for a theoretical support to establish a relationship between what was taught and what was applied with the objective of a solid understanding at the end of the course. Investigative Didactic Sequence (SDI). The collected data showed that the proposed proposal allowed the students to reframe their knowledge about the environment where they live. Through SDI, it was possible to explore pedagogical moments that promoted a stimulus for the development of autonomy and the protagonism of students.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2023-08-08T13:55:16Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 4568014 bytes, checksum: 8c9c5b4fc2dd797e7849df74772af44d (MD5) Termo de Publicação.pdf: 537772 bytes, checksum: c57369ec13301256746f15754fae35b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T13:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 4568014 bytes, checksum: 8c9c5b4fc2dd797e7849df74772af44d (MD5) Termo de Publicação.pdf: 537772 bytes, checksum: c57369ec13301256746f15754fae35b1 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência Didática Investigativapor
dc.subjectEcologiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleSequência didática investigativa aplicada ao conceito e caracterização dos ecossistemaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo4,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf525,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.