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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os jogos no Ensino Fundamental como possibilidade para a apropriação de conceitos matemáticos
Autor: Sousa, Poliana Monteiro de
Primeiro orientador: Araújo, Neuton Alves de
Resumo: Dada a natureza do problema, dos objetivos e do contexto, esta pesquisa é de campo e de natureza qualitativa, envolvendo duas turmas de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lysandro Tito de Oliveira em Teresina-PI e tem como problematização os jogos enquanto recursos que podem se apresentar como possibilidade de apropriação de conceitos matemáticos, com destaque em frações e equações do 1° grau. Com o objetivo geral de analisar as contribuições dos jogos como recurso didático potencializador no processo ensino e aprendizagem possibilitando a apropriação de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental, inseridos num ambiente de aprendizagem e problematizações mediadas pelo lúdico e pela professora-pesquisadora nesse cenário, toma como referencial teórico as contribuições dos PCN/Matemática (BRASIl, 1998) e de Smole, Diniz e Cândido (2000), Vigotski (2007, 2008), Kishimoto (2011) e Moura (2011), dentre outros teóricos, e se propõe a responder ao seguinte problema: Como os jogos podem se tornar um recurso didático de modo que possibilite a apropriação de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental, com destaque em frações e equações do 1ograu? Para tanto, tem como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos como recurso didático potencializador no processo ensino e aprendizagem possibilitando a apropriação de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: 1) verificar os conhecimentos prévios dos alunos a serem investigados acerca de conceitos matemáticos do Ensino Fundamental e de suas aplicações em situações do cotidiano; 2) propor e desenvolver atividades tendo os jogos como orientação didática numa perspectiva contextualizada e problematizada; 3) apresentar os conceitos matemáticos mediados pelos jogos numa perspectiva contextualizada e problematizada como possibilidade de apropriação desses conceitos por parte dos alunos; 4) analisar as contribuições dos jogos enquanto recurso didático no processo ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos . Para a produção de dados empíricos foram utilizados um questionário semiestruturado (com questões abertas e fechadas), a observação participante e uma avaliação diagnóstica escrita, durante as atividades propostas aos alunos envolvendo conceitos matemáticos, mediadas pelos jogos e pela professora-pesquisadora. A análise dos resultados desta pesquisa evidenciou que o ensino de matemática baseado apenas na exposição e resolução de problemas, não possibilita a apropriação de conceitos matemáticos. Há indicativos reveladores de que os alunos se sentiram mais motivados e produziram significados para os conceitos de frações e equações do 1° grau. A perspectiva metodológica com os jogos orientados também impactou na prática pedagógica da professora-pesquisadora, pois possibilitou reflexões acerca do ensino e da aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental e da necessidade da pesquisa no processo educativo.
Abstract: Given the nature of the problem, the objectives and the context, this research is field and qualitative in nature, involving two groups of students from the 8th year of Elementary School at Escola Municipal Lysandro Tito de Oliveira in Teresina-PI and problematizing the games as resources that can present themselves as a possibility of appropriating mathematical concepts, with emphasis on fractions and 1st degree equations. With the general objective of analyzing the contributions of games as a didactic resource that enhances the teaching and learning process, enabling the appropriation of mathematical concepts in Elementary Education, inserted in a learning environment and problematizations mediated by play and by the teacher-researcher in this scenario, it takes as a reference theoretical contributions from PCN/Mathematics (BRASIL, 1998) and Smole, Diniz and Cândido (2000), Vigotski (2007, 2008), Kishimoto (2011) and Moura (2011), among other theorists, and proposes to answer the following problem: How games can become a teaching resource in a way that allows the appropriation of mathematical concepts in Elementary School, with emphasis on fractions and equations 1st degree? To this end, its general objective is to analyze the contributions of games as a didactic resource that enhances the teaching and learning process, enabling the appropriation of mathematical concepts in Elementary Education.And, as specific objectives: 1) verify the prior knowledge of the students to be investigated about mathematical concepts from Elementary School and their applications in everyday situations; 2) propose and develop activities using games as didactic guidance from a contextualized and problematized perspective; 3) present the mathematical concepts mediated by games in a contextualized and problematized perspective as a possibility for students to appropriate these concepts; 4) analyze the contributions of games as a teaching resource in the teaching and learning process of mathematical concepts. To produce empirical data, a semi-structured questionnaire (with open and closed questions), participant observation and a written diagnostic assessment were used during the activities proposed to students involving mathematical concepts, mediated by games and by the teacher-researcher. The analysis of the results of this research showed that mathematics teaching based only on exposure and problem solving does not enable the appropriation of mathematical concepts. There are revealing indications that students felt more motivated and produced meanings for the concepts of fractions and 1st degree equations. The methodological perspective with guided games also impacted the teacher-researcher's pedagogical practice, as it enabled reflections on the teaching and learning of mathematics in Elementary School and the need for research in the educational process.
Palavras-chave: Jogos
Apropriação de Conceitos Matemáticos
Matemática
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Sousa, Poliana Monteiro de. Os jogos no Ensino Fundamental como possibilidade para a apropriação de conceitos matemáticos. 2018. 82 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/462
Data de defesa: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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