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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maximiano de Freitas-
dc.contributor.advisor1Araújo, Neuton Alves de-
dc.date.accessioned2024-07-03T18:56:30Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationSilva, Maximiano de Freitas. Os “trading card games” como estratégia pedagógica para a aprendizagem da matemática no ensino médio. 2018. 82f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/456-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo os trading card games como estratégia pedag ógica no ensino e aprendizagem da Matemática, procurando responder ao problema: como a gamificação, com destaque nos trading card games, enquanto estratégia pedagógica, possibilita a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio? Para tanto, temos como objetivo geral: analisar as possibilidades da gami cação, com destaque nos trading card games, como estratégia pedagógica para a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. E, como objetivos específicos: apresentar a gamificação em contexto didático-pedagógico de conceitos matemáticos; desenvolver situações-problema mediadas pelos trading card games, com destaque no Magic: The Gathering ; identificarsignificados atribuídos pelos alunos, acerca das possibilidades da gamificação como estratégia pedagógica na aprendizagem da Matemática. É uma pesquisa de campo, pois a produção de dados ocorreu diretamente no Instituto Federal do Piauí, Campus Angical, na cidade de Angical-PI. Participaram da pesquisa 21 alunos da turma da 2 a série do ensino médio/integrado ao curso de Administração do IFPI. A abordagem da pesquisa é qualitativa porque não nos prendemos a dados estatísticos, mas, sim aos significados atribuídos pelos alunos, no que tange às possibilidades da gamificação, com destaque nos trading card games, como estratégia pedagógica para a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. Para a produção de dados, empregamos os instrumentos: os questionários semiestruturados inicial e final,a observação participante e o diário de campo do pesquisador, que são anotações, registros das observações e dados produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa de campo. Sobre o procedimento para a análise de dados, adotamos a proposta dos blocos temáticos (ou eixos temáticos), a saber: 1)significados inicialmente manifestados pelos alunos acerca dos games e sua relação com os conceitos matemáticos; 2)o movimento de aprendizagem matemática mediado pelos trading card games; 3)significados atribuídos pelos alunos acerca das possibilidades da gamificação como estratégia pedagógica na aprendizagem da Matemática. Enfatizarmos que, com este estudo, foi possível percebermos a importância da intencionalidade do professor ao organizar e desenvolver suas aulas, sejam elas gamificadas ou não, como determinantes para a aprendizagem e desenvolvimento do conhecimento científico matemático dos alunos. Deram sustentação a este estudo alguns teóricos como Araújo (2015), Fardo (2013), Garcia (2015), dentre outros.por
dc.description.abstractThis research has as its object of study trading card games as a pedagogical strategy in the teaching and learning of Mathematics, seeking to answer the problem: how gamification, with emphasis on trading card games, as a pedagogical strategy, enables the learning of Mathematics in High School ? To this end, our general objective is to analyze the possibilities of gamication, with emphasis on trading card games, as a pedagogical strategy for learning Mathematics in High School. And, as specific objectives: present gamification in a didactic-pedagogical context of mathematical concepts; develop problem situations mediated by trading card games, with emphasis on Magic: The Gathering; identify meanings attributed by students, about the possibilities of gamification as a pedagogical strategy in learning Mathematics. It is a field research, as data production took place directly at the Federal Institute of Piauí, Campus Angical, in the city of Angical-PI. 21 students from the 2nd grade high school class/integrated into the IFPI Administration course participated in the research. The research approach is qualitative because we are not tied to statistical data, but rather to the meanings attributed by students, regarding the possibilities of gamification, with emphasis on trading card games, as a pedagogical strategy for learning Mathematics in High School. For data production, we used the following instruments: initial and final semi-structured questionnaires, participant observation and the researcher's field diary, which are notes, records of observations and data produced during the development of field research. About the procedure for data analysis, we adopted the proposal of thematic blocks (or axes themes), namely: 1) meanings initially expressed by students about games and their relationship with mathematical concepts; 2)the mathematical learning movement mediated by trading card games; 3) meanings attributed by students about the possibilities of gamification as a pedagogical strategy in learning Mathematics. We emphasize that, with this study, it was possible to perceive the importance of the teacher's intentionality when organizing and developing their classes, whether gamified or not, as determinants for the learning and development of students' mathematical scientific knowledge. Some theorists such as Araújo (2015), Fardo (2013), Garcia (2015), among others, supported this study.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-03T18:56:30Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3462120 bytes, checksum: 0a82e6291cee1b316c56fac7e20482b1 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 358279 bytes, checksum: 044c9b184db8707f7a14dc69b11af012 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-03T18:56:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3462120 bytes, checksum: 0a82e6291cee1b316c56fac7e20482b1 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 358279 bytes, checksum: 044c9b184db8707f7a14dc69b11af012 (MD5) Previous issue date: 2018-11-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectTrading Card Gamespor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleOs “trading card games” como estratégia pedagógica para a aprendizagem da matemática no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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