???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/411
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma visão diferente no ensino de morfologia de angiospermas por meio de uma sequência investigativa |
Autor: | Ferreira, Tupinambá Coutinho |
Primeiro orientador: | Vieira, Fábio José |
Primeiro coorientador: | Almeida, Pedro Marcos de |
Primeiro membro da banca: | Vieira, Fábio José |
Segundo membro da banca: | Figueiredo, Luciano Silva |
Terceiro membro da banca: | Sousa, Diego Nathan do Nascimento |
Resumo: | Tornar o aluno protagonista de seu próprio conhecimento ainda não é uma unanimidade no modelo educacional do Brasil, pois o que muito se observa ainda é o modelo tradicional. No entanto, o uso de metodologias, como por exemplo uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) bem contextualizada com a realidade do aluno pode dirimir ou minimizar esse paradigma. Sendo assim, foi desenvolvida e aplicada uma SEI no ensino de morfologia de Angiospermas, no intuito de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na turma da 2ª Série B do Ensino Médio Regular de uma escola rede pública estadual da zona urbana no município de Picos- PI. A pesquisa teve um caráter qualiquantitativo. A SEI, com 05 horas aulas presenciais, foi dividida em quatro momentos síncronos e assíncronos para realização de suas atividades. Os conteúdos foram ministrados de forma interativa e contextualizada, despertando no aluno a curiosidade em investigar e aprender. Em relação a análise quantitativa, pode-se observar que uma boa porcentagem, ou seja, mais de 60% dos alunos não tinham tanta afinidade com a Botânica, além de não terem tido aulas pautadas em uma sequência didática. Sobre a análise qualitativa, foi verificada a aprendizagem dos alunos embasada no Indicadores de Alfabetização Científica (AC) dentre eles seriação de informações, levantamento de hipóteses, raciocínio lógico entre outros. Ao fim da pesquisa, pode-se constatar que a SEI além de ter sido bem aceita pelos alunos também contribuiu de forma significativa no processo ensino e aprendizagem. Além disso, a escola contará com um manual de como desenvolver e aplicar a SEI, na forma de E-book, que servirá de material pedagógico de apoio no ensino de Botânica, e como inspiração para outras áreas do conhecimento. |
Abstract: | Making the student the protagonist of his own knowledge is not yet unanimous in the educational model in Brazil, because what is still observed is the traditional model. However, the use of methodologies, such as a Teaching Sequence by Investigation (SEI) well contextualized with the student's reality, can reduce or minimize this paradigm. Therefore, an SEI was developed and applied in the teaching of Angiosperm morphology, in order to improve the teaching and learning process in the 2nd Grade B class of Regular High School of a public state school in the urban area in the municipality of Picos- IP The research had a qualitative and quantitative character. The SEI, with 05 hours of face-to-face classes, was divided into four synchronous and asynchronous moments to carry out its activities. The contents were taught in an interactive and contextualized way, arousing in the student the curiosity to investigate and learn. Regarding the quantitative analysis, it can be observed that a good percentage, that is, more than 60% of the students did not have much affinity with Botany, in addition to not having had classes based on a didactic sequence. Regarding the qualitative analysis, the students' learning based on the Scientific Literacy Indicators (AC) was verified, among them the serialization of information, hypotheses, logical reasoning, among others. At the end of the research, it can be seen that the SEI, in addition to being well accepted by the students, also contributed significantly to the teaching and learning process. In addition, the school will have a manual on how to develop and apply the SEI, in the form of an E-book, which will serve as pedagogical support material in the teaching of Botany, and as inspiration for other areas of knowledge. |
Palavras-chave: | Aluno Protagonista Ensino de Botânica Investigação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | FERREIRA, Tupinambá Coutinho. Uma visão diferente no ensino de morfologia de angiospermas por meio de uma sequência investigativa. 2022. 127 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/411 |
Data de defesa: | 18-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | Texto Completo | 2,35 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.